Infra - Exchange Server

Usando o Exchange Control Panel: Gerenciando Grupos

Com este tutorial mostramos como gerenciar grupos utilizando a interface web do Exchange 2010.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

O Exchange 2010 possui uma nova funcionalidade chamada ECP (Exchange Control Panel) que permite gerenciar o gerenciamento de determinados componentes através de uma interface web. Neste tutorial vamos mostrar como gerenciar grupos de distribuição usando este recurso.

Solução

Para gerenciarmos o Exchange 2010 através da interface web, podemos abrir um navegar e digitar https://<CAS-Server>/ECP e digitar a autenticação, neste exemplo estamos utilizando o IP por isto o erro de certificado. Na página que se abre, tenha certeza que está marcado para My Organization como mostrado na figura baixo, e vamos clicar em Groups e teremos uma listagem de todos os distribution groups existentes da organização Exchange, podemos fazer procura, exclusões e atualização através da interface web.

Criando um novo Grupo...

Vamos clicar em New... e vamos colocar um Display Name para o grupo, um alias e uma descrição. Podemos também definir o dono (Ownership) deste grupo ou ainda os membros (Membership), como mostrado na figura anterior.

Quando clicamos em Add vamos ter uma visualização da Global Address List e podemos ir clicando em um ou mais usuários.

No Exchange 2010 os grupos tem uma capacidade adicional que permite aprovação de grupos, ou seja, em determinados casos um usuário pode pedir para ser adicionado a um grupo, todas estas configurações podem ser vistos na seção Membership Approval, como mostrado abaixo.

Alterando um grupo existente...

Selecionando o grupo desejado podemos clicar em Details..., e vamos ter várias seções (General, Owership, Membership, Membership Approval, Delivery Management, Message Approval e E-mail options).

Vamos expandir a seção do Message Approval e nesta área podemos configurar um determinado workflow para mensagens enviadas para este grupo. Podemos configurar um moderador para as mensagens para este grupo, em nosso exemplo o usuário Anderson.Patricio e também usuário que podem mandar diretamente (em nosso exemplo Rodrigo.Rodrigues) e também notificação quando uma mensagem não é aprovada.

Excluindo um grupo de distribuição...

Para excluirmos uma lista de distribuição, basta selecionar o grupo desejado na guia Groups, e clicar no botão de exclusão e uma caixa de diálogo perguntando para confirmar a exclusão. Vamos clicar em Yes para confirmar a exclusão.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar grupos utilizando a interface web do Exchange 2010.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/