Infra - Exchange Server
Gerenciando os Agentes de Transporte do Exchange Server 2007
Neste artigo veremos como gerenciar os Transport Agents no Exchange Server 2007.
por Anderson PatricioOverview
As funções de Edge e Hub Transport são responsáveis pelos agentes de Transport (Transport Agent) do Exchange Server 2007, a função de Edge veio por padrão com 10 agentes de transporte instalados, responsáveis pela higienização e o Hub transport com 2 agentes responsáveis pelo journaling e regras de transportes internas.
O Edge concentra suas regras de transporte no componente SMTP Receive do serviço SMTP, já o HUB Transport no Categorizer, que é o próximo componente depois do SMTP Receive.
Solução
O gerenciamento é simples, totalmente baseado em Exchange Management Console, para tanto vamos abordar tal gerenciamento em tópicos, como segue:Listando os Transport Agents existentes...
A listagem dos Transport Agents é feita através do cmdlet Get-TransportAgent.
Para obtermos mais detalhes, tais como AssemblyPath (que é onde a dll do Transport Agent se encontra) e TransportAgentFactory, podemos utilizar Get-TransportAgent | FL. Mas agora vem a questão... precisamos realmente saber onde fica? A resposta é sim, com estes parametros podemos instalar um Transport Agent através do Exchange Management Shell.
Transport Agents vs SMTP Events...
Os Transport Agents estão totalmente relacionados com os SMTP Events, e eles trabalham em determinados SMTP Evens, para sabermos quais os SMTP Events o que os nos Transport Agents instalados estão utilizando, devemos utilizar o Get-TransportPipeline | fl
Desabilitando um Transport Agent
Em alguns casos é necessário desabiliarmos um determinado Transport Agent, ou ainda, para resolução de problemas. Neste caso utilizamos o cmdlet Disable-TransportAgent passando o parâmetro do Transport Agent.
Na figura abaixo, listamos os Transport Agents, paramos através do cmdlet Disable-TransportAgent e confirmamos digitando Y, feito isto rodamos mais uma vez o Get-TransportAgent e já podemos verificar que na coluna Enabled nosso Transport Agent já está alterado, ou seja, desabilitado.
Habilitando um Transport Agent
Para habilitarmos um Transport Agent, devemos utilizar o cmdlet Enable-TransportAgent e o nome do Transport Agent, como mostrado na figura abaixo.
Na figura acima, estamos listando os Transport Agents para verificarmos que um deles está desabilitado, em um segundo momento estamos habilitando e no último cmdlet verificamos que o Transport Agent já está habilitado e operacional.
Alterando a prioridade de um Transport Agent..
A prioridade é um ponto importante do Transport Agent, podemos altera-la através do Set-TransportAgent e o parâmetro Priority como mostrado no exemplo abaixo.
Mas devemos considerar alguns pontos, a prioridade é um dos dois fatores que o Transport service utiliza para o fluxo de execução de Transport Agents. O primeiro ponto e o mais importante é relacionado aos SMTP Events, eles que decidem qual será a ordem da execução, se tivermos dois Transport Agents no mesmo SMTP Event ai sim a prioridade será importante e utilizada.
Acima, listamos os Transport Agents e depois alteramos a prioridade e listamos novamente para verificarmos a diferença na coluna Priority.
Instalando um Transport Agent
A instalação de um Transport Agent, pode ser feita através do cmdlet Install-TransportAgent, da seguinte forma:
Install-TransportAgent -Name <Nome do Agente> -TransportAgentFactory <Factory do agente> -AssemblyPath <Caminho físico da dll>
Com isto podemos instalar nossos próprios Transport Agent em um Exchange Server 2007.
Removendo um Transport Agent
A remoção de um Transport Agent previamente instalado é feita através do cmdlet Uninstall-TransportAgent, da seguinte forma:
Uninstall-TransportAgent "Nome do agente"
Criando um Transport Agent
A criação de Transport Agents pode ser feita utilizando o Microsoft Visual Studio .NET 2005, através da geração de uma dll, as informações para criação podem ser verificadas neste endereço: http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/aa579185.aspx
Reinstalando todos os Transport Agents do Edge Transport Server...
Em alguns casos precisamos voltar ao estado original da instalação, para isto temos um script chamado ReinstallDefaulTransportAgents.ps1 dentro do diretório Scripts para este fim. Na figura abaixo mostramos o funcionamento do mesmo.
Conclusão
Neste artigo vimos como gerenciar os Transport Agents no Exchange Server 2007.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS