Desenvolvimento - ASP. NET

Windows Live – Introdução a plataforma Windows Live

Quem ainda não conhece a plataforma de desenvolvimento Windows Live não sabe o que está perdendo. São inúmeras API’s e SDK’s que facilitam o desenvolvimento de aplicações utilizando conceitos da Web 2.0 e de redes sociais.

por Cleber Dantas



Introdução

Quem ainda não conhece a plataforma de desenvolvimento Windows Live não sabe o que está perdendo. São inúmeras API’s e SDK’s que facilitam o desenvolvimento de aplicações utilizando conceitos da Web 2.0 e de redes sociais.

Windows Live é um conjunto de produtos e serviços oferecidos pela Microsoft que residem ou se conectam de alguma forma a Internet, um conceito conhecido como “Cloud Services” (Nuvem de serviços). Esses produtos e serviços podem facilmente serem integrados as nossas aplicações.

Windows Live é uma plataforma de consumo e também de oportunidades para desenvolvedores e sites de terceiros.

A grande maioria dos usuários da Internet já teve algum contato com algumas ferramentas e serviços que estão sob o marca “Windows Live”, serviços como Live Mail (que inclui Hotmail e MSN Mail), Live Messenger (MSN Messenger), Live Spaces, Live Search e o Virtual Earth (http://www.livemaps.com.br) são diariamente usados por milhões de usuários.

Serviços Windows Live estão numa continua evolução e novos serviços e produtos são adicionados regularmente, como o novo Windows Live SkyDrive, Silverlight Streaming, Live OneCare, Live Events e etc.

Live.jpg
Figura 1: Produtos e serviços Windows Live.

A plataforma de Desenvolvimento

Como podemos perceber realmente grande parte dos usuários da Internet utilizam de alguma forma algum produto ou serviço Windows Live. Sabendo-se disso, porque não trazer para dentro de nossas aplicações, seja ela Web, Windows ou Mobile, recursos que os usuários já estão acostumados ou ainda desenvolver nossas próprias aplicações baseadas nessas já existentes?

A Plataforma Windows Live se propõe justamente a isso, permitir que designers, desenvolvedores e entusiastas criem aplicações sofisticadas baseadas nessa gama de serviços. A plataforma Windows Live foi construída em torno de uma arquitetura simples de identidade e autenticação e regida por termos simples e consistentes.

Os desenvolvedores podem construir suas aplicações com linguagens comuns de desenvolvimento e de script, como Visual C#, JavaScript, Python, Ruby e Perl, tendo ainda um suporte total na ferramenta de desenvolvimento Visual Studio.

Essas aplicações podem rodar em distintos browsers e sistemas operacionais, como Internet Explorer, Firefox, Safari e Opera, e em sistemas operacionais como Windows, Mac OS X e Linux.

Veja abaixo como é estruturada a plataforma:

Plataforma.JPG
Figura 2: Estrutura da Plataforma Windows Live.

Como podemos ver, a plataforma é dividida em cinco grandes partes: Find & Locate, Identity, User Data, Notifications & Messaging e Infrastructure.

Vamos entender o que é cada uma delas.

Find & Locate

Live Search

logo_live_search.jpg

Você pode facilmente adicionar um sistema de busca para o seu site com o Live Search Box e caso queira mais opções de customização pode usar o Live Search Web Services onde você será capaz buscar resultados da Web, imagens, noticias, feeds e metatags de maneira programática.

Virtual Earth

logo_virtualearth.jpg

Virtual Earth é um conjunto integrado de serviços que possibilita a você desenvolver experiências online dinâmicas através de mapas e uma biblioteca de imagens Geo-Espaciais. Você ainda pode usufruir de mapas em três dimensões, modelo de visualização “Bird’s Eyes” e tudo isso com uma resolução altíssima.

Identity

Windows Live ID

logo_live_id.jpg

Windows Live ID é o sistema de identidade e autenticação oferecido pela plataforma Live (o antigo passaport network), este sistema é utilizado por todos os serviços e produtos Windows Live que requerem autenticação, atualmente existem mais de 300 milhões de usuários com um Live ID, 35 milhões só no Brasil. A titulo de curiosidade, por dia nos servidores da Microsoft são feitas cerca de um bilhão de autenticações.

User Data

Contacts

logo_conacts.jpg

Windows Live Contacts permite que pessoas tenham acesso as suas informações de contato (incluindo dados de contatos do hotmail, Messenger e contatos de dispositivos móveis) em seus sites (com total segurança e privacidade). Podemos então construir sites com conceitos de redes sociais.

Photos

logo_spaces.jpg

Armazene e acesse fotos de usuários Windows Live. A API permite aos usuários delegar permissões para sites de terceiros terem acesso de leitura ou leitura/escrita em seus álbuns de fotos armazenados dentro do Windows Live Spaces.

App Storage

Armazene dados de configurações de usuários do seu site. Essa API permite que desenvolvedores armazene pequenas quantidades de informações de configurações/estado de seus usuários nos data centers da Microsoft.

Notifications & Messaging

Messenger

logo_messenger.jpg

Permita que visitantes de seu site interajam com os usuários do Windows Live Messenger através do Windows Live Messenger Library, Windows Live Messenger IM Control e o Windows Live Presence API.

Alerts

logo_alerts.jpg

Permita que usuários do seu site recebam alertas em seu desktop, dispositivos móveis ou email. Windows Live Alerts automaticamente detecta onde os clientes estão na rede e de maneira inteligente envia o alerta para o local apropriado.

Agents

logo_agents.jpg

Crie robôs para sua empresa ou produto. Através do Messenger você pode disponibilizar um meio automático de prover informações para seus clientes. Agents usam uma linguagem natural na conversação permitindo uma interação muito boa com os usuários.

Infrastructure

Admin Center

logo_custom_domains.jpg

Windows Live Admin Center é um serviço de customização que permite a você personalizar e estender sua experiência no ambiente Live, com opções ilimitadas de e-mail e um fácil gerenciamento de domínios.

Silverlight Streaming

logo_silverlight.jpg

Silverlight Streaming é um serviço que torna fácil a disponibilização de rich media silverlight. O serviço oferece de modo gratuito uma solução para hosting e streaming de aplicações silverlight.

Naturalmente, existem mais opções dentro da plataforma (veja mais em http://dev.live.com), mas já podemos ver a grande maioria das possibilidades que nós temos trabalhando com a plataforma Windows Live.

Windows Live tools para o Visual Studio 2008

WL tools para o Visual Studio 2008 é um conjunto de controles que incorpora serviços Windows Live facilmente em nossas aplicações Web. Faça o Download aqui (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=D7C6DF11-2283-4CAC-9723-172F5C33EFBB&displaylang=en)

Tools.JPG
Figura 3: Ferramentas integradas com o Visual Studio 2008

Como podemos ver na figura acima, uma grande variedade de controles já está integrada com o Visual Studio 2008. Ou seja, se você é um desenvolvedor ASP.NET, pode usufruir ainda desse beneficio.

Windows Live Quick Apps

A fim de facilitar o aprendizado dos interessados, a Microsoft disponibiliza para os desenvolvedores uma série de aplicações de exemplo que utilizam os mais variados serviços (API’s e SDK’s) da plataforma Windows Live. Acesse o link http://dev.live.com/quickapps/default.aspx e veja as inúmeras possibilidades de desenvolvimento.

Conclusão

Como podemos ver, a plataforma Windows Live é algo enorme e que merece um estudo mais intenso por parte dos desenvolvedores. A computação cada dia mais tende para um ambiente de nuvem (cloud services) e a plataforma Windows Live realmente tem muitos serviços e produtos interessantes. Minha intenção com este artigo foi mostrar-lhes algo que para muitos ainda era desconhecido. Pretendo em breve disponibilizar artigos mais específicos sobre cada um dos temas abordados aqui hoje. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão fale comigo: cleberwd@hotmail.com.

Cleber Dantas

Cleber Dantas - Ministra palestras e mini-cursos, MSP (Microsoft Student Partner), MCAD (Microsoft Certified Application Developer) e MCTS (Microsoft certified Technology Specialist). Membro do comitê Web/Infra do INETA Brasil (International .NET Association), colaborador do Portal Linha de código e IMasters. Trabalha com a plataforma .NET desde 2003.