Infra - OCS / LCS
Como Gerar Relatórios de Archiving de Forma Amigável
Veja como gerar relatórios de arquivamento do OCS R2 de forma amigável e prática.
por Bruno EstroziTodos já devem ter se perguntado porque diabos a Microsoft ainda não fez uma console para extrair as informações de arquivamento do OCS Archiving Server.
Bom o fato é que esta ferramenta nativamente não existe, então a solução é utilizar uma ferramenta de terceiros com o IM Manager (excelente), utilizar queries SQL no próprio SQL (horrível) ou utilizar um script que fica no meio terno. Não é o ideal mas é gratuito e muito útil para pesquisas básicas.
Uma versão já havia sido publicada pelo time do produto em Janeiro/08, porem para o OCS R2 existia um bug que a primeira mensagem trocada do dia não era trazida, isso porque houve uma modificação no esquema da base de dados do servidor de Archiving e CDR.
Bom vamos ao que interessa! Para utilizar o script é necessário que alguns pré-requisitos estejam instalados, o script pode ser executado em uma estação ou até mesmo no próprio servidor.
Onde:
SQL_Server: É o nome do seu SQL Server;
Instância: É o nome da instância (se for o caso) que a base de dados está armazenada;
user1: Especifica de qual usuário a informação será trazida
user2: Opcional, se especificado será mostrado apenas as conversas entre o user1 e user 2
As informações serão mostradas desta forma:
Se você também está interessado em extrair informações de CDR, tais como quantidade de ligações realizadas, quem ligou para quem, quanto tempo ficou em cada ligação etc. de uma olha neste post.
Bom o fato é que esta ferramenta nativamente não existe, então a solução é utilizar uma ferramenta de terceiros com o IM Manager (excelente), utilizar queries SQL no próprio SQL (horrível) ou utilizar um script que fica no meio terno. Não é o ideal mas é gratuito e muito útil para pesquisas básicas.
Uma versão já havia sido publicada pelo time do produto em Janeiro/08, porem para o OCS R2 existia um bug que a primeira mensagem trocada do dia não era trazida, isso porque houve uma modificação no esquema da base de dados do servidor de Archiving e CDR.
Bom vamos ao que interessa! Para utilizar o script é necessário que alguns pré-requisitos estejam instalados, o script pode ser executado em uma estação ou até mesmo no próprio servidor.
- Instale o PowerShell v1
- Instale o NET 2.0 Framework
- Instale o MSXML 4.0 Service Pack 2 (Microsoft XML Core Services)
- Faça o download do script powershell clicando aqui. A diferença entre este script e o original da página do time de produto é que este já está customizado para trazer os logs com o horário correto (GMT -3).
- Extraia todo o conteúdo do zip em uma pasta
- Abra o Powershell, nave até a pasta onde os arquivos foram extraídos e execute o comando: get-ArchivingData.ps1 <SQL_Server\Instância> user1@domain.com.br user2@domain.com.br
Onde:
SQL_Server: É o nome do seu SQL Server;
Instância: É o nome da instância (se for o caso) que a base de dados está armazenada;
user1: Especifica de qual usuário a informação será trazida
user2: Opcional, se especificado será mostrado apenas as conversas entre o user1 e user 2
As informações serão mostradas desta forma:
Se você também está interessado em extrair informações de CDR, tais como quantidade de ligações realizadas, quem ligou para quem, quanto tempo ficou em cada ligação etc. de uma olha neste post.
- Utilizando o OCS Contact Manager para gerenciar listas de contatosOCS / LCS
- Gerenciando funcionalidades em múltiplos usuários no OCS 2007OCS / LCS
- OCS 2007 Edge Server - Iniciando os Edge Server servicesOCS / LCS
- OCS 2007 Edge Server - Configurando os certificadosOCS / LCS
- OCS 2007 Edge Server - Configurando o Edge ServerOCS / LCS