Desenvolvimento - HTML
Conheça a onda do Marketing Viral
Esse artigo fala sobre esta forma de Marketing que você pode usar em seu site e que tem sido o método preferido de grandes empresas, como Microsoft, Yahoo! e Google.
por Alexandre de OliveiraVocê já deve ter ouvido falar sobre o Marketing Boca-a-boca, aquele onde um cliente indica outro e assim por diante. Este método é muito mais antigo que a internet, mas alguns Marketeiros criaram outro nome e deram um enfoque para Web: o Marketing Viral.
Também conhecido como Buzz Marketing, não é novidade para muitos, entretanto o sucesso alcançado por grandes empresas tem levantado curiosidade na Web quanto à forma de uso do Marketing Viral. As grandes empresas que me refiro são Google, a Microsoft com seu Hotmail, Redbull, entre outras.
Exemplos de Marketing Viral
Um exemplo claro de Marketing Viral foi quando o trânsito em São Paulo foi interditado por 8km para um carro de F-1 da equipe Redbull passear pelas ruas da cidade a mais de 250Km/h e promover o Grande Prêmio do Brasil, em 2006. A repercussão foi muito maior do que a própria notícia e nome Redbull foi quem mais ganhou.
Outro grande exemplo é o Hotmail, da Microsoft. Ao enviar um email, no final do texto existe uma assinatura escrita "Use Hotmail, é grátis". Todas as pessoas gostam de tudo que é gratuito, portanto trazem novos amigos e assim a empresa ganha novos clientes. A técnica permite o nome da empresa espalhar-se rapidamente.
O Orkut, rede social mais visitada no Brasil, obrigava seus usuários a usarem o serviço de email Gmail, do próprio Google. Muito usuários nem usavam, mas visitavam um formulário de cadastro de email e o nome Gmail tornou-se conhecido. