Infra - OCS / LCS
Conhecendo as funções do LCS 2005 SP1
Este artigo se destina ao conhecimento do LCS 2005 SP1, demonstrando todas as novas Features e Roles dos Servidores LCS.
por Rover MarinhoEste artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:
- Live Communications Server 2005 sp1
Introdução
Este artigo foi desenvolvido com o principio de auxiliar no conhecimento desta ferramenta chamada LCS, conheceremos seus principais recursos e opções, cada uma das Roles que um servidor pode executar, a idéia deste artigo e que o mesmo sirva de guia em suas implementações de LCS.
Bem, ao se falar de Unified Communications, pensamos em todos os meios de comunicação possíveis e plausíveis ao qual possam ser integrados, pensando nisto muitas e muitas ferramentas entram neste HALL de trabalho.
Hoje a comunicação mais efetuada hoje é o e-mail, porém em cerca de 4 ou 5 anos, o Instant Messaging, tomará a frente do e-mail sendo o maior e melhor meio de comunicação tanto pessoal quanto profissional. Falando de Instant Messaging pensamos na maior febre hoje utilizada, chamada MSN, uma fonte de comunicação fantástica.
Porém um grande problema vem a tona com a utilização do MSN em ambientes empresariais, a falta de integração entre ambientes heterogêneos, para isto conheceremos neste artigo uma ferramenta completa de integração de ambientes, falaremos sobre o Live Communications Server 2005 Sp1, este recurso foi desenvolvido para centralizar em um único serviço todas as ferramentas de Unified Messaging, vindo do LCS ou sendo integrado ao mesmo.
Veremos alguns recursos do LCS para nossos clientes, leia abaixo:
Microsoft Office Communicator 2005 (MOC)
Este é o cliente utilizado para fazer as comunicações Instant Messaging, podendo autorizar ou bloquear determinadas pessoas, podendo ser instalado e configurado via GPO, utilizando o pacote ADM do Office Communicator 2005, abaixo seguem as funções deste cliente:
1 – Instant Messaging: Prove comunicação entre seus clientes Internos e Externos (Federados), clientes da Web também poderão ser integrados como Yahoo Instant Messenger, Aol Instant Messenger e o poderoso MSN Messenger.
2 – Tablet PC: Sua comunicação poderá também ser utilizada com seu tablet pc, o mesmo reconhece sua escrita em tela
3 – Contact Search: Esta feature acelera a busca e localização de clientes internos e também externos.
4 – File Transfer: Com este recurso podemos compartilhar arquivos.
5 – Audio e Video: Com estes recursos podemos através dos clientes internos e externos utilizar os recursos de Audio e Video via MOC.
6 – Presence: Este recursos prove total atenção quanto a visualização de presença de seus contatos, ficando totalmente integrado com o Office 2003.
7 – Application Sharing: Compartilhar Aplicativos ou o seu próprio Desktop, facilitando as reuniões ou até o suporte remoto.
8 – Whiteboard: Gosto de pensar neste recurso com uma ferramenta de BrainStorm ou WriteStorm.
9 – Office Integration: Esta integração é obrigatória a utilização do Office System 2003, podendo verificar calendário, presença e a possibilidade de iniciar uma conversa com o MOC através do Office.
10 – Telephony Integration: Para esta solução é necessário integrar o seu ambiente LCS com sua telefonia, através dos recursos de PBX e PSTN.
Microsoft Office Communicator 2005 Web Access (CWA)
Este recurso prove o acesso via Web de seus clientes, quando fora de seus desktops você também pode utilizar o recuso do Web Access.
Microsoft Office Communicator 2005 Mobile (CoMo)
Problemas com o acesso a Unified Communications com seu mobile? Isto poderá ser consertado com a utilização do CoMo, recurso que prove a utilização de seu mobile com o LCS.
Telephony Integration
O LCS pode ser totalmente integrado com a sua telefonia VOIP, propiciando o contato com um cliente interno ou externo através de Telefonia IP, podendo fazer ligações ou receber ligações de seu próprio PC. A integração de telefonia pode ser utilizada com base em PBX ou PSTN, falaremos deste recurso nos próximos artigos.
Public Instant Messaging Connectivity Integration (PIC)
Quando falamos dos recursos do LCS como são muitos e todos de grande eficiência ficamos até perplexos, porém este recurso é fantástico, o PIC, com este recurso podemos fazer nosso LCS interno (Ex: rover.net), estar integrado com serviços públicos como Yahoo Instant Messenger, AOL Instant Messenger e o poderoso MSN Messenger. Podendo ter estes contatos liberados para todos os usuários ou não, o melhor ainda esta por vir, o gerenciamento disto é feito via Active Directory.
LCS Access Proxy
Servidor de acesso para clientes externos propiciando o proxiamento de conexoes que são vindas da internet para serem comunicadas com os servidores LCS internos de uma empresa. Utilizado para usuários que acessam o LCS via VPN, Federation ou outras empresas e PIC (Public Instant Messaging Connectivity.LCS Access Proxy, nao prove autenticacao ele precisa da Versao Standart, Enterprise ou LCS Director para prover autenticação.
Segue Exemplo abaixo:
Figura1 – A função do LCS Access Proxy
No exemplo demonstrado acima, podemos verificar qual a real função do LCS Access Proxy, ele funciona como um receptor de chamadas de toda e qualquer solicitação que venha da rede externa (internet / federation), fazendo a identificação da chamada e repassando ao autenticador, vale salientar que o LCS Access Proxy, em momento algum autentica as solicitações.
