Gerência - Metodologias e Processos
Introdução a Gerência de Projetos
PMBOK define projeto como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
por Fernando AmaralA ISO 10006 define projeto da seguinte forma: " Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. "
Já Bonni Biafore, em sua obra On Time! On Track! On Target! Managing Your Projects Successfully with Microsoft Project (Microsoft Press, 2006) define projeto como “um trabalho único, com objetivos específicos, uma data inicial e final e na maioria dos casos, um orçamento”. Das definições anteriores, fica claro que um projeto tem duas características principais: temporário e único. Temporário significa que possui um fim. Um projeto pode terminar por atingir os seus objetivos ou por ter sido cancelado. Um projeto pode ser cancelado por ficar claro que o seu objetivo não pode mais ser atingido ou porque não há mais razão para o projeto continuar. Único se refere ao caráter exclusivo do projeto. A produção de algo exclusivo diferencia projetos de operações. Projetos produzem produtos ou serviços únicos, operações produzem produtos ou serviços repetitivos.
Trabalhos contínuos e repetitivos são classificados como operações, um serviço de suporte ao usuário, por exemplo, é uma operação, pois não é um serviço exclusivo e único, e não há um término definido.
Desenvolver um software é uma atividade temporária e produz um produto único, portanto a produção de um software é um projeto.
O Project Managment Institute
Existem hoje diversas organizações se dedicam a normatizar e aprimorar o gerenciamento de projetos pelo mundo, sendo as principais:
- Project Managment Institute (PMI);
- Association for Project Management (APM);
- British Standard Institute (BSI);
- Engineering Advancement Association (ENAA);
- International Project Management Association (IPMA).
O Project Managment Institute é hoje a maior organização de Gerenciamento de Projetos no mundo, sendo o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) adotado amplamente por diversas indústrias, inclusive de software. O PMI foi fundando em 9 de outubro de 1969 por cinco visionários que perceberam a importância do gerenciamento de projetos. Após a primeira reunião oficial, o grupo foi oficialmente criado em Newtown Square, estado da Pensilvânia, Estados Unidos. O objetivo do PMI é criar padrões profissionais, desenvolver pesquisa, e prover recursos e informação, promover a carreira profissional, oferecer o processo de certificação, oportunidades de envolvimento da comunidade e networking.
Em 1984 foi realizada a primeira prova de certificação profissional, PMP (o Project Management Professional), com 43 aprovados de um total de 55 candidatos. Hoje o programa de certificação é certificado ISO 9001, com mais de 260 mil profissionais certificados em todo o mundo, fazendo do programa o mais procurado e de maior reconhecimento mundial.
Em 1986 o PMI produziu a primeira versão do PMBOK, para ajudar os interessados no processo de certificação. O documento acabou por tornar-se o guia oficial do gerenciamento de projetos do PMI. Em 1991, o PMBOK se tornou um padrão ANSI, tendo sua primeira edição oficial publicada em 1993 e revisada em 1996. A segunda edição foi publicada em 1999, mas oficialmente denominada PMBOK 2000. A terceira e atual edição foi lançada em 2004. A quarta edição tem previsão de lançamento para novembro de 2008. O PMBOK é estudado com mais detalhes no próximo capitulo.
Hoje, o PMI possui mais de 250 mil membros, em mais de 170 países. É a maior associação de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.
Mais sobre o PMBOK
O PMBOK, ou Project Management Body of Knowledge, atualmente na sua 3º edição, é um conjunto de melhores práticas em gerencia de projetos, criado e mantido pelo PMI. O PMBOK é um guia com um conjunto de conhecimentos em gerencia de projetos, constituindo a base de conhecimento do PMI.
As práticas descritas no PMBOK são descritas como “boas práticas”, cujos resultados são comprovados e amplamente aplicados. Podem também serem práticas inovadoras. Porém as boas práticas não significam que estas devam ser aplicadas de forma uniforme em todos os projetos, cabendo a equipe do projeto definir o que é mais adequado.
O PMBOK é organizado em cinco grupos de processos, também conhecidos como fases, e 44 processos organizados entre os cinco grupos. Existem ainda nove áreas de conhecimento, sendo que cada um dos 44 grupos de processo esta associada a uma área de conhecimento.
Os grupos de Processos do PMBOK são:
- Iniciação;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e Controle;
- Encerramento.
As nove áreas de conhecimento do PMBOK são:
- Gerenciamento de Integração do projeto: Descreve as atividades que integram os diversos elementos do projeto. Os processos desta área de conhecimentos são: desenvolver o termo de abertura do projeto, desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto, desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, orientar e gerenciar a execução do projeto, monitorar e controlar o trabalho do projeto, controle integrado de mudanças e encerramento do projeto.
- Gerenciamento de escopo do projeto: Descreve os as atividades necessárias para que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para conclusão do projeto. Os processos desta área de conhecimentos são: planejamento do escopo, definição do escopo, criar EAP, verificação do escopo e controle do escopo.
- Gerenciamento de tempo do projeto: Descreve os processos necessários para que o projeto seja executado no tempo necessário. Os processos desta área de conhecimentos são: definição da atividade, seqüenciamento de atividades, estimativa de recursos da atividade, estimativa de duração da atividade, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.
- Gerenciamento de custos do projeto: descreve os processos necessários para o projeto seja executado no tempo necessário. Os processos desta área de conhecimentos são: estimativa de custos, orçamentação e controle de custos.
- Gerenciamento de qualidade do projeto: descreve os processos necessários para que o projeto seja produzido dentro dos requisitos de qualidade definidos. Os processos desta área de conhecimentos são: planejamento da qualidade, realizar a garantia da qualidade e realizar o controle da qualidade.
- Gerenciamento de recursos humanos do projeto: descreve os processos necessários para gerenciamento e organização dos recursos humanos envolvidos no projeto. Os processos desta área de conhecimentos são: planejamento de recursos humanos, contratar ou mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe do projeto
- Gerenciamento de comunicações do projeto: descreve os processos necessários para o gerenciamento de informações do projeto. Os processos desta área de conhecimentos são: Planejamento das comunicações, Distribuição das informações, Relatório de desempenho e Gerenciar as partes interessadas.
- Gerenciamento de riscos do projeto: descreve os processos necessários para o gerenciamento adequado dos riscos do projeto. Os processos desta área de conhecimentos são: planejamento do gerenciamento de riscos, identificação de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantitativa de riscos, planejamento de respostas a riscos e monitoramento e controle de riscos.
- Gerenciamento de aquisições do projeto: descreve os processos necessários para o compra ou aquisição de produtos ou serviços e o gerenciamento de contratos. Os processos desta área de conhecimentos são: planejar compras e aquisições, planejar contratações, solicitar respostas de fornecedores, selecionar fornecedores, administração de contrato e encerramento do contrato.
Dentre os 44 processos, três produzem os documentos que são considerados fundamentais pelo Guia PMBOK, sendo eles:
- Termo de abertura do projeto;
- Declaração do escopo do projeto;
- Plano de gerenciamento do projeto.
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