Desenvolvimento - C/C++
Interação entre controles no Cpp Builder - parte 2
Como segunda lição, vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.
por Wanderley Caloni JrComo segunda lição de nossa jornada Borland (atualmente Embarcadero - nota do editor), vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.
Para essa proeza precisaremos de:
- dois TButton"s;
- um TEdit;
- um TListBox.
Bom, sabemos já como colocar esses caras no form principal. Apenas espalhe-os de maneira que eles não fiquem uns em cima dos outros (essa técnica de espalhamento chama-se design).
Agora no evento default do Button1 (duplo-clique nele) colocaremos o seguinte código:
void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender) { if(!Edit1->Text.IsEmpty() ) { ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0); Edit1->Text = ""; } }
Percebeu? Não? Então rode e note o que acontece quando você aperta o botão.
Agora iremos fazer algo mais interessante ainda com o segundo botão. Coloque no evento default o seguinte código:
void __fastcall TForm1::Button2Click(TObject *Sender) { ListBox1->DeleteSelected(); }
Mais simples, impossível. E com um pouco de imaginação, o mais besta dos aplicativos pode se tornar uma utilidade do dia a dia. Até sua mãe vai adorar.
Artigo original retirado de "Interação entre controles no Cpp Builder", por Wanderley Caloni.