Gerência - Metodologias e Processos

MOF: Manage Layer (Camada Gerenciar)

Este é o artigo em que conheceremos a camada fundamental para o ciclo de vida de TI, a camada Gerenciar, veremos também seus processos, atividades e abordagem durante todas as três fases do ciclo.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Este é o artigo em que conheceremos a camada fundamental para o ciclo de vida de TI, a camada Gerenciar, veremos também seus processos, atividades e abordagem durante todas as três fases do ciclo, ótima leitura para você.

Introdução

Esta sim é uma das grandes novidades da nova versão do MOF, antes tínhamos os quadrantes e agora temos as três fases e a camada Gerenciar, da qual iremos falar um pouco neste artigo. A camada Gerenciar faz uma integração entre a tomada de decisão, o gerenciamento de riscos e os processos de gerenciamento de Alterações através de todas as atividades realizadas no decorrer do ciclo de vida de TI. Nesta camada é que fica decidido como cada atividade de TI deve ser coordenada e quais os meios utilizados para realizar cada tarefa, promovendo maior consistência nas escolhas e definições de papéis e funções. Lembra do Modelo de Equipe na versão anterior do MOF? Então, será nesta camada que iremos encontrar todas as sugestões do antigo modelo e as novas práticas que serão aplicadas para todas as SMFs no decorrer das fases do ciclo de vida.

Figura 1 – A Camada Gerenciar no Ciclo de Vida de TI.

Características

Com a reformulação do MOF os antigos quadrantes não existem mais, agora nós temos as três fases e uma camada. Neste artigo nós iremos conhecer algumas das mais importantes características da camada Gerenciar, acompanhe.

Objetivos

Entre os objetivos da camada se destaca a importância de estabelecer uma abordagem integrada das atividades de gerenciamento de serviços de TI. Os investimentos com TI devem proporcionar o retorno esperado pela organização, as decisões de investimentos e alocação de recursos devem ser feitas pelas pessoas apropriadas com um nível aceitável de risco através de processos documentados e controlados, sempre através de uma comunicação limpa e direta. Os processos de Governança de TI devem ser explícitos ao mesmo tempo em que compartilham o gerenciamento de riscos com toda organização, assim como as políticas e os controles internos.

Service Management Functions

Assim como na versão anterior do MOF as Funções de Gerenciamento de Serviços, Service Management Functions (SMFs) sugerem as atividades que devem ser executadas durante o ciclo de vida de um projeto de TI, mas no MOFv4 estas atividades têm como objetivo alinhar a TI com as necessidades do negócio. A camada Gerenciar contêm 3 SMFs que você pode ver resumidamente a seguir. Maiores detalhes só serão tratados em artigos exclusivos para cada SMF.

· Governance, Risk, and Compliance

· Change and Configuration

· Team

Management Review

Na camada a revisão feita tem o objetivo de estabelecer metas e avaliar progressos garantindo resultados durante o ciclo de vida de TI. Apenas uma MR é utilizada na camada Gerenciar, que é esta a seguir:

Policy and Control Management Review: São verificações que avaliam a efetividade das políticas e controles internos através de todo o ciclo de vida de TI, sendo extremamente importantes por envolverem muitos controles presentes na organização. Logo, esta importância da revisão leva a necessidade de realizarmos esta verificação ao menos duas vezes por ano, claro que a freqüência desta revisão deverá ser combinada de acordo com a quantidade de controles a serem revisados e a importância de cada um. Um dos objetivos desta revisão é avaliar a efetividade do gerenciamento de alterações no ambiente e realizar melhorias contínuas nas atividades executadas.

Obs.: Para entender melhor a integração entre as fases do MOF com a camada Gerenciar leia o artigo sobre o relacionamento entre os componentes do MOF.

Conclusão

E finalmente concluímos aqui o artigo em que conhecemos as características, os objetivos, as Service Management Functions (SMFs) e a Management Review (MR) da camada Gerenciar, com este conhecimento já podemos dar mais um passo em nossos estudos e a partir do próximo artigo nós iremos estudar as SMFs, até lá e muito obrigado pela leitura.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.