Infra - Windows Server
Windows PowerShell: Utilizando Transcript
Vamos demonstrar como utilizar um recurso de gerar um log de todos comandos utilizados em uma sessão do Windows PowerShell, o nome deste recurso é transcript.
por Anderson PatricioOverview
Vamos demonstrar como utilizar um recurso de gerar um log de todos comandos utilizados em uma sessão do Windows PowerShell, o nome deste recurso é transcript.
Solução
Para começar a gerar o transcript, ou seja, um histórico dos comandos e resultados em uma arquivo texto devemos executar o cmdlet Start-Transcript e para finalizarmos Stop-Transcript, como segue no exemplo abaixo, percebam que utilizamos dois cmdlets entre o Start e Stop do Transcript.
No My Documents do usuário que está utilizando podemos verificar que existirá um novo arquivo com a seguinte nomenclatura msh_transcriptAAAAMMDDHHmmSS.txt, onde:
AAAA = Ano com 4 dígitos: 2006
MM = Mês com 2 dígitos: 05
DD = Dia com 2 dígitos: 19
HH = Hora com 2 dígitos : 20
mm = Minutos com 2 dígitos: 32
SS = Segundos com 2 dígitos: 09
Depois de localizarmos o arquivo de transcript, devemos dar um duplo clique no mesmo, será apresentado o arquivo texto com todas as ações e resultados executados durante o período do transcript, adicionadas o nome do usuário, máquina e informações de atualizações da máquina.
Conclusão
Com este tutorial mostramos como utilizar o Windows PowerShell para trabalharmos com os logs de eventos do sistema operacional.
- Instalando e configurando um servidor DHCP no Windows Server 2008Windows Server
- Instalando Active Directory Windows Server 2008Windows Server
- Instalando e configurando um servidor DNS no Windows Server 2008Windows Server
- Aperfeiçoar UPDATE e DELETE x CursoresSQL Server
- Sequenciando as VMs no Hyper-VWindows