Desenvolvimento - C/C++
Bugs difíceis de achar
Saiu um artigo na Wired News sobre os piores bugs da história. Entre eles estão a explosão de um oleoduto soviético em plena guerra-fria (como se não bastasse chernobyl), o primeiro worm da Internet (que se aproveita de um buffer overflow da função gets) e o famoso erro de divisão em ponto flutuante do Pentium; um erro de cálculo de cerca de 0,006% que causou um prejuízo de 457 milhões de dólares para a Intel.
por Wanderley Caloni JrSaiu um artigo na Wired News sobre os piores bugs da história. Entre eles estão a explosão de um oleoduto soviético em plena guerra-fria (como se não bastasse chernobyl), o primeiro worm da Internet (que se aproveita de um buffer overflow da função gets) e o famoso erro de divisão em ponto flutuante do Pentium; um erro de cálculo de cerca de 0,006% que causou um prejuízo de 457 milhões de dólares para a Intel.
Mas o que achei mais legal, apesar de não estar na lista, estava relacionado com o Mariner 1, primeira espaçonave de um programa da NASA para pesquisar Marte, Vênus e Mercúrio em võos automatizados. Mariner 1 não chegou a sair de órbita, pois houve uma falha na antena de comunicação entre módulos e um bug no programa do computador de bordo.
Falava-se que o bug havia sido gerado ao trocar uma vírgula por um ponto em um loop escrito em FORTRAN. Apesar de não ter sido esse o causador da falha do computador da nave do projeto Mariner, ele existiu de fato em outro projeto da NASA, o Mercury. A linha fatal no caso era essa:
DO 17 I = 1. 10
É óbvio que a intenção do programador foi fazer um loop até o label 17 dez vezes, pois a instrução para isso é:
DO 17 I = 1, 10
Mas pela troca da vírgula pelo ponto, e como em FORTRAN os caracteres de espaço não são significativos, a linha com o bug não representa mais um loop, mas uma atribuição à uma variável chamada "DO17I":
DO17I = 1.10
Esse detalhe esdrúxulo de uma das linguagens mais famosas da época nos leva a crer que antigamente os programadores deveriam estar muito mais atentos durante a digitação de código do que os programadores de hoje em dia, com seus ambientes com verificação sintática embutida. Existe inclusive um texto humorístico de longa data comparando programadores de verdade e programadores de linguagens estruturadas como PASCAL recém-saídos da faculdade, carinhosamente citados no texto como "Quiche Eaters" (comedores de pastelão).
O tipo de erro de falta de atenção do programa da NASA lembra uma das mais duras críticas às linguagem C e C++: é fácil escrever um código errado do ponto de vista lógico mas sintaticamente correto (compilável). Alguns exemplos famosos:
// batata entre os iniciantes if( isActived && isTimeToLaunch ); doTheStuff(); // dizem que até Brian Kernighan criticava switch( value ) { case 10: evaluateSentence(); case 11: elevenException(); } // programado no notepad value = 12; /* agora somos obrigados a atualizar a variável rates rates = value * 8; /* nunca apague esta linha! */ // mais um "top beginner" if( newValue = 20 ) doSpecificStuff(); // infelizmente isso é muito comum int calcPayment() { if( testing == true ) return 1000; else if( newValue > 500 ) return 1500; } // o perigo dos brackets opcionais if( value == 12 ) //func(); doSpecificStuff();
Dessa coleção de problemas, o compilador nos brinda com dois warnings:
warning C4390: ";": empty controlled statement found; is this the intent? warning C4715: "calcPayment": not all control paths return a value
Em nível 4 (o padrão de um projeto é 3) há um warning adicional:
warning C4706: assignment within conditional expression
Agora imagine o número de horas noturnas em frente ao micro que você não poderia ter economizado em sua vida se aumentasse o nível de warning e lêsse-os de vez em quando? =)
Mais um Bug
Colaborando com a lista de bugs difíceis de achar do artigo ai vai código/piadinha:
/** * The Hitch Hiker"s Guide to the Galaxy * The Answer to Life, the Universe, and Everything */ #include <iostream> #define SIX 1 + 5 #define NINE 8 + 1 using namespace std; int main(void) { cout << "The Answer to Life, " "the Universe, " "and Everything is " << SIX * NINE << endl; return EXIT_SUCCESS; }
Esse não é pego pelos alertas dos compiladores (pelo menos não pelos que eu uso)... É um bom motivo para usar const no lugar de define em alguns casos, ou no mínimo cercar o define por parênteses "(" e ")"
Outro bug muito comum entre iniciantes é o de templates aninhados, apesar de que compiladores mais novos lidam melhor com o bug e trazem mensagens de erro mais claras:
list<list<int>> // inválido no caso, é assumido o operador de stream ">>" list<list<int> > // válido
Artigo original: Caloni.com.br