Design - Photoshop
Photoshop - Tradução dos Blend modes (Modos de mesclagem)
Este artigo apresenta uma lista com os Blend modes do Photoshop, suas traduções e principais características
por Luiz Felipe de FreitasBom pessoal, segue uma lista com os Blend modes do Photoshop, suas traduções e principais características.
É provavel que vejam listas semelhantes pela internet, entretanto, é imprescindível que tenhamos também em nossa coletânea de artigos essa relação com os modos de mesclagem, que são tão utilizados em nossas artes e com certeza será bastante útil em diversas ocasiões.
Normal – Normal
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Esse é o modo padrão (o modo Normal é chamado de Limiar quando se trabalha em imagens bitmaps ou de cores indexadas).
Dissolver – Dissolve
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Entretanto, a cor resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor básica ou de mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.
Escurecer – Darken
Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais escura) como cor resultante.
Os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituidos e os mais escuros não são alterados.
Multiplicação – Multiply
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica a cor básica pela cor de mesclagem.
A cor resultante é sempre a mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz a cor preta.
Multiplicar qualquer cor por branco não altera a cor.
Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras.
O efeito é semelhante ao de se desenhar na imagem com vários marca-textos.
Superexposição de cores - Color burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o contraste.
Mesclar com branco não produz alterações.
Superexposição linear - Linear burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a corbásica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o brilho.
Mesclar com branco não produz alterações
Clarear – Lighten
Examina as informações de co em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais clara) como cor resultante.
Os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Divisão – Screen
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de mesclagem básica. A cor resultante é sempre mais clara.
Dividir por preto não altera a cor. Dividir pro branco produz a cor branca.
O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.
Subexposição de cores - Color dogde
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o contraste. Mesclar com preto não produz alterações.
Subexposição linear - Linear Dodge
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho.
Mesclar com preto não produz alterações.
Sobrepor – Overlay
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor básica. Padrões ou cores se sobrepõem aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor básica. A cor básica não é substituida e sim misturada com a cor de mesclagem, para refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.Seu resultado ira depender da camada inferior
Luz suave - Soft light
Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa.
Se a cor de mesclagem (origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido subexposta.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida como se tivesse sido superexposta.
A pintura com preto ou branco puro produz uma área mais escura ou mais clara, de forma distinta, mas não resultará em preto ou branco puro.
Luz direta - Hard light
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot direta.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido dividida. Isso é importante ao adicionar realces a uma imagem.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse sido multiplicada.
Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar como preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.
Luz brilhante - Vivid light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pelo aumento de contraste.
Luz linear - Linear light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de brilho.
Luz do pino - Pin light
Substitui as cores, dependendo da cor de mesclagem.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.
Isso é importante ao adicionar efeitos especiais a uma imagem.
Diferença – Difference
Examina as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor básica ou a cor básica da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica, enquanto mesclar com preto não produz alterações.
Exclusão – Exclusion
Cria um efeito semelhante, mas de menor contranste que o do modo Diferença.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica. Mesclar com preto não produz alterações.
Matriz – Hue
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor básica e com a matiz da cor de mesclagem.
Saturação – Saturation
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a matiz da cor básica e com a saturação da cor de mesclagem.
Pintar com esse modo em uma área com saturação zero ( cinza) não produz nenhuma alteração.
Cor – Color
Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor básica e com a matiz e a saturação da cor de mesclagem.
Isso preserva os níveis de cinza na imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.
Luminosidade – Luminosity
Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor básica e com a luminosidade da cor de mesclagem.
Esse modo cria um efeito inverso ao efeito de modo Cor.
É provavel que vejam listas semelhantes pela internet, entretanto, é imprescindível que tenhamos também em nossa coletânea de artigos essa relação com os modos de mesclagem, que são tão utilizados em nossas artes e com certeza será bastante útil em diversas ocasiões.
Normal – Normal
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Esse é o modo padrão (o modo Normal é chamado de Limiar quando se trabalha em imagens bitmaps ou de cores indexadas).
Dissolver – Dissolve
Edita ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Entretanto, a cor resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor básica ou de mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.
Escurecer – Darken
Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais escura) como cor resultante.
Os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituidos e os mais escuros não são alterados.
Multiplicação – Multiply
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica a cor básica pela cor de mesclagem.
A cor resultante é sempre a mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz a cor preta.
Multiplicar qualquer cor por branco não altera a cor.
Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras.
O efeito é semelhante ao de se desenhar na imagem com vários marca-textos.
Superexposição de cores - Color burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o contraste.
Mesclar com branco não produz alterações.
Superexposição linear - Linear burn
Examina as informações de cor em cada canal e escurece a corbásica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o brilho.
Mesclar com branco não produz alterações
Clarear – Lighten
Examina as informações de co em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais clara) como cor resultante.
Os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Divisão – Screen
Examina as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de mesclagem básica. A cor resultante é sempre mais clara.
Dividir por preto não altera a cor. Dividir pro branco produz a cor branca.
O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.
Subexposição de cores - Color dogde
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o contraste. Mesclar com preto não produz alterações.
Subexposição linear - Linear Dodge
Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho.
Mesclar com preto não produz alterações.
Sobrepor – Overlay
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor básica. Padrões ou cores se sobrepõem aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor básica. A cor básica não é substituida e sim misturada com a cor de mesclagem, para refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.Seu resultado ira depender da camada inferior
Luz suave - Soft light
Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa.
Se a cor de mesclagem (origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido subexposta.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida como se tivesse sido superexposta.
A pintura com preto ou branco puro produz uma área mais escura ou mais clara, de forma distinta, mas não resultará em preto ou branco puro.
Luz direta - Hard light
Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot direta.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido dividida. Isso é importante ao adicionar realces a uma imagem.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse sido multiplicada.
Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar como preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.
Luz brilhante - Vivid light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pelo aumento de contraste.
Luz linear - Linear light
Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de brilho.
Luz do pino - Pin light
Substitui as cores, dependendo da cor de mesclagem.
Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.
Isso é importante ao adicionar efeitos especiais a uma imagem.
Diferença – Difference
Examina as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor básica ou a cor básica da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica, enquanto mesclar com preto não produz alterações.
Exclusão – Exclusion
Cria um efeito semelhante, mas de menor contranste que o do modo Diferença.
Mesclar com branco inverte os valores da cor básica. Mesclar com preto não produz alterações.
Matriz – Hue
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor básica e com a matiz da cor de mesclagem.
Saturação – Saturation
Cria uma cor resultante com a luminosidade e a matiz da cor básica e com a saturação da cor de mesclagem.
Pintar com esse modo em uma área com saturação zero ( cinza) não produz nenhuma alteração.
Cor – Color
Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor básica e com a matiz e a saturação da cor de mesclagem.
Isso preserva os níveis de cinza na imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.
Luminosidade – Luminosity
Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor básica e com a luminosidade da cor de mesclagem.
Esse modo cria um efeito inverso ao efeito de modo Cor.
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