Gerência - Metodologias e Processos

MOF: Deliver Phase (Fase Entregar)

Este é o artigo em que nós conheceremos a segunda fase do ciclo de vida de TI, a fase Entregar, bem como seus processos e atividades envolvidas.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Este é o artigo em que nós conheceremos a segunda fase do ciclo de vida de TI, a fase Entregar, bem como seus processos e atividades envolvidas, ótima leitura para você.

Introdução

A fase Entregar é a segunda etapa do ciclo de vida de TI, ela começa logo após o término da fase Planejar, nesta etapa encontramos as atividades necessárias para planejar, desenhar, criar e implementar o serviço ou solução, lembrando que não importa o tamanho da alteração, seja ela pequena ou grande, o ideal é sempre utilizarmos o ciclo de vida de TI para nos guiar durante o projeto. Esta fase é baseada no modelo Microsoft Solutions Framework (MSF) e agora com esta adição o MOF se tornou muito mais completo.

Figura 1 – A Fase Entregar no Ciclo de Vida de TI.

Características

Com a reformulação do MOF os antigos quadrantes não existem mais, agora nós temos as três fases e uma camada. Neste artigo nós iremos conhecer algumas das mais importantes características da fase Entregar, acompanhe.

Objetivos

Um dos principais objetivos da fase Entregar é garantir que os projetos atuais possam ser bem idealizados, planejados, criados e implementados, sempre de acordo com as necessidades do negócio e as especificações dos clientes. Para isso será necessário coletar os requisitos antes de planejar a solução, preparar o desenho da solução, desenvolver planos de trabalho, estimativas de custos e cronograma de entregáveis. Um dos objetivos aqui também é entregar um solução de alta qualidade, realizar uma implementação estável, alinhar as SMFs desta fase e utilizar as Management Reviews para assegurar a efetividade das atividades desenvolvidas.

Service Management Functions

Assim como na versão anterior as Funções de Gerenciamento de Serviços, Service Management Functions (SMFs) sugerem as atividades que devem ser executadas durante o ciclo de vida de um projeto de TI, mas no MOFv4 estas atividades têm como objetivo alinhar a TI com as necessidades do negócio. A fase Entregar contem 5 SMFs que você pode ver resumidamente a seguir. Maiores detalhes só serão tratados em artigos exclusivos para cada SMF.

· Envision

· Project Planning

· Build

· Stabilize

· Deploy

Management Reviews

Assim como na primeira fase aqui nós também temos os pontos de reflexão, nossos conhecidos milestones. Para a fase entregar nós contamos com duas MRs que são muito importantes para garantir um desenho efetivo e uma entrega bem sucedida dos serviços de TI. Estas Management Reviews são:

Project Plan Approved Management Review: Logo após os conceitos do projeto terem sido atendidos e a visão realizada será necessário criar os planos de trabalho, estimar os custos e criar os cronogramas para os mais diversos entregáveis, com isso uma série de documentos será elaborada para formar o plano do projeto. Esta MR fica responsável por avaliar se o que foi desenvolvido é o suficiente para seguirmos com o projeto para a fase de criação.

Release Readiness Management Review: Antes que a solução seja implementada esta MR avaliará o que foi desenvolvido para garantir se tudo está pronto para ser empregado ao ambiente. Uma melhor prática é formar uma equipe de pessoas que avaliará a maturidade do que foi desenvolvido, desde a operabilidade da solução até a coerência e abrangência dos planos desenvolvidos. O propósito disso tudo é certificar que o produto desta fase satisfaz as necessidades da organização. Para quem já conhece o MOF desde a versão anterior sabe que aqui está o famoso GO/NO-GO decidindo se é a hora ou não de ir para a próxima etapa.

Conclusão

Sendo assim, concluímos aqui o artigo em que conhecemos as características, os objetivos, as Service Management Functions (SMFs) e as Management Reviews (MRs) da fase Entregar, com este conhecimento já podemos dar mais um passo em nossos estudos e no próximo artigo nós veremos a fase Operar, até lá e muito obrigado pela leitura.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.