Desenvolvimento - C#
C# 3.0 - Novidades – Parte 1 - Propriedades Automáticas (Automatic Properties)
Neste artigo iremos iniciar uma série com as principais novidades e recursos do Visual C# 3.0. Na primeira parte iremos abordar o assunto: Propriedade Automáticas.
por Adriano BertucciNesta série iremos abordar algumas novidades incluídas na versão 3.0 do Visual C#.
Para iniciarmos iremos falar sobre o recurso Automatic Properties (Propriedades Automáticas).
Nas versões anteriores ao Visual C# 3.0, quando precisamos criar propriedades dentro de uma classe C#, sempre precisamos declarar o método GET e o método SET, além claro de um FIELD para armazenar o valor da propriedade. Vendo como ficaria, segue um exemplo de classe usando propriedades codificadas em C# 2.0:
using System;
namespace PropertiesAutomatics
{
public class Computador
{
private string _Marca;
private string _Processador;
private string _HD;
private string _Memoria;
public string Marca
{
get { return _Marca;}
set {_Marca = value;}
}
public string Processador
{
get { return _Processador; }
set { _Processador = value; }
}
public string HD
{
get { return _HD; }
set { _HD = value; }
}
public string Memoria
{
get { return _Memoria; }
set { _Memoria = value; }
}
}
}
Analisando a classe acima, conseguimos identificar o trabalho e “dificuldade” em declarar suas propriedades utilizando para isso a estrutura do Visual C# 2.0, sendo assim a Microsoft anunciou para o Visual C# 3.0 o recurso “Automatic Properties”, – Propriedades Automáticas – recurso que permite aos desenvolvedores omitir a declaração do FIELD correspondente bem como as operações feitas pelos métodos GET e SET.
Utilizando Visual C# 3.0, nossa classe fica da seguinte forma:
using System;
namespace PropertiesAutomatics
{
public class Computador
{
public string Marca { get; set; }
public string Processador { get; set; }
public string HD { get; set; }
public string Memoria { get; set; }
}
}
Como podemos notar a classe fica mais clara e com menos código, sem dúvida aumentando a produtividade do desenvolvedor.
Para conferir o trabalho feito pelo Visual C# 3.0 ao inicializar os objetos da classe vamos criar um projeto e analisarmos seu código IL com o IL DASM.
Usando o modelo do Visual C# 2.0 (primeiro exemplo) podemos verificar que todos os FIELDS estão criados.
Já utilizando o modelo do Visual C# 3.0, podemos verificar que ele também cria os FIELDS, porém de maneira automática.
Vendo este recurso sem dúvida será um dos mais utilizados pelos desenvolvedores no Visual C# 3.0, porque além de proporcionar mais praticidade na hora de codificar, ele deixa o código mais enxuto evitando assim erros.
Até o próximo! |