Infra - Exchange Server

Gerenciando uma mailbox no Exchange Server 2007

Neste tutorial o autor mostra como gerenciar uma caixa no Exchange Server 2007, como fazer a criação, exclusão e remoção dos atributos de um Exchange Server.

por Anderson Patricio



Tutorial escrito por Anderson Patricio / Alexandre Nakano

Overview

O Exchange Server 2007 possui duas entidades de administração Exchange Management Shell e Exchange Management Console, ambos permitem a manipulação de objetos e configurações, sendo que via Shell há mais possibilidades porque conseguimos visualizar todos atributos de cada objeto. Vamos mostrar neste tutorial como gerenciamos mailboxes no Exchange Server 2007, vamos mostrar o processo de criação e exclusão de um usuário leia-se mailbox no Exchange Server 2007 através do Exchange Management Console.

Solução

Criação do usuário

Para criarmos uma nova mailbox através do Exchange Management Console, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mailbox
  4. Na Toolbox Actions clicar em New Mailbox...

  1. Introduction. O assistente vai nos questionar sobre qual tipo de mailbox desejamos, devemos escolher User Mailbox. Feito isto devemos clicar em Next.

  1. User Type. O assistente nos pergunta se desejamos criar um usuário também ou utilizar um usuário já existente, ou seja, só habilitar a mailbox para este usuário. Devemos clicar em Next

  1. Mailbox Information. Definir a OU que este usuário será criado e informações do usuário (Nome, Nome de usuário e senha) e depois clicar em Next.

  1. Mailbox Settings. Colocar o Alias para este usuário, bem como servidor, storage group e database onde será armazenado a conta. Devemos clicar em Next.

  1. New Mailbox. Sumário com todas opções que escolhemos que será passado para o Windows PowerShell engine para execução desta tarefa. Devemos clicar em New.

  1. Completion. Tela final do assisnte como resultado do cmdlet (New-Mailbox). Devemos clicar em Finish.

Exclusão do Usuário..

A exclusão do usuário é um processo simples, devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Clicar em Mailbox
  4. Selecionar o usuário no Work Panel da direita, em nosso caso Anderson Patricio
  5. Na Toolbox Actions clicar em Remove

  1. Nos é questionado se realmente desejamos apagar a mailbox e o usuário do active Directory, devemos clicar em Yes para confirmarmos a exclusão do usuário e da mailbox, e com isto a mailbox irá ficar como desconectada na database.

Removendo somente a caixa (Disable Mailbox)

Com o Exchange Server 2007 também podemos desabilitar a mailbox, com isto a caixa será removida e a conta do usuário no Active Directory continuará funcional, a mailbox aparecerá como desconectada no item Disconnected Mailbox. Para desconectarmos um usuário devemos efetuar os seguintes passos:

  1. Abrir o Exchange Management Console
  2. Expandir Recipient Configuration
  3. Selecionar o usuário no Work Panel e clicar em Disable na Toolbox Actions

  1. O Exchange Server 2007 nos informa que se clicarmos em Yes os atributos serão removidos deste usuário e a caixa será marcada para ser removida na database. Devemos clicar em Yes para confirmarmos a remoção do mailbox (desativação).

Verificando as mailbox marcadas como excluídas da base..

Em ambos os casos Disable ou Remove a caixa poderá ser vista como desconectada, como mostra a figura abaixo:

Conclusão

Neste tutorial mostramos como gerenciar uma caixa no Exchange Server 2007, vimos como fazer a criação, exclusão e remoção dos atributos de um Exchange Server.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/