Infra - System Center e Gerenciamento
SCCM 2007 – Entendendo Site System
O SCCM é uma evolução do SMS. Esse artigo é apenas a 3ª parte de uma serie de artigos e contém uma introdução sobre Site System.
por Raphael PerezOverview
O SCCM é uma evolução do SMS. Esse artigo é apenas a 3ª parte de uma serie de artigos e contém uma introdução sobre Site System.
Site Server
O papel de Site Server pertence a um servidor com SCCM 2007 instalado. Ele é um elemento necessário e deve existir apenas um por site.
Site database Server
O papel de Site database Server pertence a um computador executando SQL Server com o banco de dados do SCCM 2007. Ele pode utilizar as versões Standard ou Enterprise. A versão Express não é suportada. Desnecessário em sites secundários sendo essencial em todo site primário.
Console
Instala-se automaticamente quando é instalado um site primário. O administrador pode instalar o console em outros servidores ou Workstations.
SMS Provider
O Console não acessa o banco de dados diretamente, mas sim através do Windows Management Instrumentation (WMI). O SMS Provider é um WMI Provider para o SCCM 2007, sendo requerido para sites primários. Quando se instala um site primário, deve-se selecionar o computador que vai hospedar o SMS Provider, que normalmente é o site Server ou o site database Server.
Component Server
É qualquer computador que possui um papel de SCCM 2007 e requer a instalação de algum serviço do SCCM 2007. O único papel que não requer essa instalação é o distribuition point.
Distribution point
Servidor que armazena os pacotes de softwares para instalação nos clientes, ele é requerido para os seguintes papéis: distribuição de softwares, software update e seqüência de tarefas anunciadas (advertised task sequences).
Fallback status point (FSP)
É um papel que gera mensagem de status dos clientes que não foram instalados corretamente, não puderam ser designados a um site especifico ou não puderam se comunicar de forma segura com o management point. Este papel não é requerido, mas é muito útil na resolução de problemas relacionados com clientes.
Nota:Não existe nada que impeça a instalação de um FSP em um servidor com o Management Point instalado, porem isso não é recomendado. Essa instalação deixa de ser uma boa prática de segurança uma vez que o FSP aceita qualquer conexão do tipo HTTP, o que o transforma em um alvo fácil. Deve-se também evitar a instalação de um FSP junto com outro papel site system já que aceita conexões não autenticadas de clientes, mesmo que o site esteja em modo nativo.
Para mais informações sobre boas praticas acesse o link: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb694127.aspx
Management point (MP)
Este papel é o primeiro ponto de contato entre um cliente e o site Server.
PXE service point
Este é um papel que é configurado para responder e iniciar o deployment de sistemas operacionais para computadores que possuem uma placa de rede configurada para boot PXE. Ele é requerido apenas para deployment de sistemas operacionais usando boot de rede
Reporting point
Hospeda um componente web de Visualização de Relatórios e é requerido somente se for utilizado a funcionalidade de relatórios, podendo ajudar no diagnóstico de problemas relacionados aos clientes
Server locator point
Ele é designado para localização do management point e é requerido em apenas alguns casos de deployment de clientes.
Software update point
É designado para computadores que executam o Microsoft Windows Server Update Services (WSUS).
State migration point
Guarda as informações do usuário enquanto um computador está sendo migrado para um novo sistema operacional e é requerido apenas quando é implementado um novo sistema operacional e for fazer a migração das informações do usuário.
System Health Validator point
É designado para um computador que executa o Network Policy Service sendo requerido somente para a funcionalidade de Network Access Protection.
Conclusão
O System Center Configuration Manager é a evolução do SMS e não se trata de um produto complexo, mas requer determinados conhecimentos. Espero estar ajudando a entender e administrar melhor o ambiente com o SCCM. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, ou para enviar sugestões e dicas, entre com contato através de e-mail: dotraphael@gmail.com.
- Green IT e VMM - Usando Dynamic OptimizationVirtualização
- Instalando o RemoteApp ServerVirtualização
- Embate entre IT PROs e desenvolvedores, como melhorar o relacionamentoSystem Center e Gerenciamento
- Convertendo uma máquina física em virtual no System Center Virtual Machine Manager 2008Virtualização
- Novidades, pré requisitos e Instalação do System Center Virtual Machine Manager 2008 R2Virtualização