Design - Photoshop

Tutorial Adobe Photoshop CS2/ CS 3 - Criando uma ferida

Nesse tutorial iremos criar uma ferida aberta, existem diversas formas de se criar uma ferida, muitas delas bastante automatizadas, porém, podem nos limitar um pouco.

por Luiz Felipe de Freitas



Nesse tutorial iremos criar uma ferida aberta, existem diversas formas de se criar uma ferida, muitas delas bastante automatizadas, porém, podem nos limitar um pouco, essa maneira que veremos abaixo apesar de simples, nos abre possibilidades, pois não nos limita em tamanho, forma ou colorações, é uma maneira que nos faz entender bem o processo de construção de um efeito. Utilizando sombreados, e clareamentos a fim de criar manualmente o relevo relativo às elevações da pele. Vamos a ele então.

1° Passo:

Abra a imagem de sua preferência.
Com alguma ferramenta de seleção, eu utilizei a Pen tool (Ferramenta Caneta), (
pen-tool.jpg) porém você pode utilizar a lasso tool lasso.jpg, ou até mesmo a poligonal lasso tool poligonal.jpg, e crie a forma de sua ferida.
Em seguida tecle SHIFT + CRTL + N, dessa forma criaremos uma nova camada vazia acima da camada da imagem escolhida para a aplicação do efeito. Teremos assim, a seleção marcada nessa nova camada vazia.

1.jpg


2º Passo:

Agora selecione a cor (#cc0404), e utilize a ferramenta Paint Bucket Tool (Ferramenta balde de tinta), (balde.jpg),para preencher a seleção na nova camada vazia criada.

2.jpg

3° Passo:

Ainda com a ferida selecionada e ainda na mesma camada, dê um ZOOM na imagem para aproximá-la, e com a cor (#850505) selecionada, utilize a ferramenta Brush Tool (Pincel) (pincel.jpg) para pintar a borda interna do contorno da ferida, assim iremos simular um sombreado que por sua vez, fará o papel de entalhe dando a impressão de profundidade, faça de forma que o pincel não atinja a parte central da ferida. Atente as configurações do pincel na imagem abaixo.

3.jpg

4° Passo:

Agora tecle SHIFT + CRTL + I, para inverter a seleção.
E com a mesma Brush Tool (Ferramenta pincel) (
pincel.jpg) com a cor (#ba8570), pintaremos agora uma borda externa mais clara para a ferida. Dessa forma simularemos um clareamento que fará o papel de chanfro dando a impressão de elevação na pele.

4.jpg


5º Passo:

Agora tecle CRTL + D para desmarcar a seleção, e CRTL + M para acionar a caixa de curvas. Iremos regular a tonalidade das colorações.
Configure como na imagem abaixo:

5.jpg


6º Passo:

Agora acione a Pencil Tool (Ferramenta Lápis) (lapis.jpg) e, em uma nova camada (SHIFT + CRTL + N) faça um traço vertical com a cor (#680404) do mesmo comprimento da ferida. Criaremos um traçado, a fim de marcar algumas leves escoriações na pele, algo bem superficial. Utilize a tecla SHIFT simultaneamente para que o traçado saia em linha reta. Atente às configurações da ferramenta expostas na imagem abaixo.

6.jpg


7º Passo:

Em seguida, aplicaremos um filtro, a fim de tracejar essa linha recém criada. Portanto , vá ao menu FILTER (Filtro)> STYLIZE (Estilização)> WIND ( Vento). E marque as configurações como na imagem abaixo. Esse filtro irá simular um movimento na linha, repuxando todo seu comprimento lateralmente na direção escolhida.

wind.jpg


8º Passo:

Agora iremos posicionar esse tracejado, primeiramente, utilize o atalho CONTROL + J para duplicar a camada referente ao tracejado, em seguida, CONTROL + T em cada camada, para posicioná-las.
7.jpg


9º Passo:

Feito esse posicionamento, vamos criar uma curvatura para que ele se encaixe perfeitamente pela extensão lateral da ferida.
Utilizaremos o recurso EDIT(Editar)> TRANSFORM(Transformar)>WARP ( Deformar), no recurso WARP, teremos diversos pontos ancora espalahados pela extensão do tracejado, utilize-os fazendo a movimentação para que a curvatura siga a extensão da ferida, como dito acima.

8.jpg

Repare que apesar de quase imperceptível, o tracejado causa uma diferença importante, pois acrescenta certa irregularidade na superfície lateral da ferida.


10º Passo:

Feita a parte da ferida, não podemos nos esquecer do leve hematoma por trás dela, portanto, clique na camada referente à imagem utilizada (no nosso caso a testa do homem), e com a ferramenta BURN TOOL (Subexposição) burn.jpg e com as configurações marcadas dessa forma; burn config.jpg crie um leve escurecimento na pele, abaixo da ferida.
Confira abaixo o resultado final, após a criação do hematoma.

9.jpg

Espero que gostem desse artigo.
Um abraço a todos.

E até o próximo !

Luiz Felipe de Freitas.

Luiz Felipe de Freitas

Luiz Felipe de Freitas - Photoshopmaster e Designer Gráfico formado pelo curso tecnico de Design gráfico e Produção Gráfica Senac Rio Tecnologia.
Também certificado pelo curso britânico Total training For Adobe Photoshop/Illustrator Cs 2 / Cs 2 Advanced.
Há 5 anos atuando como gerente e Adm do Staff do portal e forum de designers e web designers,
Upmasters.