Infra - Exchange Server
Database Recovery Management: Verificando databases e logs no Exchange Server 2007
Com este tutorial mostraremos como fazer uma análise em uma database e também em caso de algum problema ter indicação de possíveis causas através de KBs fornecidos pela própria ferramenta. Este tutorial não é para repararmos a database mas sim para validarmos a mesma, para reparo é outra opção.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2007 possui integrado um conjunto de ferramentas para auxiliar os Administradores. Neste conjunto de ferramentas que ficam localizados na seção Toolbox temos ferramentas para as mais variadas necessidades, neste artigo estaremos abordando a validação de uma database através do Database Recovery Management que faz parte do ExTRA (Exchange Troubleshooting Analyzer).
Importante salientar que todas ferramentas possuem atualização na hora de execução com isto uma boa prática é sempre mantermos as ferramentas sempre atualizadas com as últimas versões disponíveis.
Solução
Para validarmos uma database e seus respectivos logs no Exchange Server 2007, precisamos ter a mesma desmontada, para tanto vamos efetuar a seguinte sequência de passos:
Desmontado a mailbox database para verificação...
-
Abrir o Exchange Management Console
-
Expandir Server Configuration
-
Clicar no mailbox server desejado no Work Panel (em nosso exemplo SRV-EX02)
-
Expandir <Storage Group> no Result Panel (em nosso exemplo First Storage Group)
-
Clicar em <Mailbox> (em nosso exemplo Mailbox Database)
-
Na Toolbox Actions clicar em Dismount Database
-
Caixa de diálogo confirmando o Dismount da base, lembrando que com isto todos usuários contidos nesta database estarão sem acesso aos e-mails, ou seja, devemos efetuar este procedimento em horário fora do expediente. Devemos clicar em Yes.
-
Podemos verificar no Exchange Management Console na coluna Status que a mailbox database está como desmontada.
Verificando a database através do Database Recovery Management..
Agora vamos adentrar a utilização da ferramenta para validar este processo, como segue:
-
Abrir o Exchange Management Console
-
Clicar em Toolbox
-
Clicar em Database Recovery Management e na Toolbox Actions clicar em Open Tool...
-
Update and Customer Feedback. Tela inicial do assistente informando se desejamos participar do Microsoft Customer Experience Improvement Program e se desejamos atualizar a ferramenta, é uma boa prática sempre deixar a ferramenta atualizada, depois de fazermos as opções devemos clicar em Go to Welcome screen
-
Enter Server and User Information. Devemos colocar um texto para esta operação (em nosso exemplo Validacao de base) e informar nomes do servidores Exchange Server e Active Directory, depois de preenchido devemos clicar Next
-
Select one of the following tasks. Devemos clicar em Verify database and transaction log files
-
Select an Exchange Server storage group. Devemos escolher um dos Storage group que temos, em nosso exemplo First Storage Group, lembrando que a base já deve estar demonstada neste ponto. Devemos selecionar o Storage Group e clicar em Next.
-
Select and Exchange Server database from the following list of dismounted databases. Nos serão mostradas somente as databases que estão desmontadas no momento, vamos selecionar a mailbox database e clicar em Analyze Selected Databases.
-
Database Analysis: Mailbox Database. Ferramenta rodando e analisando a base e seus respectivos arquivos de logo, devemos aguardar o término deste processo.
-
Display Analysis Results. Em nosso exemplo nossa base está ok e nos é informado isto, caso a base tenha algum problema de montagem ou algo do gênero nos será informado um KB para seguirmos, ou ainda podemos clicar em Next para validarmos a base.
-
Display database Analysis Results. Nos será informado algumas informações sobre a base, tais como:
-
Status da base
-
Assinatura do log
-
Assinatura da base
-
Logs faltantes
-
Número de logs para recuperação
Feito a verificação devemos clicar em Go back to task center ou fechar a ferramenta
Conclusão
Com este tutorial mostramos como fazer uma análise em uma database e também em caso de algum problema ter indicação de possíveis causas através de KBs fornecidos pela própria ferramenta. Este tutorial não é para repararmos a database mas sim para validarmos a mesma, para reparo é outra opção.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS