Gerência - Metodologias e Processos

O Caminho para o CDIA+

Este artigo mostra os passos que segui para obter a CDIA+, uma certificação cada vez mais importante e valorizada no mercado de tecnologia.

por Fernando Amaral



Este artigo mostra os passos que segui para obter a CDIA+, uma certificação cada vez mais importante e valorizada no mercado de tecnologia.

O que é CDIA+

A grande parte da informação existente no mundo esta de forma não-estruturada. Você já deve ter utilizado, e talvez até desenvolvido, diversos sistemas que tratam de informação estruturada: é aquela armazenada na forma de tabelas, onde uma coluna representa um atributo e cada linha uma entidade. Sistemas de contabilidade, RH, controle de estoque etc. São todos sistemas que utilizam informação estruturada. A informação não estruturada é aquela encontrada em documentos, e-mails, planilhas, fax etc. e que como vimos é a grande maioria: consequentemente valiosa e muitas vezes desprezada pelas corporações. Grande parte desta informação não está em formato digital, mas armazenados em algum lugar, esperando que algum dia seja útil.

A CDIA+, ou Certified Document Imaging Architect, é uma certificação que reconhece um individuo como capacitado para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gerenciamento de documentos e imagens.

A Certificação é fornecida pela Comptia1 (Computing Technology Industry Association), uma associação de tecnologia de informação com mais de vinte anos. É por isso uma das chamadas “certificações Independentes de fornecedor ou fabricante”, pois trata apenas das tecnologias relacionadas e não de produtos específicos. O reconhecimento da certificação é internacional. No Brasil, é comum processos licitatórios exigirem que a empresa tenha em seu quadro de funcionários um ou mais profissionais com esta credencial.

A certificação

Resolvi tirar a certificação CDIA+ quando a empresa para qual trabalho decidiu desenvolver uma solução de Gestão de Documentos. Percebi logo que seria diferente de uma certificação de Desenvolvedor ou DBA, que são área com a qual estava familiarizado e trabalho a anos. O CDIA+ seria quase como começar do zero, sem qualquer experiência ou conhecimento prévio.

Então comecei de onde estava: do zero. Inicialmente sem me preocupar com a prova, comecei a estudar material referente às tecnologias envolvidas na gestão de documentos de imagens. As tecnologias e conceitos envolvidos são muitos. Para isso recorri a diversas fontes. Embora você encontre material em livrarias tradicionais, ele é escasso. A melhor fonte é sem dúvida o Cenadem2. Lá, além de diversos livros da área adquiri um CD com um curso de GED, em Power Point Sonorizado, que foi muito útil.

Depois de estudar diversos livros e do curso em CD, resolvi começar a preparação pra prova de fato. O CDIA+ é ainda uma certificação praticamente desconhecida para quem não é do ramo de gestão de documentos, o material disponível também é muito escasso. Em livrarias tradicionais (inclusive internacionais) não encontrei um único livro de preparação para a prova. O único livro confiável disponível é o CDIA + Training and Preparation Guide, que pode ser encontrado na TechStreet3. Confesso que após estudá-lo ainda me sentia muito inseguro para realizar a prova.

Resolvi então fazer um curso de preparação. As duas principais empresas que oferecem o curso é o já citado Cenadem, e a ImageWare4. Optei pelo segundo por dois motivos: O preço menor e a carga horária maior. O curso teve 32 horas de duração e foi muito proveitoso. No último dia realizamos um simulado onde conclui que ainda não estava pronto.

Estudei por mais uns 15 dias e realizei a prova. Esta pode ser feita eu português (225-020) ou inglês (225-030). Prefiro sempre fazer em inglês por já estarmos familiarizados com os termos técnicos. A prova teve 85 questões e duração de 02h30min. Todas as questões são de escolha única e possuem quatro opções. Na sua maioria, os enunciados são curtos e diretos. Embora existam questões facílimas, do tipo “Quais das alternativas abaixo não é uma topologia de rede”, a prova como um todo é difícil e o tempo é curto. Existem muitas questões em que temos que realizar cálculos de capacidades de scanners ou de trafego de rede etc. e essa foi minha maior dificuldade, principalmente pelo fator tempo.

Então, resumindo:

Se você é familiarizado com as tecnologias relacionadas:

1. Estude material especifico para a certificação, pois existem termos e tecnologias que provavelmente você nunca ouviu falar no seu dia a dia.

2. Faça um curso preparatório especifico.

3. Revise todo o material do curso. Faça simulados.

Se você não é familiarizado com as tecnologias relacionadas:

1. “Conheça o inimigo”. Leia muitos livros e artigos sobre GED, Imaging, Document Management, EDMS, ERM/COLD, Forms Processing, WorkFlow etc.

2. Estude material especifico para a certificação.

3. Faça um curso preparatório especifico.

4. Revise todo o material do curso. Faça simulados.

1http://www.comptia.org

2http://www.cenadem.com.br

3http://www.techstreet.com

4http://www.imageware.com.br

Fernando Amaral

Fernando Amaral - Certificado PMP pelo PMI, CDIA+ pela CompTia, MCP, MCAD, MCSD, MCDBA, MCT pela Microsoft. Pós Graduado em Gestão de Sistemas de Informação (UNIDERP) e Melhoria em Processos de Software (UFLA). Atualmente reside em Campo Grande, MS, onde presta consultoria, treinamentos e palestras na área de TI.
Blog:
http://www.fernandoamaral.com.br.