Infra - System Center e Gerenciamento

SCCM 2007 – Entendendo Sites

O SCCM é uma evolução do SMS. Esse artigo é apenas a 2ª parte de uma serie de artigos e contém os conceitos sobre Site.

por Raphael Perez



Overview

O SCCM é uma evolução do SMS. Esse artigo é apenas a 2ª parte de uma serie de artigos e contém os conceitos sobre Site.

Introdução

Um site define o escopo de controle administrativo e contém um site Server, site system, clientes e recursos. Sempre requer acesso a um banco de dados e é definido por três caracteres e um nome que são configurados durante a instalação. Existem alguns tipos que podem ser utilizados com o SCCM e utiliza-se de boundaries para definir se um cliente pertence àquele site ou não. Múltiplos sites podem ser configurados em uma hierarquia de sites e podem ser conectados de maneira que se possa administrar a banda de rede.

Tipos de Sites

Quando se instala um site, se define se ele será primário ou secundário. Depois, quando da instalação de sites adicionais, haverá opção de configurá-los entre uma hierarquia de forma com que o site pai administre sites filhos e um site central que coleta informações de todos os sites de forma centralizada ou, se preferir, mantê-los sem conexão e administrá-los de forma separada, de acordo com a necessidade administrativa e do negócio.

Site Primário

Este é o primeiro site que irá ser instalado. O primeiro site guarda as informações sobre ele mesmo e sobre os sites filhos num banco de dados SQL Server. É chamado de site database. Sites primários possuem uma ferramenta administrativa chamada de console que permite aos administradores acesso direto ao site.

Site Secundário

Um site secundário não possui um banco de dados e está conectado a um site primário. É administrado usando o console que está conectado ao site primário e envia todas as informações obtidas dos clientes para o site primário. Guarda essas informações e as suas próprias, no banco de dados. Uma das principais vantagens de se utilizar um site secundário é que ele não requer licenças adicionais e nem trabalho extra de manutenção de um banco de dados adicional. Eles são administrados no site principal que está a ele conectado e, normalmente, é utilizado em locais onde não existem administradores presentes. A desvantagem de um site secundário é que ele não pode ser movido para outro site primário. Um site secundário é o ultimo site na hierarquia, isto é, ele não pode possuir nenhum site filho.

Site Pai

Um site Pai é um site primário que possui um ou mais sites conectados a ele na hierarquia. Somente um site primário pode ter sites filhos e, um site secundário é sempre um site filho. Um site pai contém informações pertinentes aos sites a ele conectados e pode controlar muitas operações dos sites filhos.

Site filho

Um site filho é um site que está conectado a outro site na hierarquia de sites e se reporta ao site pai. Um site filho pode ter somente um site pai e envia todas as informações coletadas a ele e pode ser tanto primário quanto secundário.

Site Central

Um site central não possui site pai. Normalmente, um site central possui sites filhos e netos, agregando suas informações, provendo relatórios e administração centralizada. Um site sem pai e sem filhos continua sendo chamado de site central, contudo, é normalmente referido como um site standalone.

Site System

Cada site contém um site Server e um ou mais site systems. O site Server é o computador onde está instalado o SCCM e possui todos os serviços requeridos para isso. Um site system é um computador que executa uma versão suportada do Windows ou uma pasta compartilhada e possui um ou mais papéis site system. Um site system role é uma função requerida para usar o SCCM ou uma de suas funcionalidades. Podem-se utilizar vários papéis em um único servidor ou distribuí-los entre vários servidores. Eles podem ser:

  • Site server
  • Site database server
  • Configuration Manager console
  • SMS Provider
  • Component server
  • Distribution point
  • Fallback status point
  • Management point
  • PXE service point
  • Reporting point
  • Server locator point
  • Software update point
  • State migration point
  • System Health Validator point
  • Site Communication

    Os Clientes se comunicam com o servidor que esta executando o papel de site system. O site system se comunica com o site Server e com o site database. Se existir múltiplos sites conectados em uma hierarquia, os sites se comunicam com os seus pais, filhos ou, às vezes, netos.
    Os sites normalmente são configurados para que os clientes e os sites system possuam uma conexão rápida entre eles. Entretanto, o SCCM também suporta clientes que se movam entre sites, dispositivos móveis conectados numa rede de celular, clientes que usem conexões VPN ou dial-up e clientes que estão conectados na internet, sem estarem conectados direto à rede da organização.

    Site Boundary

    O SCCM usa boundaries para determinar quando um cliente está dentro ou fora do site. Uma boundary pode ser definida através de sub-redes IP, ranges IP, prefixos IPv6 e sites do AD. Dois sites nunca devem ter a mesma boundary. Fazendo isso, será difícil determinar qual cliente pertence a qual site. O administrador SCCM configura o tipo de conexão, rápida ou lenta. Se os clientes estão conectados numa rede rápida, por exemplo, uma LAN de 10MBPS, instalar um software não será um problema. Mas se estiver conectado a uma rede lenta, por exemplo, linha discada, não instalar o software pode ser mais aconselhável. Caso o cliente se conectar em outro site, a boundary determinará qual é o servidor SCCM mais próximo para instalar o software.

    Comunicação Site-to-Site

    Quando possuir sites separados, são utilizados senders para conectar dois sites. Senders possuem o endereço de envio que os ajudam a localizar o outro site. Quando enviados dados entre sites, senders provêem tolerância a falha e administram efetivamente a banda. Por exemplo, se o link entre dois sites é interrompido, o sender tenta restabelecer a conexão e continuar enviando os dados onde a conexão foi interrompida. Também podem ser configurados para usar apenas uma percentagem de banda e/ou determinar horários do dia. Além disso, também pode configurar a prioridade em determinadas horas do dia ou impedir a conexão durante tempos específicos. Existem diversas razões (de negócio, políticas e de segurança) que fazem com que se opte por múltiplos sites. Normalmente, a instalação de múltiplos sites ocorre quando existem conexões lentas pelo fato de se poder administrar o link da maneira que se desejar.

    Comunicação Intra-site

    Quando os componentes do SCCM que estão dentro do mesmo site e se comunicam entre si, usam SMB, HTTP ou HTTPS, dependendo de várias configurações. Esta ocorre de maneira não gerenciada, isto é, pode ser a qualquer momento, sem considerar o consumo de banda. É necessário considerar que estes elementos possuem uma comunicação rápida dentro da rede.

    Conclusão

    O System Center Configuration Manager é a evolução do SMS e não se trata de um produto complexo, mas requer determinados conhecimentos. Espero estar ajudando a entender e administrar melhor o ambiente com o SCCM. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, ou para enviar sugestões e dicas, entre com contato através de e-mail: dotraphael@gmail.com.

    Raphael Perez

    Raphael Perez