Infra - OCS / LCS

Configurado o certificado para ser utilizado pelo componente Address Book do OCS 2007

Neste tutorial vamos mostrar como gerenciar o componente Address Book no OCS 2007, por padrão logo após de configurado o primeiro servidor já podemos perceber que a Address Book não funciona out-of-the-box, vamos ver o porque e como configuramos ela da forma correta neste tutorial.

por Anderson Patricio



Overview

Neste tutorial vamos mostrar como gerenciar o componente Address Book no OCS 2007, por padrão logo após de configurado o primeiro servidor já podemos perceber que a Address Book não funciona out-of-the-box, vamos ver o porque e como configuramos ela da forma correta neste tutorial.

Solução

Após a instalação do OCS 2007 e configuração de certificados vamos perceber um erro no primeiro OCS Communicator, o erro mostra que a não foi possível a sincronização da lista de endereços (Address Book), como mostrado na figura abaixo:

A configuração da AB (Address Book) consiste em um diretório físico no servidor OCS e duas URLs que são utilizadas pelos clientes OCS internamente e externamente. Lembrando que as externas tem que ser publicadas por um servidor Web Proxy, o exemplo mais comum é o ISA Server. Isto significa que configuramos a URL que está publicada no ISA Server na parte de configuração externa e no ISA Server (ou outro firewall que vc tenha) deve se publicar tal URL para accessar o conteúdo deste servidor interno.

Para resolver o erro acima podemos validar os seguintes pontos:

  1. Verificar a URL interna utilizada pelos OCS clients
  2. Certificar que o certificado atribuido ao OCS Server contém o nome da URL interna, (por exemplo: tendo o valor https://srv-ocs.apatricio.local/abs/Int/Handler, precisa obrigatoriamente ter um certificado ou uma entrada alternativa (SAN - Subject Alternative Name) para srv-ocs.apatricio.local). Se não tiver tal entrada refaça o pedido do certificado para fazer o correto funcionamento da AB (Address Book)
  3. Se o certificado está correto devemos configurado no Default Web Site que não é feito durante a instalação do produto (visto que o pedido de certificados é feito após a instalação do produto)

Okay, agora que já temos a sequência a ser seguida, precisamos primeiro descobrir qual é o caminho interno e se o certificado está correto, para acharmos o caminho interno da AB, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Office Communications Server 2007
  2. Expandir Forest - <domain>
  3. Expandir Enterprise pools ou Standard Edition Servers
  4. Clicar no pool (em nosso exemplo srv-ocs)
  5. No frame da direita clicar em Address Book Server Settings
  6. Agora podemos verificar onde os clientes estão buscando a informação e também podemos validar o certificado

Validando o certificado...

O certificado pode ser validado de varias formas, pode ser feito via mmc e adicionar o componente Certificates e então escolher Computador Local. Uma segunda forma é clicar no servidor propriamente dito com o botão direito e clicar em Properties e em Front-End Properties, clicar na guia Certificates, vamos ver o certificado aplicado ao servidor, podemos clicar em Select Certificates e na nova janela que se abrir, selecionar o mesmo certificado aplicado e clique em View Certificate.

Feito isso devemos clicar na aba Details e clicar em Subject (caso seja um único certificado) ou ainda em Subject Alternativa Name (como mostrado na figura abaixo) e verificar se o nome utilizado pela AB se encontra no certificado, se tiver no mesmo estamos aptos para o próximo passo.

Configurando o certificado do OCS no Default Web Site

Bom agora que já sabemos que o certificado está instalado e em uso pelos outros componentes do OCS, precisamos aplicar o mesmo certificado ao IIS (Default web site) que é onde fica o diretório virtual ABS que é utilizado pelo AB (Address Book). Para aplicar o certificado ao Default Web Site, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o IIS Manager no servidor onde está o servidor OCS (em nosso caso standard edition)
  2. Expandir Web Sites
  3. Botão direito em Default Web Site e clicar em Properties
  4. Clicar na aba Directory Security
  5. Clicar em Server Certificate
  6. Na primeira tela do assistente clique em Next
  7. Server Certificate. Clique em Assign an existing certificate

  1. Available Certificates. Na lista de certificados escolha o mesmo que já está sendo utilizado pelo OCS ou algum outro que tenha o nome DNS utilizado pelos clientes OCS internamente e clique em Next

  2. SSL Port. Deixa a porta 443 padrão e clique em Next

  3. Certificate Summary. Tela final com o certificado que será aplicado ao Default Web Site, apenas clique em Next

  1. Tela final do assistente clique em Finish

Testando o Cliente OCS após a aplicação do certificado

Se o problema for só a aplicação do certificado e a URL interna estiver correta, podemos fechar e abrir o communicator e já poderemos ver que o Communicator já não possui o erro associado ao AB.

Forçando a sincronização da Address Book

Em alguns casos a configuração está correta mas a sincronização não ocorreu ainda, para este caso podemos forçar a sincronização da Address Book, este processo populará o diretório local da AB e consequentemente o diretório virtual possuirá arquivos que os clientes poderão baixar e procurar contatos no OCS Communicator.

Para atualizarmos podemos utilizar o seguinte comando no caminho mostrado na figura abaixo:

abserver.exe -syncnow

Conclusão

Neste tutorial mostramos como configurar um certificado no default web site o qual permite o OCS Communicator utilizar a Address Book de forma correta.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/