LCS Director
Por razões de segurança o LCS Access Proxy fica localizado na DMZ de uma empresa, por isto o mesmo não tem acesso a base de informações do LCS, então utilizamos o LCS Director, este servidor é responsável por encaminhar tanto as solicitações externas, quanto as solicitações internas, para os servidores LCS Enterprise ou Standart, ao qual o usuário possui as configurações, ele é quem interage a autenticação e autorização dos clientes com o Active Directory.
Figura2 – A função do LCS Director
Por ficar dentro de uma DMZ o LCS Access Proxy, não tem acesso aos modos de autenticação e à base de dados do LCS, para isto o LCS Director foi criado, o servidor com esta função providência toda segurança necessária para que os usuários externos possam se autenticar e acessar seus dados com segurança.
LCS Proxy
Muitas Aplicações podem utilizar do poder do Instant Messaging, para isto podemos utilizar o LCS Proxy, podendo receber estas solicitações e encaminha-las para autenticação. Ele também encaminha (Forwarding) requisições de usuários SIP para o LCS Access Proxy.
Figura3 – A função do LCS Proxy
O poder do LCS não para nestas funções, existe a possibilidade de escrever aplicações com o LCS Application Programming Interface, podendo fazer integrações e acessos de software desenvolvidos pela sua equipe com o poder do Unified Communications, nos próximos artigos falaremos mais sobre esta função.
LCS Front-End Pool Servers
O Live Communications Server 2005 Sp1, prove o conceito de POOL, ao qual podemos juntar vários servidores LCS (Enterprise), formando um único POOL, tendo com isto o conceito de redundância, no caso de um dos servidores cair, podemos facilmente retirar este servidor do POOL, novamente ingressa-lo no POOL e o ambiente continua como antes, para o cliente isto é transparente, sempre que falamos de POOL precisamos ter o banco de dados se comunicando com este POOL e para isto obrigatóriamente teremos que utilizar o SQL Server na função de LCS Back-End.
Figura4 – A função do POOL LCS
Faremos vários artigos sobre LCS, o primeiro tutorial sobre instalação utilizaremos o LCS na versão Standart, esta versão não traz a função de POOL, mas podem aguardar não tardará um artigo utilizando os recursos de POOL de LCS.
LCS Back-End Servers
Os Servidores Back-End mantém todas as informações do seu ambiente LCS, informações de configuração, Lista de Contatos, Lista de Bloqueios, Servidores Habilitados e todas e qualquer informação de um servidor dentro do ambiente LCS fica nos Back-End Servers, estes podem ser formado por um ou mais servidores SQL Server, utilizando o poder de processamento e redundância dos Servidores Sql, podemos até mesmo ter os Servidores Back-End, trabalhando em Cluster.Obs: Até a finalização deste artigo a versão Sql Server 2005 não dava suporte ao LCS.
Figura5 – A função doLCS Back-End
Muitas pessoas perguntam se podemos utilizar o LCS Back-End na função de Cluster? A resposta para esta pergunta é sim, porém o poder do SQL 2005 ainda não é validado para utilizar com o LCS. Mas podem aguardar novidades por parte da microsoft, com o mercado cada vez mais influenciando o Unified Communications, podemos aguardar novidades muito boas para o LCS.
LCS IM Archiving
Até o momento que lemos este artigo, mais e mais ferramentas de monitoramento são desenvolvidas no mundo, com o LCS não poderia ser diferente, para empresas que seguem politicas de segurança como a Sarbanes-Oxley, HIPPA e até ITIL, a função do LCS IM Archiving cairá como uma luva, ele prove a gravação em Log (base SQL) de toda e qualquer comunicação feita através do LCS, este processo é um serviço onde você poderá habilitar ou desabilitar, dependendo de sua necessidade.
Figura6 – A função do LCS IM Archiving Server
Existem alguns softwares de terceiros que podem ler os dados gravados no banco de dados e através de Windows Application ou Web Application, propiciar um ambiente de visualização destes logs.
LCS SIP/PSTN Gateway
Este novo recurso do LCS prove comunicação em Real-Time com a estrutura de telefonia da sua empresa, utilizando o recurso de VOIP (Voice over Internet Protocol), PBX (Private Branch Exchange) e PSTN (Public Switched Telephone Network), podemos habilitar nossos usuários de seu próprio micro fazer e receber chamadas telefonicas, para isto utilizamos o recurso do Office Communicator 2005, um cliente leve e com recursos poderosos para propiciar a integração total de seu ambiente de IM com seu ambiente de Telefonia.
Figura7 – A função do LCS PSTN Gateway
Conclusão
Neste artigo aprendemos sobre todas as funções do Live Communications Server, este artigo serve especificamente para demonstrar todas as funções do LCS e principalmente esboçar os melhores recursos do produto.
- Importando e Exportando Contatos no OCSOCS / LCS
- Utilizando o OCS Contact Manager para gerenciar listas de contatosOCS / LCS
- Gerenciando funcionalidades em múltiplos usuários no OCS 2007OCS / LCS
- OCS 2007 Edge Server - Iniciando os Edge Server servicesOCS / LCS
- OCS 2007 Edge Server - Configurando os certificadosOCS / LCS