Infra - Exchange Server

Habilitando o Local Continous Replication (LCR) no Exchange Server 2007

Com este tutorial mostraremos como habilitar o LCR no Exchange Server 2007 e verificar se o mesmo está replicando de forma adequada.

por Anderson Patricio



Autores: Anderson Patricio / Alexandre Nakano

Overview

O Exchange Server 2007 possui um recurso não disponível nas versões anteriores que é Local Continuous Replication, ou seja, a database e os logs são replicados para outro local no disco. Permitindo assim mais uma alternativa de Disaster Recovery, utilizando esta cópia para voltar uma database de forma rápida e eficiente.

Importante: o recurso de LCR permite apenas um mailbox store por storage group para este fim.

Solução

Para habilitarmos o LCR devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Server Configuration
  3. No Result Panel clicar no nome do servidor
  4. Clicar no Storage Group no Work Panel com isto na Toolbox Actions será habilitado a opção Enable Local Continuous Replication... devemos clicar na mesma.

  1. Introduction. Nos é mostrado o nome do servidor com o Storage Group e também nos mostra as databases que este Storage Group contém.

  1. Agora nos é mostrado o nome do Storage Group que iremos fazer o LCR e abaixo devemos escolher o caminho da cópia dos arquivos de log, feito a escolha devemos clicar em Next.

  1. Mailbox Database. Devemos escolher o caminho onde os arquivos de database serão copiados (.edb), devemos clicar em Next.

  1. Enable. Nos será mostrado um sumário com os caminhos do LCR, devemos confirmar e clicar em Enable.

  1. Completion. Será nos informado que os cmdlets (enable-databasecopy e enable-storagegroup copy) foram executados com sucesso.

Verificando o status do LCR...

Podemos ver as propriedades de várias maneiras a primeira é pela própria interface gráfica da seguinte forma:

  1. Open Exchange Management Console
  2. Expandir Server Configuration
  3. Clicar em Mailbox
  4. No Result Panel clicar no servidor desejado
  5. No Work Panel será mostrado todos os storage groups e mailbox stores, podemos perceber que existe um coluna chamada Copy Status e a mesma informa como está a saúde da replicação.

  1. Na mesma janela acima, podemos pedir Properties do Storage Group em nosso exemplo First Storage Group e devemos ir até a guia Local Continuous Replication e nos será mostrado informações sobre a replicação de logs e database como também o local onde os arquivos estão sendo copiados.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como habilitar o LCR no Exchange Server 2007 e verificar se o mesmo está replicando de forma adequada.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/