Desenvolvimento - ASP. NET

ASP.NET - Como fazer para... Dicas de funcionalidades úteis ao dia-a-dia

Depois de receber várias dúvidas via e-mail, e selecionar algumas dúvidas dos Fóruns que participo, resolvi escrever este artigo colocando diversas funcionalidades que precisamos no dia-a-dia que muitas das vezes não lembramos como se faz.

por Israel Aéce



Depois de receber várias dúvidas via e-mail, e selecionar algumas dúvidas dos Fóruns que participo, resolvi escrever este artigo colocando diversas funcionalidades que precisamos no dia-a-dia que muitas das vezes não lembramos como se faz.

Nos baseando em ambiente Web, criarei uma WebApplication para dar exemplos dessas funcionalidades. Os tópicos estarão separados, analisando caso por caso.

1 - Como fazer para resgatar valores do arquivo Web.Config

Primeiramente devemos importar o Namespace Configuraton. Depois utilizamos a Propriedade AppSettings da classe ConfigurationSettings passando como parâmetro o nome da Key à ser resgatada.

2 - Percorrendo itens de um controle

Algumas vezes precisamos percorrer os itens de algum controle. Quando não podemos utilizar os eventos que façam isso, como o ItemDataBound dos controles DataGrid, DataList ou Repeater, devemos criar uma variável do tipo DataGridItem, DataListItem ou RepeaterItem e juntamente com ela percorremos todos os itens de alguns desses controles através de um laço For...Each. No exemplo abaixo, utilizaremos o evento Click de um Button para percorremos os items de um DataGrid.

3 - Trabalhando com DropDownList

Quando carregamos controles do tipo DropDownList as vezes precisamos definir quais os valores que aparecerão para o Usuário visualizar e quais ficarão como valores para resgatarmos e fazermos comparações ou até mesmo, gravar na Base de Dados. Além disso, precisamos colocar valores Defaults, exemplo: "Selecione...". Abaixo veremos como podemos fazer isso:



OBS.: Nas propriedades DataValueField e DataTextField recebem os campos da Tabela da Base de Dados ou as Propriedades de uma Coleção. Utilizando o método Insert da Propriedade Items passamos a posição qual queremos que seja inserida. No caso acima, coloquei-o na primeira posição à aparecer no DropDownList. Além de tudo isso, ainda podemos posicionar o DropDownList em alguma posição qualquer, deixando à vista um determinado item. Para isso utilize o método FindByText e passe como parâmetro o texto que deseja que fique à mostra. Se você não tiver o valor do Texto, pode utilizar o outro método chamado FindByValue, que faz a mesma coisa, mas baseia a busca nos valores internos do DropDownList. 4 - Limpando todos os valores dos TextBox do WebForm

Para que seja possível limpar todos os valores dos controles do tipo TextBox do WebForm, é necessário a construção de uma função Recursiva, pois temos que levar em consideração que há controles que também podem ter mais controles dentro. Vejamos:

5 - Enumeradores

Enumeradores é uma lista de valores constantes, cuja representação é dada por um valor inteiro, começando por 0 (zero). Abaixo veremos como criar uma Enumerador (Enum):



Depois disso, o Intellisense já passa a nos ajudar. Isso garante com que o programador seja obrigado à escolher entre as opções que estão dentro do Enumerador.

6 - Utilizando JavaScript nos WebControls

Para utilizar JavaScript em algum WebControl é bem simples. Utilize o método Add da coleção de Atributos para adicionar um script à um determinado contole. Exemplo:



7 - Utilizando ListBox

Em alguns casos precisamos dispor ao Usuário algumas opções onde ele possa selecioná-las e em seguida atualizar alguma coleção, Base de Dados, etc. Uma saída bastante interessante seria termos dois ListBox no WebForm e deixarmos o Usuário selecionar e ao clicar em um determinado Button, os items selecionados vão para outro ListBox e depois disso, finaliza-se o processo no clicar de um outro Button. Vejamos a idéia abaixo:



OBS.: Não colocarei o código aqui para economizar espaço. Mas ao fazer o downloads no fim do artigo, ele se encontrará incluso. 8 - Resgatando o Nome do Arquivo

Muitas vezes temos o arquivo com o seu "path" completo e precisamos resgatar somente o nome desse arquivo. Agora não precisamos mais ficarmos manipulando a String, apenas utilizamos a classe System.IO.Path. Exemplo:


CONCLUSÃO: Bem, espero nesse artigo poder ajudá-los com essas pequenas funcionalidades que sempre precisamos no dia-à-dia no desenvolvimento de sites e sistemas.

Israel Aéce

Israel Aéce - Especialista em tecnologias de desenvolvimento Microsoft, atua como desenvolvedor de aplicações para o mercado financeiro utilizando a plataforma .NET. Como instrutor Microsoft, leciona sobre o desenvolvimento de aplicações .NET. É palestrante em diversos eventos Microsoft no Brasil e autor de diversos artigos que podem ser lidos a partir de seu site http://www.israelaece.com/. Possui as seguintes credenciais: MVP (Connected System Developer), MCP, MCAD, MCTS (Web, Windows, Distributed, ASP.NET 3.5, ADO.NET 3.5, Windows Forms 3.5 e WCF), MCPD (Web, Windows, Enterprise, ASP.NET 3.5 e Windows 3.5) e MCT.