Infra - Exchange Server
Criando OWA Mailbox Policies no Exchange 2010
Com este tutorial mostramos uma nova funcionalidade que permite criar políticas para a utilização do OWA e associar tais políticas aos usuários.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange 2010 possui uma nova funcionalidade para criação de policies para o OWA e tais policies podem ser aplicadas em nível de usuário em precisarmos configurar o diretório Virtual OWA no Client Access Server. Com isto facilita muito a vida do administrador para criar diferentes perfis de Outlook Web Access para diferentes necessidades dentro da empresa.
Solução
Todos os usuários por padrão não tem uma política definida e a organização Exchange por sua vez tem uma política chamada Default que possui todas funcionalidades habilitadas. Neste tutorial vamos criar uma nova política restringing o uso de Contacts e Calendar no OWA e vamos aplicar em um usuário específico, como segue:
- Abra o Exchange Management Console
- Expanda Microsoft Exchange On-Premises
- Expanda Organization Configuration
- Clique em Client Access
- Na toolbox Actions, clique em New Outlook Web Access Mailbox Policy..
- Defina um nome para a nova política e também os items que você deseja desabilitar/habilitar para esta nova política, e clique em New
- Para esta nova funcionalidade temos novos cmdlets como podemos ver no final do assistente, ambos foram execuados com sucesso e nossa nova política foi criada. Clique em Finish.
Depois da política criada, podemos editar a mesma e teremos mais duas guias que não podemos alterar durante a criação da política, que são as configurações para perfil Público e Privado do OWA, podemos configurar Enable direct file access, Enable WebReady Document Viewing, e acesso a File Servers e/ou Sharepoints naquele específica política. As guias que acabamos de falar podem ser vistas quando editamos a política que acabamos de criar, como mostrado abaixo:
Configuração em nível de organização do Exchange foram concluídas, agora precisamos definir um grupo de usuários para usar a nova política, em nosso tutorial vamos configurar o usuário chamado EX01 para utilizar esta nova política e vamos testar as novas configurações.
Vamos pedir propriedades de um usuário existente, e vamos clicar na guia Mailbox Features, e selecionar Outlook Web Access e vamos clicar em Properties.
Vamos marcar a opção Outlook Web Access mailbox policy e vamos clicar em Browse... e selecionar a política que criamos e clicar em OK duas vezes.
Agora que o usuário já foi definido com a nova política, podemos partir para a fase de testes.
Testando a nova política...
Vamos logar como usuário EX01, e podemos perceber que as pastas de Contacts e Calendar não estão disponíveis.
Conclusão
Com este tutorial mostramos uma nova funcionalidade que permite criar políticas para a utilização do OWA e associar tais políticas aos usuários.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
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