Desenvolvimento - HTML
Web 3.0, o que há de novo?
Saiba o que muda com a web 3.0, o que há de novo e quais as tendências do mundo digital. O que é a Enterprise 2.0 e muito mais.
por Jorge Luiz V. B. NunesApresentação:
Olá, este é meu primeiro artigo aqui, espero que gostem. Para iniciar falarei sobre o novo mundo da WEB, os conceitos, metodologias e ferramentas que rondam nossa Internet. Estive presente em alguns Fóruns de discussões sobre as tendências da Web e espero compartilhar um pouco desta experiência.
O que está em pauta?
Especialistas afirmam que estamos entrando em uma nova era da Internet, alguns a chamam de web 3.0, Era da DR (Digital Reputation) e assim por diante. O importante é entendermos os diversos temas discutidos, que referenciam algumas ferramentas e links interessantes para nosso dia-a-dia. A mensagem deixada por representantes de grande parte de nossos Comunicadores ( Canais de comunicação, operadoras de telefonia, agências e prestadoras de serviço de comunicação em geral), é de uma nova Internet, onde o que importa é a forma como as pessoas se relacionam, o estudo do comportamento e seu meio de vida. Hoje não encontramos mais previsões do que se tornará a Internet, e sim dados comprovados da grande expansão da mesma. Tais dados deixaram alguns desafios para as empresas, dentre eles, como controlar sua governança, de modo a comportar profissionais cada vez mais informados, detentores de um poder capaz de desestruturar ou impulsionar completamente uma organização.
As empresas buscam cada vez mais INOVAÇÃO. E sabendo que o recurso com maior capacidade para expor novas idéias, encontra-se entre a mão de obra JOVEM (não mais entendido no mundo publicitário como faixa etária, mas como estado de espírito), as corporações encontram alguns obstáculos, desde como segurar seus colaboradores, devido a grande quantidade de ofertas de trabalho para profissionais qualificados, e a facilidade em se adquirir informação, até como atualizar seus métodos e processos usando a Internet como aliada para o crescimento, e não mais como um problema para a empresa. A escolha dos profissionais por qualidade de vida e maior liberdade de criação, passou a ser fator primordial em sua carreira. Assim, os mesmos não aceitam serem restringidos, e buscam cada vez mais formas de manter seu relacionamento com outras pessoas.
Resumidamente, ficou a seguinte dúvida: Bloquear o acesso dessas ferramentas de relacionamento, e esperar que encontrem uma nova que faça o mesmo, ou que até criem suas próprias ferramentas? Ou buscar alternativas que tragam essas mentes pensantes e cheias de informação para o lado de TI como aliados?
Na verdade o movimento da Web 3.0 pode consolidar como principais características:
Desta imensa variedade de ferramentas e links, que podem ser úteis, pessoalmente e profissionalmente, são citadas: Wikis, Blogs, Mashups, Social Tagging, RSS, Social BookMarking, Social NetWorking.
Com o surgimento crescente destas ferramentas, algumas conseqüências são inevitáveis:
Diversas ferramentas de web 2.0 já interagem com alguns celulares, como o MSN por exemplo, que já vem instalado em alguns aparelhos.
Conclusão:
Estima-se que com o uso adequado das novas interfaces e aplicações web, as corporações tenham maior chance de permanecer no mercado. É uma tarefa difícil e arriscada, mas que se torne cada vez mais inadiável. As gerações estão mudando, e assim como acontece desde que o mundo é mundo, não serão os mais fortes que irão sobreviver, e sim os que melhor se adaptarem as MUDANÇAS.
Nos próximos artigos pretendo me aprofundar mais em cada tema de nossa suposta WEB 3.0
Espero que tenham gostado!
Olá, este é meu primeiro artigo aqui, espero que gostem. Para iniciar falarei sobre o novo mundo da WEB, os conceitos, metodologias e ferramentas que rondam nossa Internet. Estive presente em alguns Fóruns de discussões sobre as tendências da Web e espero compartilhar um pouco desta experiência.
O que está em pauta?
Especialistas afirmam que estamos entrando em uma nova era da Internet, alguns a chamam de web 3.0, Era da DR (Digital Reputation) e assim por diante. O importante é entendermos os diversos temas discutidos, que referenciam algumas ferramentas e links interessantes para nosso dia-a-dia. A mensagem deixada por representantes de grande parte de nossos Comunicadores ( Canais de comunicação, operadoras de telefonia, agências e prestadoras de serviço de comunicação em geral), é de uma nova Internet, onde o que importa é a forma como as pessoas se relacionam, o estudo do comportamento e seu meio de vida. Hoje não encontramos mais previsões do que se tornará a Internet, e sim dados comprovados da grande expansão da mesma. Tais dados deixaram alguns desafios para as empresas, dentre eles, como controlar sua governança, de modo a comportar profissionais cada vez mais informados, detentores de um poder capaz de desestruturar ou impulsionar completamente uma organização.
As empresas buscam cada vez mais INOVAÇÃO. E sabendo que o recurso com maior capacidade para expor novas idéias, encontra-se entre a mão de obra JOVEM (não mais entendido no mundo publicitário como faixa etária, mas como estado de espírito), as corporações encontram alguns obstáculos, desde como segurar seus colaboradores, devido a grande quantidade de ofertas de trabalho para profissionais qualificados, e a facilidade em se adquirir informação, até como atualizar seus métodos e processos usando a Internet como aliada para o crescimento, e não mais como um problema para a empresa. A escolha dos profissionais por qualidade de vida e maior liberdade de criação, passou a ser fator primordial em sua carreira. Assim, os mesmos não aceitam serem restringidos, e buscam cada vez mais formas de manter seu relacionamento com outras pessoas.
Resumidamente, ficou a seguinte dúvida: Bloquear o acesso dessas ferramentas de relacionamento, e esperar que encontrem uma nova que faça o mesmo, ou que até criem suas próprias ferramentas? Ou buscar alternativas que tragam essas mentes pensantes e cheias de informação para o lado de TI como aliados?
Na verdade o movimento da Web 3.0 pode consolidar como principais características:
- Transparência;
- Autenticidade;
- Navegabilidade;
- Velocidade da Informação
- Inovação;
- Behaviour Targeting (Segmentação Comportamental);
- Reputação Digital;
- Identidade Digital;
- Infotopia (Como as mentes produzem conhecimento);
- Web Semântica;
- Web em celulares;
- Marketing de influência social;
- Web Mobile;
Desta imensa variedade de ferramentas e links, que podem ser úteis, pessoalmente e profissionalmente, são citadas: Wikis, Blogs, Mashups, Social Tagging, RSS, Social BookMarking, Social NetWorking.
Com o surgimento crescente destas ferramentas, algumas conseqüências são inevitáveis:
- Instabilidade crescente;
- Fragmentação das Mídias;
- Consumidor no controle das marcas;
- Erosão da confiança nas instituições;
- Necessidade de encontrar novas maneiras de medir produtividade;
Diversas ferramentas de web 2.0 já interagem com alguns celulares, como o MSN por exemplo, que já vem instalado em alguns aparelhos.
Conclusão:
Estima-se que com o uso adequado das novas interfaces e aplicações web, as corporações tenham maior chance de permanecer no mercado. É uma tarefa difícil e arriscada, mas que se torne cada vez mais inadiável. As gerações estão mudando, e assim como acontece desde que o mundo é mundo, não serão os mais fortes que irão sobreviver, e sim os que melhor se adaptarem as MUDANÇAS.
Nos próximos artigos pretendo me aprofundar mais em cada tema de nossa suposta WEB 3.0
Espero que tenham gostado!