Infra - Exchange Server
Gerenciando uma mailbox no Exchange Server 2007
Neste tutorial o autor mostra como gerenciar uma caixa no Exchange Server 2007, como fazer a criação, exclusão e remoção dos atributos de um Exchange Server.
por Anderson PatricioOverview
O Exchange Server 2007 possui duas entidades de administração Exchange Management Shell e Exchange Management Console, ambos permitem a manipulação de objetos e configurações, sendo que via Shell há mais possibilidades porque conseguimos visualizar todos atributos de cada objeto. Vamos mostrar neste tutorial como gerenciamos mailboxes no Exchange Server 2007, vamos mostrar o processo de criação e exclusão de um usuário leia-se mailbox no Exchange Server 2007 através do Exchange Management Console.
Solução
Criação do usuário
Para criarmos uma nova mailbox através do Exchange Management Console, devemos efetuar os seguintes passos:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Clicar em Mailbox
- Na Toolbox Actions clicar em New Mailbox...
- Introduction. O assistente vai nos questionar sobre qual tipo de mailbox desejamos, devemos escolher User Mailbox. Feito isto devemos clicar em Next.
- User Type. O assistente nos pergunta se desejamos criar um usuário também ou utilizar um usuário já existente, ou seja, só habilitar a mailbox para este usuário. Devemos clicar em Next
- Mailbox Information. Definir a OU que este usuário será criado e informações do usuário (Nome, Nome de usuário e senha) e depois clicar em Next.
- Mailbox Settings. Colocar o Alias para este usuário, bem como servidor, storage group e database onde será armazenado a conta. Devemos clicar em Next.
- New Mailbox. Sumário com todas opções que escolhemos que será passado para o Windows PowerShell engine para execução desta tarefa. Devemos clicar em New.
- Completion. Tela final do assisnte como resultado do cmdlet (New-Mailbox). Devemos clicar em Finish.
Exclusão do Usuário..
A exclusão do usuário é um processo simples, devemos efetuar os seguintes passos:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Clicar em Mailbox
- Selecionar o usuário no Work Panel da direita, em nosso caso Anderson Patricio
- Na Toolbox Actions clicar em Remove
- Nos é questionado se realmente desejamos apagar a mailbox e o usuário do active Directory, devemos clicar em Yes para confirmarmos a exclusão do usuário e da mailbox, e com isto a mailbox irá ficar como desconectada na database.
Removendo somente a caixa (Disable Mailbox)
Com o Exchange Server 2007 também podemos desabilitar a mailbox, com isto a caixa será removida e a conta do usuário no Active Directory continuará funcional, a mailbox aparecerá como desconectada no item Disconnected Mailbox. Para desconectarmos um usuário devemos efetuar os seguintes passos:
- Abrir o Exchange Management Console
- Expandir Recipient Configuration
- Selecionar o usuário no Work Panel e clicar em Disable na Toolbox Actions
- O Exchange Server 2007 nos informa que se clicarmos em Yes os atributos serão removidos deste usuário e a caixa será marcada para ser removida na database. Devemos clicar em Yes para confirmarmos a remoção do mailbox (desativação).
Verificando as mailbox marcadas como excluídas da base..
Em ambos os casos Disable ou Remove a caixa poderá ser vista como desconectada, como mostra a figura abaixo:
Conclusão
Neste tutorial mostramos como gerenciar uma caixa no Exchange Server 2007, vimos como fazer a criação, exclusão e remoção dos atributos de um Exchange Server.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
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