Infra - Exchange Server
Entendendo o Direct Push do Exchange Server
Neste artigo veremos como funciona o Direct Push no Exchange Server.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2007 possui a tecnologia Direct Push integrada. Mas o que é o Direct Push? É a tecnologia que permite que o dispositivo móvel esteja sempre sincronizado, nao precisano que ele fique todo tempo conectado como uma conexão MAPI tradicional do Outlook. Ele foi introduzido no Exchange Server 2003 SP2 e trabalha como conceito de notificações com o dispositivo para o recebimento de mensagens.
Solução
Quando falamos de direct Push temos que ter um dispositivo que seja compatível com Direct Push, existem dois padrões:- telefones celulares que tenham Windows Mobile 5.0 com MSFP (Messaging and Security Feature Pack) ou versoes mais novas do Windows Mobile
- Telefones celulares ou dispositivos que tenham licença de uso do ActiveSync
Dispositivos que suportam a tecnologia Direct Push emitem uma solicitação HTTPs para o Exchange Server. O Exchange Server por sua vez monitora a atividade na caixa do usuário e envia uma resposta para o dispositivo informando se houve mudanças, como um novo ou modificado e-mail, ítens de calendário ou contatos. Se alguma mudança ocorrer durante o período que o dispositivo está aguardando o Exchange Server envia uma notificação para o dispositovo para o mesmo solicitar ao servidor uma sincronização das mudanças. Quando a solicitação é terminada, uma nova solicitação HTTPs é emitida para iniciar o processo novamente. Desta forma podemos garantir que todos os items da mailbox estarão sincronizadas rapidamente com o dispositivo.
Mostrando o funcionamento do Direct Push...
Abaixo uma figura mostrando como é a "conversa" do dispositivo como Exchange Server 2007 (CAS Server).
- O dispositivo que está configurado para sincronizar com o Exchange Server 2007 emite uma solicitação HTTPS para o servidor. Isto é conhecido como ping. Na solicitação é inforamdo ao servidor para notificar o dispositivo se algum item novo chegar em alguma das pastas que estão configuradas para sincronização no dispositivo nos próximos 15 minutos. No entanto, o servidor deve retornar um HTTP 200 OK. O dispositivo aguardará 15 minutos para fazer uma nova solicitação HTTPS ao servidor.
- Se nenhum item chegar em 15 minutos, o servidor retorna uma resposta de HTTP 200 OK. O dispositivo recebe a resposta, e emite a resposta novamente e reinicia o processo aguardando mais 15 minutos.
- Se algum item novo chegar no período inferior a 15 minutos, o servidor envia uma resposta ao dispositivo informando que há mudanças, juntamente com o nome da pasta onde este novo ou modificado item reside. Depois que o dispositivo recebeu a respsota, ele emite uma solicitação de sincronismo para a pasta especificada. Quando a sincronização está completa, o dispositivo emite um novo "ping" e inicia o processo novamente.
Agora o que acontece quando o dispositivo não recebe o aviso do servidor nos 15 minutos estipulados no primeiro "ping"? Passado 15 minutos ele verificando que não obteve resposta, o dispositivo envia um novo ping só que agora com um tempo menor 8 minutos por exemplo. Se ele receber um HTTP 200 OK do servidor, ele vai aumentando gradativamente o intervalo dos "ping"s.
Com esta tecnologia temos um aumento no tempo de bateria do dispositivo que não fica sempre conectado e a quantidade de dados transimitidas é reduzida significativamente.
Conclusão
Neste artigo vimos como funciona o Direct Push no Exchange Server.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS