Desenvolvimento - C#
Primeiras imagens do Visual Studio Team System 2010
A Microsoft disponibilizou para download uma máquina virtual com o Visual Studio Team System 2010, o .NET Framework 4.0 e diversas outras tecnologias.
por Marcos Dell AntonioA Microsoft disponibilizou para download uma máquina virtual com o Visual Studio Team System 2010, o .NET Framework 4.0 e diversas outras tecnologias. A versão disponível é somente um Community Technology Preview (CTP) e portanto deverá sofrer alterações até a versão final. Confira abaixo as primeiras imagens.
Visual Studio 2010
A “home page” mudou e ao que tudo indica a promessa de que a nova versão da IDE seria construída com o Windows Presentation Foundation (WPF) foi cumprida.
Diagramas UML
Um novo tipo de projeto foi adicionado no Visual Studio 2010: Modeling Project. Dentro dele é possível criar seis tipos de diagramas UML: casos de uso, atividades, camadas, sequência, componentes e classes.
Novo tipo de projeto: Modelig Projects
Diagramas UML
A criação de todos eles está bem flexível e simples. Para criar um diagrama de sequência, por exemplo, basta adicionar um novo item do tipo Sequence Diagram, criar objetos Lifeline e definir as mensagens.
Diagrama de sequência
Diagrama de atividades
Ferramentas para banco de dados
Parece que a realidade brasileira não é só nossa. A Microsoft percebeu que o desenvolvedor .NET por mais especialista que seja na plataforma sempre precisa escrever alguma query SQL ou manipular o banco de dados. Logo, não havia sentido para existir uma versão do Visual Studio para desenvolvedores e outra para DBAs.
No Visual Studio Team System 2010 todas as funcionalidades do Visual Studio Database Edition foram incorporadas à Developer Edition. Agora o desenvolvedor .NET poderá realizar diversas tarefas com o banco de dados, tais como: comparação de schemas, comparação de dados, refatoração, etc.
Ferramentas de banco de dados para os desenvolvedores
Ps: isso já é possível nas versões 2005 e 2008 do Visual Studio, entretanto não faz parte da instalação padrão da IDE.
Ferramentas para arquitetos
Um dos itens mais interessantes do Visual Studio 2010 é o avanço que ele sofreu na área de arquitetura. Um novo recurso chamado Architecture Explorer permite que arquitetos e desenvolvedores naveguem pelo código fonte de uma forma muito simples, como se fosse uma navegação entre as áreas de um site.
Navegação pelo sistema através do Architecture Explorer
Também no Architecture Explorer é possível visualizar um diagrama de dependência de chamadas (call dependency). A idéia por trás desta funcionalidade é apresentar para os arquitetos e desenvolvedores uma imagem dos relacionamentos que existem dentro do sistema. Desta forma, eles podem prever qual é o impacto que uma alteração terá em determinado componente.
Diagrama com os relacionamentos entre componentes
Outra funcionalidade também disponível no VSTS 2010 é a validação da arquitetura (architectural validation). Através dela é possível definir um conjunto de camadas na aplicação e aplicar restrições sobre elas. Em um modelo três camadas, por exemplo, onde há apresentação, negócio e persistência será possível restringir o acesso as classes da terceira camada na primeira. Tudo isso verificado em tempo de compilação.
Gerenciamento de projetos e processos
Foram feitas diversas melhorias referentes aos itens de trabalho (work items). O resultado da query realizada nos itens de trabalho pode ser exportado para o Excel ou Project através de um novo botão. A mesma funcionalidade já existia com um clique do botão direito do mouse sobre a lista de itens.
Opção para exportar para o Excel e Project
Os campos description e history dos itens de trabalho agora suportam rich text editing, ou seja, é possível formatar o texto utilizando diversos recursos (negrito, itálico, lista ordenada, configurações de fonte, etc).
Cadastro de itens de trabalho com rich text editing
Na hora de adicionar um item de trabalho é possível defini-lo como um Linked Work Item, ou seja, um item de trabalho ligado a outro. Essa funcionalidade dá suporte para algo que há tempos o pessoal já precisava: itens de trabalho hierárquicos.
Linked Work Item
Para visualizar a hierarquia entre os itens de trabalho deve-se alterar o parâmetro Type Query da pesquisa. O valor dele deve ser Tree of Work Items.
Itens de trabalho hierárquicos
Team Build
O team build foi completamente remodelado para usar o Workflow Foundation (WF) na elaboração dos fluxos.
Configuração da build através do WF
Toolbox para configuração da build
Conclusões
De fato o Visual Studio Team System 2010 irá incorporar ainda mais diversas ferramentas para desenvolvedores, analistas, arquitetos e gerentes. A evolução neste sentido é clara, ou seja, a Microsoft está ampliando ainda mais uma suíte de ferramentas capaz de atender as necessidades de todos os envolvidos no projeto.
Referências
Marcos Dell’ Antonio
http://www.marcosdellantonio.net
Igor Abade
http://igoravl.spaces.live.com
Ramon Durães
http://blogs.2pc.com.br/ramonduraes