Infra - Windows Server

Utilizando GlobalNames no Windows Server 2008

Com este tutorial mostramos como utilizar o recurso Global Names do DNS server do Windows Server 2008.

por Anderson Patricio



Overview

O Windows Server 2008 introduziu uma nova funcionalidade Global Names, onde podemos utiliza-lo para resolver nomes de máquinas sem especificar o DNS completo. Isto em muitos casos pode eliminar a utilização de WINS. O processo de resolução normal das estações é adicionar o current sufixo dns e procurar a maquina deseja no servidor DNS, por exemplo: domínio AD é empresa.local, quando pingamos de uma estação que está no domínio "ping Aplicacao", automaticamente ele pinga aplicacao.empresa.local.

Isto também é muito útil em ambientes que temos vários domínios e precisamos que de qualquer estação de uma grande floresta um único nome resolva para um IP específico.

Solução

Primeiramente precisamos configurar o servidor DNS para suportar GlobalNames, para isto devemos executar o seguinte comando:

dnscmd . /config /EnableGlobalNamesSupport 1

Agora, vamos abrir o DNS Manager e expandir o nome do computador, botão direito em Forward Lookup Zones e clicar em New Zone...

O tipo da zona será primária e será armazenada no Active Directory, clique em Next.

De acordo com as boas práticas da Microsoft e para o nosso objetivo que é resolver um nome de qualquer máquina da floresta, devemos clicar na primeira opção (To all DNS Servers in this forest: <nome da floresta>). Feito isso clique em Next.

Como estamos criando esta zona especial, devemos chamá-la de GlobalNames, como mostrado abaixo. Feito isso devemos clicar em Next.

Tela final do assistente, devemos clicar em Finish.

Hora do teste...

Vamos primeiramente analizar a nossa zona local (apatricio.local em nosso tutorial), e podemos perceber que não há nenhum ponteiro chamado AppServer, neste momento podemos testar um ping da estação e o host não será encontrado.

Vamos criar um novo Alias (CNAME), para isto devemos dar um botão direito em cima da zona GlobalNames (prestem atenção no nome da zona) e clique em New Alias (CNAME). Vamos colocar o nome do Alias de AppServer e vamos dizer que ele estará apontando para o host já existnte srv-dc01.apatricio.local, como mostrado abaixo:

Feito isso, podemos ir em qualquer estação da nossa floresta e podemos digitar "ping appserver" e podemos perceber que a GlobalNames funciona perfeitamente.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como utilizar o recurso Global Names do DNS server do Windows Server 2008.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/