Desenvolvimento - PHP
PHP - Boas maneiras na hora de programar (parte 1)
Este artigo tem como finalidade apresentar alguns padrões de programação em PHP estipulados pela PEAR, não é um artigo introdutório à PEAR, muito menos um artigo obrigando você a seguir este padrão, mesmo assim é uma leitura extremamente aconselhável.
por Marcelo Pereira Fonseca da SilvaNotei que alguns usuários quando estão programando não se preocupam com a arquitetura do seu script PHP, e isso é perfeitamente comum.
Há algum tempo fui apresentado aos "Coding Standards" (Padrões de Código) ou ainda Padrões de Programação da PEAR (http://pear.php.net).
Como todo programador logo pensei como tal:
"Lá vem esse pessoal criando regra na minha programação"
E inicialmente até fiz "vista grossa" ao assunto.
Levando-o um pouco mais a sério percebi uma evolução no meu código, algo que diferenciava scripts feitos por mim dos criados por outros programadores.
Percebi também a facilidade com a qual eu desenvolvia, e melhor que isso, a facilidade de manutenção naquele código, sem contar o ânimo que dava em olhar no final das contas o "jeitão" que ele ficava.
Veremos a seguir mais precisamente do que estou falando
Estes padrões são impostos para pacotes que eventualmente possam ser incorporados à PEAR um dia, logo, se quiser um pacote seu lá terá que seguir rigorosamente estes padrões.
A primeira "regra" que ela sugere é a seguinte
"A identação do código deve ter 4 espaços SEM TAB"
Bom, uma vez seguindo este padrão fui questionado sobre o "porque não configurar meu editor para o tab conter 4 espaços"
Fiquei sem resposta!
E achei a mesma pergunta no site da PEAR e com uma resposta óbvia e simples.
"Seu editor não é igual ao editor do seu amigo"
Em resumo você não vai nunca conseguir obrigar todos os programadores a usar um mesmo editor, é como tentar fazer com que todos comprem a mesma marca de carro. (impossível :))
Exemplo de código com o padrão acima:
<?php codigo codigo_filho codigo_neto :) ?>
Este script foi desenvolvido usando 4 espaços SEM a tab, para programadores com algum tempo é difícil re-aprender e talvez nem o façam, mas é sempre bom melhorar!
A segunda dica é sobre estruturas de controle
Para quem não sabe estruturas de controle são os famosos if, else, elseif que irão destringir partes do código, ou ainda, dividí-lo em blocos.
Executando, dependendo claro, que a expressão seja satisfeita.
Exemplo:
<?php if ((condição1) || (condição2)) { // faça alguma coisa, sempre com 4 espaços } else { // ou então faça outra com 4 espaços também } ?>
Um ponto interessante é o seguinte
"Uma estrutura de controle deve ter um espaço entre o nome da estrutura de controle e a abertura dos parênteses" para diferenciá-los de chamada de funções.
Outra dica de estrutura de controle com switch:
<?php switch (condição) { case x: fazer algo; break; case y: fazer algo; break; } ?>No próximo artigo veremos os outros diversos padrões interessantes para melhorar os seus códigos PHP, valorizando-os ainda mais.
Abraços,
Marcelo Pereira Fonseca da Silva