Gerência - Arquitetura
Metodologia SOA: qual a necessidade?
A adoção de SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) em uma organização gera um movimento corporativo, que envolve áreas técnicas e áreas de negócio.
por Socorro CavalcanteA adoção de SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) em uma organização gera um movimento corporativo, que envolve áreas técnicas e áreas de negócio. O objetivo desse movimento é criar a sinergia necessária para a execução dos projetos menores que darão corpo a toda a empreitada SOA. Para iniciar, um roadmap (planejamento) de adoção deve ser definido, estruturando todos os projetos que serão desenvolvidos.
O roadmap de adoção deve, idealmente, ser construído a partir de um assessment (avaliação de competências) inicial da organização. O objetivo é avaliar o ambiente e identificar os pontos fracos e pontos fortes, relacionando-os aos pré-requisitos de SOA, a fim de definir os graus dos avanços necessários até uma arquitetura orientada a serviços.
Com base nos resultados do assessment é possível estruturar um plano de ação através do roadmap, que, quando realizado, irá desencadear uma série de frentes de trabalho (ou projetos) na organização, como por exemplo: Estruturação dos Processos de Negócio, Arquitetura de Referência, Governança, Metodologia, entre outros.
No que se refere à metodologia, os projetos estão relacionados à definição ou adaptação de uma metodologia que oriente a construção de soluções SOA. Construída através de definições e especificação de papéis, tarefas e produtos de trabalho, a metodologia irá garantir produtos de trabalho padronizados e estratégicos.
Hoje existem inúmeras metodologias fáceis de adaptar, fáceis de entender, porém, poucos, muito poucos, têm ou usam uma. O pensamento que existe na maior parte das organizações é imensamente perturbador: "metodologia nos atrasa", "metodologia nos engessa", "metodologia não ajuda". Se este for o cenário encontrado, o diagnóstico provavelmente se encaixará numa das seguintes respostas: "metodologia não difundida", "metodologia não justificada", "metodologia engessada"!
A metodologia é a base do trabalho executado na organização. Se os processos são mapeados, simulados e divulgados, é essencial que todos façam da mesma forma. Neste caso é necessário que exista metodologia. Se os requisitos são testados, todos que testam devem saber o que e como testar, então é necessário uma metodologia. E se em abordagens tradicionais de desenvolvimento, em que pessoas executam projetos isolados e sem foco no reuso, uma metodologia é importante. Assim, na adoção de SOA uma metodologia adequada é fundamental.
Uma metodologia SOA tem o objetivo de padronizar as tarefas a serem executadas ao longo de toda a cadeia produtiva da empresa, desde a concepção dos serviços até o teste e publicação. É necessário garantir a uniformidade e o embasamento para uma série de novas tarefas: identificação do serviço, avaliação do potencial de reuso, identificação de reuso, classificação e mapeamento das dependências dos serviços, entre outras.
Todas as tarefas e controles de uma metodologia SOA visam proporcionar o maior benefício que ela proporciona: evitar a reinvenção da roda. Na maior parte das organizações, todas estas tarefas são executadas por pessoas e áreas distintas, o que torna ainda mais evidente a necessidade de uma metodologia adequada.
O roadmap de adoção deve, idealmente, ser construído a partir de um assessment (avaliação de competências) inicial da organização. O objetivo é avaliar o ambiente e identificar os pontos fracos e pontos fortes, relacionando-os aos pré-requisitos de SOA, a fim de definir os graus dos avanços necessários até uma arquitetura orientada a serviços.
Com base nos resultados do assessment é possível estruturar um plano de ação através do roadmap, que, quando realizado, irá desencadear uma série de frentes de trabalho (ou projetos) na organização, como por exemplo: Estruturação dos Processos de Negócio, Arquitetura de Referência, Governança, Metodologia, entre outros.
No que se refere à metodologia, os projetos estão relacionados à definição ou adaptação de uma metodologia que oriente a construção de soluções SOA. Construída através de definições e especificação de papéis, tarefas e produtos de trabalho, a metodologia irá garantir produtos de trabalho padronizados e estratégicos.
Hoje existem inúmeras metodologias fáceis de adaptar, fáceis de entender, porém, poucos, muito poucos, têm ou usam uma. O pensamento que existe na maior parte das organizações é imensamente perturbador: "metodologia nos atrasa", "metodologia nos engessa", "metodologia não ajuda". Se este for o cenário encontrado, o diagnóstico provavelmente se encaixará numa das seguintes respostas: "metodologia não difundida", "metodologia não justificada", "metodologia engessada"!
A metodologia é a base do trabalho executado na organização. Se os processos são mapeados, simulados e divulgados, é essencial que todos façam da mesma forma. Neste caso é necessário que exista metodologia. Se os requisitos são testados, todos que testam devem saber o que e como testar, então é necessário uma metodologia. E se em abordagens tradicionais de desenvolvimento, em que pessoas executam projetos isolados e sem foco no reuso, uma metodologia é importante. Assim, na adoção de SOA uma metodologia adequada é fundamental.
Uma metodologia SOA tem o objetivo de padronizar as tarefas a serem executadas ao longo de toda a cadeia produtiva da empresa, desde a concepção dos serviços até o teste e publicação. É necessário garantir a uniformidade e o embasamento para uma série de novas tarefas: identificação do serviço, avaliação do potencial de reuso, identificação de reuso, classificação e mapeamento das dependências dos serviços, entre outras.
Todas as tarefas e controles de uma metodologia SOA visam proporcionar o maior benefício que ela proporciona: evitar a reinvenção da roda. Na maior parte das organizações, todas estas tarefas são executadas por pessoas e áreas distintas, o que torna ainda mais evidente a necessidade de uma metodologia adequada.
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