Infra - Sharepoint

SharePoint 2010 Administration: Parte 1

Este artigo trás as novidades na administração do SharePoint 2010.

por Backer Rosa



Não foram poucas as novidades na parte de implementação e administração do SharePoint 2010. Assim como tivemos uma revolução com o MOSS2007 em relação do SPS2003, novamente temos diversos novos conceitos e conceitos abandonados. Novamente o formato de tópicos comentados me parece uma boa abordagem para tentar explicar o que está acontecendo neste sentido:

Fim do Shared Services Provider

O conceito de Shared Services Provider nasceu junto com o MOSS 2007 e morre junto com ele. Um conjunto de serviços que poderiam ter diversas instancias para um Farm se mostrou eficiente por um tempo mas apresentava algumas deficiecias que foram sanadas com a seu novo formato. No SharePoint 2010 temos toda sua arquitetura orientada a serviços de forma isolada, acessando Databases isoladas e que agora podem ter implementados alguns requisitos importantes como tolerança a falha, por exemplo. Para resumir, o SSP se desmembrou e pode ser utilizado em farms remotos. Torna a atividade de projetar ambientes SharePoint em larga escala uma atividade mais complexa mas muito mais flexivel . As vantagens são evidentes.

Disponibilidade para SQL Server 2005

Outra boa noticia é que o Beta já será compativel com SQL Server 2005 SP2+ 64 bits. Isto facilita muito a migração entre plataforma e aumenta a compatibiliade. O requisito de arquitetura 64 bits, no entanto, continua.

Instalação de pré-requisitos

Não é mais uma tarefa tão trabalhosa instalar o SharePoint 2010. Pelo menos não em relação aos seus pré-requisitos de software. A instalação do SharePoint agora tras junto todos os seus pré-requisitos de software. .net Framework, IIS, etc. Todos os SharePointers que instalam o MOSS 2007 com frequencia estão agradecendo esta gentileza :)

Segurança entre servidores incrementada com Passphrase

Com o MOSS 2007, para adicionar um servidor ao Farm e estabelecer a comunicação entre eles, bastava ter o usuário de serviço adequado e com permissão adequada (SharePoint credentials). Para reforçar a segurança da comunicação entre as maquinas que compoem o farm, o SharePoint 2010 adiciona a Passphrase, uma palavra-chave criptografada com alta segurança. O problema é: de nada adianta incrementar a segurança com mais uma senha se os administradores não utilizarem senhas fortes e armazenadas de forma correta.

Farm Configuration Wizard

A fim de facilitar a tarefa de configuração do Farm, o SharePoint 2010 agora conta um mais um wizard: Farm Configuration Wizard. Ele inicia serviços, cria bancos de dados de serviços automaticamente, associa serviços a servidores, etc. Bom para newbes :)

Gerenciamento facilitado de contas de serviço

Quem já não perdeu uma senha de um usuário importante de serviço? Ou então precisou trocar a senha por conta de uma GPO ou porque a senha foi divulgada indevidamente? Alterar as senhas de usuários de serviço do SharePoint não era tarefa das mais fáceis e os arquigos da Microsoft em relação a isto costumam arrepiar na primeira olhada (http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc263445.aspx). O SharePoint 2010 conta com uma central de gerenciamento de usuários de serviço que torna esta tarefa muito mais tranquila. Todos os usuários, os serviços associados e um campo para preencher a nova senha. Ótimo!!

Fail Over Server

Todos os serviços e Web Aplications, bem como o SharePoint_Config database possuem agora uma configuração extra: Fail Over Server. Aqui é possivel indicar um servidor de banco de dados alternativo para onde o SharePoint vai apontar suas requisições em caso de falha do servidor principal. Esta configuração é feita individualmente para cada serviço ou web aplication e, se não substitue o Cluster SQL Fail Over, pelo menos lança uma alternativas para implementações onde não temos um cluster a disposição.
Backer Rosa

Backer Rosa