Gerência - Metodologias e Processos

MOF: Plan Phase (Fase Planejar)

Este é o artigo em que conheceremos a primeira fase do ciclo de vida de TI, a fase Planejar, bem como seus processos e atividades envolvidas, ótima leitura para você.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Este é o artigo em que conheceremos a primeira fase do ciclo de vida de TI, a fase Planejar, bem como seus processos e atividades envolvidas, ótima leitura para você.

Introdução

A fase Planejar, primeira etapa do ciclo de vida, é onde a TI trabalha alinhada com o Negócio da organização para que seja possível entregar serviços com maior valor visando tornar a empresa mais competitiva, atendendo a estratégia da organização e suas necessidades na busca de confiabilidade. É possível entender as políticas existentes e orientar da melhor forma os investimentos financeiros durante a tomada de decisão, criando uma sintonia integrada entre a estratégia de TI e a estratégia da própria organização. Os profissionais de TI trabalham seguindo as necessidades do negócio da empresa para que o cenário atual seja entendido e os objetivos acertados dentro das capacidades do departamento de TI.

Figura 1 – A Fase Planejar no Ciclo de Vida de TI.

Características

Com a reformulação do MOF os antigos quadrantes não existem mais, agora nós temos as três fases e uma camada. Neste artigo nós iremos conhecer algumas das mais importantes características da fase Planejar, acompanhe.

Objetivos

Durante todas as atividades desta fase o objetivo principal será oferecer orientações para que a equipe de TI possa planejar continuamente as melhorias na estratégia de serviços de TI, garantindo que estes agreguem valor, sejam repetíveis, seguros, estejam em conformidade, mantenham um ótimo custo benefício e se adaptem as necessidades variáveis do negócio.

Service Management Functions

Assim como na versão anterior as Funções de Gerenciamento de Serviços, Service Management Functions (SMFs) sugerem as atividades que devem ser executadas durante o ciclo de vida de um projeto de TI, mas no MOFv4 estas atividades têm como objetivo alinhar a TI com as necessidades do negócio. A fase Planejar contém 4 SMFs que você pode ver resumidamente a seguir. Maiores detalhes só serão tratados em artigos exclusivos para cada SMF.

· Business/IT Alignment

· Reliability

· Policy

· Financial Management

Management Reviews

Durante as atividades da primeira fase existem pontos de verificação chamados de Management Review, estes possibilitam um método de análise e revisão dos resultados de cada tarefa e se for necessário sugere ações para melhorar a performance de cada atividade antes de partir para a próxima fase do ciclo. Na fase Planejar encontramos duas Management Review, que são:

Service Alignment Management Review: O foco desta revisão é entender o que deve ser oferecido, a demanda pelo serviço de TI e o investimento necessário para que o valor de negócio da TI seja percebido. É muito importante que esta revisão seja vista como um controle que possibilita identificar algum problema entre a integração da TI e o Negócio, resultando no entendimento do impacto que o novo serviço vai causar na estratégia de TI.

Portfolio Management Review: O foco desta revisão é entender os conceitos e as necessidades da alteração proposta para o serviço de TI, aprovando a visão e escopo inicial resultando em um acordo de expectativas da TI e da organização com relação ao impacto do trabalho proposto. A intenção é mostrar que a TI está trabalhando da melhor forma com relação os impactos causados no ambiente, deixando claras as melhorias trazidas através da alteração e viabilizando a criação do Plano do Projeto na próxima fase.

Conclusão

Portanto, concluímos aqui nosso artigo em que conhecemos as características, os objetivos, as Service Management Functions (SMFs) e as Management Reviews (MRs) da fase Planejar, com este conhecimento já podemos dar mais um passo em nossos estudos e no próximo artigo nós veremos a fase Entregar, até lá e muito obrigado pela leitura.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.