Infra - Exchange Server

Gerenciando Mail Users no Exchange Server 2007

Neste tutorial mostraremos como gerenciar Mail Users no Exchange Server 2007, isto é composto de criação, remoção de atributos e exclusão dos mesmos.

por Anderson Patricio



Por Anderson Patricio / Alexandre Nakano

Overview

O Exchange Server 2007 permite o gerenciamento (criação, modificação e exclusão) de objetos através do Exchange Management Console ou ainda Management Shell. Neste tutorial como gerenciamos os objetos do tipo usuário mail-enable no Exchange Server 2007 via Exchange Management Console. Mas o que é os usuários do tipo mail-enable? Onde eu utilizo eles?

A principal característica do usuário do tipo mail-enabled é quando temos um usuário no Active Directory e o mesmo possui os atributos do Exchange com a configuração de um smpt externo, isto é importante quando temos fornecedores dentro da rede que devem efetuar logon na rede e precisam ser vistos na (GAL Global Address List) o que difere do contato que não pode efetuar logon na rede.

Solução

Vamos abordar pontualmente cada uma das fases do gerenciamento de usuários do tipo mail-enabled, como segue:

Criação dos Usuários Mail-Enabled..

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mail Contact e na Toolbox Action clicar em New Mail User...

  1. Introduction. Vamos criar um Mail User novo para tanto devemos clicar em New user ou ainda usar um usuário existente através da opção Existing user. Feito isto devemos clicar em Next.

  1. User Information. Devemos preencher as informações do novo usuário (OU onde será localizado e informações pessoais), configurado isto devemos clicar em Next.

  1. Mail Settings. Devemos definir o alias e o e-mail externo do usuário através do botão Edit, depois de preenchido devemos clicar em Next

  1. New Mail User. Sumário da configuração de criação do Usuário, devemos clicar em New.

  1. Completion. Tela final do assistente informando que o cmdlet (New-Mailuser) foi executado com sucesso.

  1. Já podemos verificar o usuário criado no Exchange Management Console.

  1. Visualizando novo Mail User na GAL (Global Address List), ou seja, o usuário pode efetuar logon e todas mensagens enviadas para ele a partir da organização Exchange irão para o e-mail externo deste usuário.

Desabilitando um Mail User..

Quando falamos em desabilitar um usuário e/ou contato no Exchange Server 2007 estamos dizendo que os atributos do Exchange serão removidos mas o mesmo continua no Active Directory, vamos desabilitar um contato do nosso Active Directory, seguem os passos necessários:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mail Contact
  4. Clicar no contato desejado, em nosso exemplo Rob Ranches e clicar na Toolbox Actions em Disable

  1. Nos será mostrado um aviso informando se realmente desejamos remover os atributos do Exchange deste contato, vamos clicar em Yes.

Removendo um Mail User...

A remoção de um Mail User é a exclusão do Mail User propriamente dita do Active Directory e consequentemente os atributos do Exchange, para efetuarmos a remoção, devemos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mail Contact
  4. Clicar no Mail User desejado, em nosso exemplo Rob Ranches e clicar na Toolbox Actions em Remove

  1. Na nova janela nos será questionado se desejamos remover o Mail User do Active Directory, devemos clicar em Yes.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como gerenciar Mail Users no Exchange Server 2007, isto é composto de criação, remoção de atributos e exclusão dos mesmos.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/