Infra - Exchange Server
Habilitando o Local Continous Replication (LCR) no Exchange Server 2007
Com este tutorial mostraremos como habilitar o LCR no Exchange Server 2007 e verificar se o mesmo está replicando de forma adequada.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2007 possui um recurso não disponível nas versões anteriores que é Local Continuous Replication, ou seja, a database e os logs são replicados para outro local no disco. Permitindo assim mais uma alternativa de Disaster Recovery, utilizando esta cópia para voltar uma database de forma rápida e eficiente.
Importante: o recurso de LCR permite apenas um mailbox store por storage group para este fim.
Solução
Para habilitarmos o LCR devemos efetuar os seguintes passos:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Server Configuration
- No Result Panel clicar no nome do servidor
- Clicar no Storage Group no Work Panel com isto na Toolbox Actions será habilitado a opção Enable Local Continuous Replication... devemos clicar na mesma.
- Introduction. Nos é mostrado o nome do servidor com o Storage Group e também nos mostra as databases que este Storage Group contém.
- Agora nos é mostrado o nome do Storage Group que iremos fazer o LCR e abaixo devemos escolher o caminho da cópia dos arquivos de log, feito a escolha devemos clicar em Next.
- Mailbox Database. Devemos escolher o caminho onde os arquivos de database serão copiados (.edb), devemos clicar em Next.
- Enable. Nos será mostrado um sumário com os caminhos do LCR, devemos confirmar e clicar em Enable.
- Completion. Será nos informado que os cmdlets (enable-databasecopy e enable-storagegroup copy) foram executados com sucesso.
Verificando o status do LCR...
Podemos ver as propriedades de várias maneiras a primeira é pela própria interface gráfica da seguinte forma:
- Open Exchange Management Console
- Expandir Server Configuration
- Clicar em Mailbox
- No Result Panel clicar no servidor desejado
- No Work Panel será mostrado todos os storage groups e mailbox stores, podemos perceber que existe um coluna chamada Copy Status e a mesma informa como está a saúde da replicação.
- Na mesma janela acima, podemos pedir Properties do Storage Group em nosso exemplo First Storage Group e devemos ir até a guia Local Continuous Replication e nos será mostrado informações sobre a replicação de logs e database como também o local onde os arquivos estão sendo copiados.
Conclusão
Com este tutorial mostramos como habilitar o LCR no Exchange Server 2007 e verificar se o mesmo está replicando de forma adequada.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS