Infra - Exchange Server
Testando tráfego de entrada no Exchange Server 2007
Com este tutorial mostraremos como utilizar o ExRCA para testar o tráfego de entrada no Exchange Server 2007.
por Anderson PatricioOverview
Neste tutorial vamos mostrar como testar se o Exchange Server 2007 está recebendo e-mail da Internet e algumas problemas relacionadas ao mesmo.
Solução
Em ordem de validar uma possível falha de recebimento no Exchange Server 2007, devemos validar se os MXs estão configurados corretamente e por ai vai, em vez de termos toda esta sequência conosco podemos estar usando um site que faz todo o teste para nós, o nome deste site é ExRCA, Exchange Server Remote Connectivity Analyzer (https://www.testexchangeconnectivity.com).
Vamos acessar este site e vamos clicar na última opção Inbound SMTP Email Test e clicar em Next
Coloque o seu e-mail e preencha o código baseado na imagem de verificação e clique em Perform Test
Hora da verdade, o ExRCA vai testar vários parâmetros do teu sistema, a seguinte linha de testes será feita:
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Procura pelo MX do teu domínio
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Procura pelo host responsável pelo registro MX
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Procura pelo IP deste host
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Testa se a porta 25 está aberta
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Valida o banner que o Exchange mostra durante as transferencias SMTP entre servidores
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Verifica se a mensagem foi entregue
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Valida se o Relay está aberto
Valide a caixa que você informou no assistente e verifique se você recebeu uma mensagem da ferramenta, se você recebeu você está apto a receber mensagem da internet e provavelmente se alguém tem um problema pode ser um problema local do emissor não do teu exchange.
No entanto, alguns pontos precisam ser verificados durante a resolução de problemas de recebimento:
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Registro MX somente no DNS externo, não tem pq criar no DNS interno (geralmente DNS do Active Directory)
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Valide se a conexão vinda da internet conecta diretamente no Exchange ou em algum servidor de anti-spam, relay antes de realmente chegar no Exchange. Você pode validar a publicação da porta 25 no teu firewall externo e validar para onde está indo
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Se as mensagens não estão chegando valide antivirus, antispam e qualquer outro dispositivo que esteja antes do Exchange, vá desabilitando e/ou habilitando logs para validar se a mensagem nao está parando
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Valide filtros anti-spam no Exchange tais como IMF, Blocked Sender and etc estão habilitados, caso estejam pare os mesmos e teste se chegar a mensagem você já isolou de quem é a culpa pelo não recebimento
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No caso do firewall estar jogando direto para o Exchange Server 2007, verifique se no Hub server (caso seja um Hub) o Receive Connector está configurado como Anonymous nas permissoes do mesmo
Conclusão
Com este tutorial mostramos como utilizar o ExRCA para testar o tráfego de entrada no Exchange Server 2007.
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