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Pocket + Celular = SmartPhone

O Smartphone é a mais moderna união entre dois dispositivos bem conhecidos no mercado: Pocket PC e celular. A união desses dois dispositivos gerou um aparelho que une a melhores características de cara um deles, em um aparelho de menor tamanho e menor custo. Conheça um pouco mais lendo este artigo.

por Max Mosimann Netto



O Smartphone é a mais moderna união entre dois dispositivos bem conhecidos no mercado: Pocket PC e celular.
A união desses dois dispositivos gerou um aparelho que une a melhores características de cara um deles, em um aparelho de menor tamanho e menor custo.
O desenvolvimento para a linha Smarphone é fabuloso, porém, devemos tomar alguns cuidados quando trabalhamos com dispositivos com interfaces pequenas.

A interface de usuário (UI – User Interface) do Smartphone foi projetada de maneira a atender todos os requisitos de tamanho dos celulares, e qualidade dos Pockets. O resultado foi uma tela de aproximadamente 176x220 pixel com capacidade para mais de 65.535 tonalidades de cores, permitindo que se possa trabalhar com o design de aplicações, da mesma maneira que se fosse planejada para desktops.



A linha Smartphone foi planejada para ser usada da mesma maneira que um celular (one-hand) e com os recursos técnicos disponíveis de um pocket. Portanto, na hora do desenvolvimento, devemos levar em consideração, a forma como o usuário irá trabalhar com o dispositivo: one-hand (uma mão). Sendo assim, os recursos disponíveis para navegação são muito limitados. O sistema de navegação é feito sob a forma de ícones, e com um direcionador, o usuário vai alternando dentre as opções disponíveis até que ao selecionar a opção desejada, basta dar um click com um botão de seleção.

Desenhando Interfaces

Quando pensamos em criar um sistema para um dispositivo com recursos de espaço de tela limitado, temos que fazê-lo da forma mais clara possível, para que o usuário não se sinta perdido em meio a vários campos e várias imagens juntas.
Para desenharmos formulários, os recursos que temos disponíveis nos ajudam a implementar uma interface limpa e bem organizada. Por exemplo, se fossemos desenhar um formulário simples contendo o nome e sobrenome do cliente e e-mail, o resultado seria esse:



Note como os textos são visualizados quando não estão sendo editados e como os controles com o foco, são transformados em campos com rolagens grandes, mesmo ultrapassando o limite do campo na tela.
Após a edição dos textos, o controle volta a ter o tamanho original que foi estipulado pelo desenvolvedor.



Controles para Desenvolvimento


Conclusão

Ao desenvolvermos sistemas para SmartPhones, devemos levar em consideração a facilidade que o usuário deverá ter em utilizar o seu sistema.
Devemos prever as ações tomadas pelo usuário, sempre criando formas de navegações simples e diretas, lembrando que devido aos espaços reduzidos de tela, não temos a flexibilidade do mouse, nem telas de toque como em Pockets.

O desenvolvimento é simples e idêntico ao desenvolvimento desktop, uma vez que toda a suíte Visual Studio.net oferece as mesmas formas e sintaxes de desenvolvimento, por utilizar como plataforma de execução a .NET FrameWork e a .NET Compact Framework.

Espero que tenham gostado.
No próximo artigo, desenvolveremos um sistema para Pocket, utilizando SQL CE e VB.NET.

Até a próxima !
Max Mosimann Netto - max@codificando.net
Max Mosimann Netto

Max Mosimann Netto - Fundador e coordenador do grupo Codificando.net (http://www.codificando.net). Atualmente presta consultoria na área de mobile business, desenvolvendo aplicações para web, pocket, celular e smartphone.
TheSpoke: http://br.thespoke.net/MyBlog/max/MyBlog.aspx