Infra - Exchange Server
Gerenciando Mail Users no Exchange Server 2007
Neste tutorial mostraremos como gerenciar Mail Users no Exchange Server 2007, isto é composto de criação, remoção de atributos e exclusão dos mesmos.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2007 permite o gerenciamento (criação, modificação e exclusão) de objetos através do Exchange Management Console ou ainda Management Shell. Neste tutorial como gerenciamos os objetos do tipo usuário mail-enable no Exchange Server 2007 via Exchange Management Console. Mas o que é os usuários do tipo mail-enable? Onde eu utilizo eles?
A principal característica do usuário do tipo mail-enabled é quando temos um usuário no Active Directory e o mesmo possui os atributos do Exchange com a configuração de um smpt externo, isto é importante quando temos fornecedores dentro da rede que devem efetuar logon na rede e precisam ser vistos na (GAL Global Address List) o que difere do contato que não pode efetuar logon na rede.
Solução
Vamos abordar pontualmente cada uma das fases do gerenciamento de usuários do tipo mail-enabled, como segue:
Criação dos Usuários Mail-Enabled..
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Clicar em Mail Contact e na Toolbox Action clicar em New Mail User...
- Introduction. Vamos criar um Mail User novo para tanto devemos clicar em New user ou ainda usar um usuário existente através da opção Existing user. Feito isto devemos clicar em Next.
- User Information. Devemos preencher as informações do novo usuário (OU onde será localizado e informações pessoais), configurado isto devemos clicar em Next.
- Mail Settings. Devemos definir o alias e o e-mail externo do usuário através do botão Edit, depois de preenchido devemos clicar em Next
- New Mail User. Sumário da configuração de criação do Usuário, devemos clicar em New.
- Completion. Tela final do assistente informando que o cmdlet (New-Mailuser) foi executado com sucesso.
- Já podemos verificar o usuário criado no Exchange Management Console.
-
Visualizando novo Mail User na GAL (Global Address List), ou seja, o usuário pode efetuar logon e todas mensagens enviadas para ele a partir da organização Exchange irão para o e-mail externo deste usuário.
Desabilitando um Mail User..
Quando falamos em desabilitar um usuário e/ou contato no Exchange Server 2007 estamos dizendo que os atributos do Exchange serão removidos mas o mesmo continua no Active Directory, vamos desabilitar um contato do nosso Active Directory, seguem os passos necessários:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Clicar em Mail Contact
- Clicar no contato desejado, em nosso exemplo Rob Ranches e clicar na Toolbox Actions em Disable
- Nos será mostrado um aviso informando se realmente desejamos remover os atributos do Exchange deste contato, vamos clicar em Yes.
Removendo um Mail User...
A remoção de um Mail User é a exclusão do Mail User propriamente dita do Active Directory e consequentemente os atributos do Exchange, para efetuarmos a remoção, devemos:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Clicar em Mail Contact
- Clicar no Mail User desejado, em nosso exemplo Rob Ranches e clicar na Toolbox Actions em Remove
- Na nova janela nos será questionado se desejamos remover o Mail User do Active Directory, devemos clicar em Yes.
Conclusão
Neste tutorial mostramos como gerenciar Mail Users no Exchange Server 2007, isto é composto de criação, remoção de atributos e exclusão dos mesmos.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS