Design - Photoshop

Tutorial Adobe Photoshop CS3 – Pintura Digital

Nesse artigo, iremos aprender como pintar uma imagem de forma que consigamos chegar o mais próximo possível da realidade.

por Luiz Felipe de Freitas



Introdução:
Nesse artigo, iremos aprender como pintar uma imagem de forma que consigamos chegar o mais próximo possível da realidade.

1º Passo: Preparando a imagem
Abra a imagem de seu interesse.
Nesse artigo irei utilizar a imagem abaixo.
Lembrando que é importante que tenhamos o elemento a ser pintado, nesse caso o lobisomem, já recortado em uma camada independente.
1.png
De início, iremos acionar uma camada de cor sólida para ser inserida na imagem.
Acione a camada de cor sólida, pelo 4º ícone localizado na parte inferior da paleta de camadas e clique na opção

Solid Color:
2.jpg

Escolha a cor #a2b8fe , e confirme, será criada a camada de ajuste de cor sólida. Logo acima da camada do lobisomem. Coloque essa camada de cor sólida para o modo de mesclagem Overlay
Em seguida tecle ALT + CTRL + G, dessa forma, criaremos um clipping mask, ou seja, a camada de ajuste será “clipada” à camada do lobisomem.
Você vai reparar que a coloração azul, antes predominante na imagem toda, agora somente irá cobrir a extensão do corpo do lobisomem.
E agora estamos prontos para pintar. Utilizaremos essa coloração azul, para simular o tecido Jeans na calça.
A sua imagem deverá estar dessa forma, logo após a criação do clipping mask.
3.png

Feita essa parte, de um clique agora no thumbnail referente à máscara de camada de cor sólida, a miniatura branca, e em seguida tecle CTRL + I, para inverter a cor dessa máscara de branco para preto.

4.jpg

Ao teclar CTRL + I e sua miniatura ficar com a cor preta, e a coloração azul sumir, você estará preparado para começar a pintar. Ao invertermos a cor da máscara, de branco para preto, nós ocultamos a coloração azul, pois a partir de agora, iremos utilizar o pincel para desocultar essa cor, e assim pintar as partes desejadas.

2º Passo: Iniciando a pintura.

Acione a ferramenta Brush Tool (Pincel), configure para primeiro plano a cor branca. (Devemos ter a máscara com a cor preta e o pincel com a cor branca.
Abaixo, visualize a ferramenta correta e sua configuração, lembrando que o tamanho e dureza da ponta do pincel dependerão da imagem a ser pintada. Não há uma fórmula exata.
5.jpg

Agora, com o pincel, comece a pintar a calça do lobisomem. Pinte somente a calça, deixando os detalhes como cinto e etc. de fora da pintura. Lembrando que se precisar apagar alguma parte de pintura, caso erre, você poderá utilizar a letra X como atalho de teclado para trocar a cor da ponta do pincel de branco para preto, e dessa forma o pincel agirá como uma borracha, para pintar novamente, tecle X para retornar à cor branca.
A imagem deverá ficar assim:

6.jpg

3º Passo: Pintando o cinto

Agora, escolheremos uma cor para o cinto, criando novamente uma camada de cor sólida.
Faça como no primeiro passo, acionando a camada de cor sólida pelo ícone na parte inferior da paleta de camadas, escolha a cor #606511, sete a camada para overlay(sobrepor), e em seguida tecle ALT + CTRL + G para criar o clipping mask.
Inverta a cor do thumbnail da máscara de branco para preto teclando CTRL + I , e comece a pintar o cinto com a ferramenta pincel. Deixe os detalhes do cinto, como botões e as estrelas de fora, pois você poderá pintar com outra cor caso ache mais interessante.
Abaixo,veja como está nossa imagem após a pintura do cinto:

7.jpg

Vale informar que caso não achem a cor utilizada com a ideal para a pintura, você poderá alterá-la, clicando nas miniaturas coloridas referente à camada de cor sólida e alterando a cor, a miniatura fica localizada dentro da paleta de camadas.
Cada camada tem sua miniatura colorida.

4º Passo: Pintando as botas

Faça o mesmo processo de criação de camada de cor sólida agora para pintarmos as botas.
Escolha dessa vez a cor #81461a
Evite pintar a fivela da bota.
Teremos a imagem da seguinte forma:

8.jpg

5º Passo: Pintando o corpo.

Agora iremos pintar o corpo, utilizarei uma cor clara, propositalmente, para que tenhamos uma cor meio termo entre a pele humana e a pelagem de um lobo.
Faça o mesmo procedimento de criação de camada de cor sólida, utilizando dessa vez a cor #fde7ab e o modo de mesclagem para overlay. E dessa vez, coloque a opacidade e fluxo (Fill) da camada para 80%.

E pronto, nossa imagem antes e depois:

Antes:

10.jpg

Depois:

9.jpg

E é isso pessoal, espero que tenham gostado desse artigo.

Até a próxima.

Luiz Felipe de Freitas

Luiz Felipe de Freitas - Photoshopmaster e Designer Gráfico formado pelo curso tecnico de Design gráfico e Produção Gráfica Senac Rio Tecnologia.
Também certificado pelo curso britânico Total training For Adobe Photoshop/Illustrator Cs 2 / Cs 2 Advanced.
Há 5 anos atuando como gerente e Adm do Staff do portal e forum de designers e web designers,
Upmasters.