Infra - Exchange Server

Testando a conectividade MAPI com o Exchange Management Shell

om este tutorial mostraremos como fazer através do Exchange Management o teste da conectividade MAPI com o Mailbox Server.

por Rodrigo Rodrigues



Overview

O Exchange Server 2007 através do Exchange Management Shell permite que você faça a checagem da conectividade MAPI ao seu servidor mailbox; Esse cmdlet fará um logon na caixa de correio que você especificiar, ou em SystemMailbox se você não especificar o parâmetro Identity, e recuperará uma lista de itens da caixa de entrada. O logon na caixa de correio testa dois protocolos críticos que são usados quando um cliente se conecta a um servidor de caixa de correio: MAPI e LDAP. Durante a autenticação, o cmdlet Test-MapiConnectivity verifica indiretamente se o servidor MAPI, o armazenamento do Exchange e o DSAccess (Directory Service Access) estão funcionando.

Solução

Vamos abordar como testar a conectividade MAPI no Hub Transport através do Exchange Management Shell.

Testando conectividade MAPI no Hub Transport

A criação é simples, é através do cmdlet Test-MAPIConnectivity e você ainda pode entrar com alguns parâmetros:

  • Identity - Adota uma identidade de caixa de correio e testa a capacidade de fazer logon em uma caixa de correio específica.
  • Database - Adota uma identidade de banco de dados e testa a capacidade de fazer logon na caixa de correio do sistema no banco de dados especificado.
  • Server - Adota uma identidade de servidor e testa a capacidade de fazer logon em cada caixa de correio do sistema no servidor especificado.

Exemplo de cmdlet para fazer a checagem da conectividade MAPI de todos os servers do domínio:

Exemplo de cmdlet para fazer a checagem de uma determinada caixa postal:

test-mapiconnectivity -identity "dominio\conta"

Conclusão

Com este tutorial mostramos como fazer através do Exchange Management o teste da conectividade MAPI com o Mailbox Server.

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues