Infra - Windows Server

DNS – 10 linhas de comando (cmdlets)

Neste artigo, descrevo 10 linhas de comandos para instalar e configurar o Micrsoft Windows Server 2008 (versão Server Core), como um servidor DNS.

por Marcelo Braga Silva



Introdução

A Microsoft lançou uma versão mais “enxuta” e segura do Windows Server 2008, chamada “Server Core”. Trata-se de uma versão voltada à realização de algumas funções (papéis) específicas, com quase nenhuma Interface Gráfica (GUI). Desta forma, faz-se necessário a utilização de linhas de comando (CLI) para seu gerenciamento e manutenção local. Mas existem ferramentas gráficas e que podem ser utilizadas remotamente, como é o caso da console MMC (Microsoft Management console).

Dentre os papéis que o “Server Core” pode desenvolver estão:

1. AD DS (Serviço de Diretório)

2. AD LDS (Serviço de Diretório com LDAP)

3. IIS Server (Servidor Web)

4. File & Print Services (Servidor de Arquivos e Impressão)

5. Hyper-V (Virtualização de Servidores)

6. DHCP Server e

7. DNS Server

Sendo assim, nesse pequeno artigo você aprenderá 10 comandos básicos para o gerenciamento do serviço DNS a partir de seu Windows Server 2008 “Server Core”.

Execução de comandos

Na lista abaixo, são utilizados os comandos "dnscmd" e "ocsetup", e que são fundamentais para a administração e manutenção da infra-estrutura DNS do Windows Server 2008.

Para os exemplos, utilizaremos a seguinte convenção de nomes:

  • Onde se encontra NomeDaZona, poderíamos usar por exemplo: meudomínio.com.br
  • Onde se encontra NomeDoHost, poderíamos usar: server1.meudomínio.com.br (FQDN)

Então vamos às Linhas de Comando:

1. Instalando o DNS - servermanagercmd -install dns

2. Instalando o DNS num Core role - ocsetup DNS-Server-Core-Role

3. Adicionando uma zona primária - dnscmd /zoneadd NomeDaZona /primary

4. Adicionando uma zona secundária - dnscmd /zoneadd NomeDaZona /secondary

5. Exibindo todas as zonas de um servidor - dnscmd /enumzones

6. Adicionando um host - dnscmd /recordadd NomeDaZona NomeDoHost A EnderecoIP

7. Adicionando um Registro NS - dnscmd /recordadd NomeDaZona @ NS NomeDoHost

8. Adicionando um registro PTR - dnscmd /recordadd NomeDaZona UltimoOctetoDoIP PTR NomeDoHost (Exemplo: dnscmd /recordadd 0.0.10.in-addr.arpa 10 A server10.meudominio.com.br)

9. Parando/Iniciando o serviço DNS - net stop dns, net start dns, ou sc stop dns, sc start dns

10. Modificando um registro SOA de uma zona - dnscmd /recordadd NomeDaZona @ SOA NomeDNSPrimario Responsavel Serial IntervaloDeAtualizacao TentativaAtualizacao Validade TTLpadrao

Exemplo: dnscmd /recordadd meudominio.com.br @ SOA server1.meudominio.com.br administrador.meudominio.com 02 1800 60 2592000 7200

Conclusão

Esses são alguns dentre os vários comandos que podemos utilizar para instalar e administrar os servidores DNS no Windows Server 2008. Ainda teríamos comandos para adicionar os servidores de e-mail (registros MX), com as devidas prioridades (5, 10 etc); ou ainda para delegar um novo domínio filho e por aí vai.

Um forte abraço e até próximo artigo.

Marcelo Braga Silva

Marcelo Braga Silva - Marcelo Braga Silva é profissional de TI há 16 anos, atualmente trabalhando como Sr. Systems Administratgor nos Estados Unidos em uma multinacional. Trabalha com virtualização de servidores e Aplicações (VMware ESX/vSphere e Citrix XenApp) e presta suporte de 2º/3º níveis a centenas de servidores Windows. É certificado como VCP, MCITP, ITILv3, MCSA, MCTS e MCT. Blog: http://vmarcelo.wordpress.com