Infra - Exchange Server
Database Availability Groups: Gerenciando DAGs
Neste tutorial vamos estar mostrando a criação de um novo DAG e também gerenciamento de membros deste novo grupo.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2010 inovou e muito no sentido de alta disponibilidade, o produto evoluiu do 2003 que só possuia a solução de Cluster para o Exchange Server 2007, onde temos o LCR, CCR, SCC e SCR e agora nesta nova versão o número de siglas foi diminuído mas as funcionalidades e flexibilidade aumentaram. Agora possuímos o DAG (Database Availability Groups) que nos permitem replicar databases entre servidores, o DAG pode ser considerado um mixto do CCR (Cluster Continuous Replication) com o SCR (Standby Continuous Replication). Neste tutorial vamos estar mostrando a criação de um novo DAG e também gerenciamento de membros deste novo grupo.
Solução
Umas das funções do Exchange Server 2007 mais modifiadas nesta nova versão foi a Mailbox Server role, vamos estar falando em um tutorial sobre as mudanças nesta regra, mas para o que precisamos saber para este tutorial é que agora o gerenciamento de Cluster vai ser feito através do Exchange Management Console, através da utilização de DAGs. Neste tutorial vamos mostrar como criamos e gerenciamos esta nova funcionalidade.
Criando um novo DAG
- Abra o Exchange Management Console
- Expanda Microsoft Exchange On-Premises
- Expanda Organization Configuration
- Clique em Mailbox
- Clique na guia Database Availability Group
- Botão direito ou ainda na Toolbox Actions, clique em New Database Availability Group...
- New Database Availability Group. Defina o nome do novo DAG (nosso exemplo será DAG-Toronto) e também o caminho UNC e físico onde ele será criado, podemos estar configurando também a criptografia e compressão de rede. Por agora vamos deixar as configurações padrão e clicar em Next.
- Completion. Tela final do assistente mostrando que o DAG foi criado com sucesso, podemos clicar em Finish.
As telinhas de criação do DAG realmente são bonitinhas, mas o que realmente é legal é que todo este processo que acabamos de fazer foi a criação de um cluster :), isto mesmo, agora nesta nova versão todo o DAG irá criar automaticamente os recursos de cluster na máquinas, quando passamos a configuração de UNC e Share estavamos configurando o Quorum do mesmo. Na figura abaixo podemos notar as configurações feitas através do Exchange Management Console no Failover Manager do sistema operacional:
Observações Importantes:
- O Share e o caminho UNC não vai aparecer no servidor desejado na hora, após a adição dos servidores ao DAG poderemos vê-los
- Procure sempre usar um Hub Transport, pelo motivo que o administrador de Exchange em alguns casos não é o administrador do domínio e em teoria em servidores exchange ele tem permissão de logar, acertar diretório e tudo mais. Com isto simplificamos o processo e evitamos erros de não acesso ao diretório do Quorum quando necessário.
- Não mexa no Failover Cluster Management, Exchange vai fazer estas alterações para você de uma forma transparente
- O server utilizado identificado no DAG não pode pertencer a proteção das Databases
Adicionando membros ao DAG..
A criação de DAG pode ser feito via Exchange Management Console or Exchange Management Shell. Infelizmente na versão beta 1 precisamos fazer via Exchange Management Shell, mas o comando é relativamente simples. Precisamos rodar a seguinte sintaxe para adicionar um membro a um DAG existente:
Add-DatabaseAvailabilityGroupServer -Identity <Nome do DAG> -MailboxServer <Servidor a ser adicionado ao DAG>
No exemplo abaixo, vamos adicionar dois servidores (ap-mbx01 e ap-mbx02) ao nosso DAG (DAG-Toronto).
Após a criação podemos abrir o caminho UNC do servidor e vamos verificar que o share definido na criação do DAG já está criado.
Recomendações:
-
Você pode ter que precisar instalar o Failover Cluster Management antes de adicionar o servidor ao DAG, neste caso rode o ServerManagerCMD -i RSAT-clustering
Propriedades do DAG...
Todas configurações que fizemos durante a criação podem ser visualizadas e alteradas através da propriedade do DAG, no DAG em questão se chama DAG-Toronto e pedindo propriedades do mesmo podemos estar alterando as configurações do Quorum (File share witness) e também criptografia e compressão deste DAG.
Temos também a guia Operational Servers que nos mostra todos os servidores ativos deste DAG.
Visualizando o DAG..
Depois de configurado e com os membros adicionados, podemos voltar para o Database Availability Group e vamos ter o nosso DAG, servidores que pertencem ao conjunto e também informações sobre o share de rede onde ele está armazenado.
Conclusão
Com este tutorial mostrados como criar um DAG e gerenciar os membros do mesmo.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS