Gerência - Metodologias e Processos

MOF: SMF Financial Management (Gerenciamento Financeiro)

Este artigo introduz a quarta SMF da fase Planejar, nós veremos as atividades que fazem parte da função Financial Management e os procedimentos que devem ser executados para alcançarmos os objetivos definidos aqui.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Este artigo introduz a quarta SMF da fase Planejar, nós veremos as atividades que fazem parte da função Financial Management e os procedimentos que devem ser executados para alcançarmos os objetivos definidos aqui. Tenha uma ótima leitura.

Obs.: As informações deste artigo são básicas e destinadas ao prévio entendimento do MOF 4, para maiores detalhes acompanhe a série de vídeos no site do Projeto MOF Brasil.

Introdução

As práticas financeiras realizadas por TI devem conter atividades que levem até uma melhor decisão com relação aos investimentos, a SMF Financial Management trás as atividades necessárias para que durante uma alteração, seja na estrutura, em algum sistema, serviço, pessoa da equipe ou até um processo os custos sejam justificados. Os custos justificados deverão levar em conta os níveis de serviço, o impacto nos negócios e as expectativas da organização.

Figura 1 – A SMF Financial Management no MOF 4.0.

Objetivos

Relacionar o custo de um serviço com os benefícios que o mesmo pode trazer para a organização, reforçando bem qual será o retorno sobre o investimento (ROI) considerando os riscos envolvidos e deixando bem claro qual será o investimento necessário de início ao fim na implementação de um novo serviço ou alteração. Em uma frase: Deixar claro o custo/benefício do serviço.

Processos

Para que cada um dos processos desta SMF seja realizado existe um fluxo, este fluxo pode acontecer de forma seqüencial ou paralela, dependendo de como cada processo funciona dentro da organização. É claro que quando existem dependências entre um processo e outro estes deverão ser executados de forma seqüencial ou ainda se a pessoa ou equipe responsável por um processo for a mesma pelo outro também. O que eu quero dizer é que, dependendo da forma com que o processo foi implementado na organização, suas dependências ou ainda o tamanho da equipe responsável por ele, sua execução será ligeiramente alterada, mas isso não afetará suas atividades ou produto final. Acompanhe a seguir os 3 processos e suas atividades para a SMF Financial Management.

1. Estabelecendo requisitos de serviço e Plano de orçamento.

Esta atividade possibilita o melhor entendimento das necessidades da organização para que os investimentos sejam feitos em serviços que possibilitem o uso pró-ativo e estratégico da tecnologia na organização. As principais atividades deste processo são:

· Endereçar os requisitos de serviço e a estratégia da organização.

· Planejar um orçamento.

· Conduzir uma revisão do orçamento.

· Gerenciar a realização do valor de TI.

2. Gerenciando Finanças.

As atividades mais tradicionais de gestão financeira são abordadas aqui, desde o modelo de custos, relatórios até a alocação de custos, para que o orçamento de TI seja utilizado de acordo com o que é prioridade para o negócio. As principais atividades deste processo são:

· Gerenciar as finanças de TI.

· Criar o orçamento de TI.

· Determinar custos de suporte e operação.

· Desenvolver iniciativas para inovações e melhorias.

· Determinar o custo de projetos.

· Estabelecer uma consciência de valor realizado através de TI.

3. Realizar contabilidade e relatórios de TI.

Nesta atividade temos a realização da contabilidade, da comparação de custos, relatórios com a utilização de serviço e dos benefícios que cada serviço trouxe para a organização. A principal atividade deste processo é:

· Realizar contabilidade e relatórios de TI

Conclusão

E assim terminamos mais um artigo sobre MOF 4.0, desta vez conhecemos os processos da SMF Financial Management fechando a fase Planejar, no próximo artigo nós aprenderemos um pouco sobre as atividades da SMF Envision, já na fase Entregar, até lá e muito obrigado.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.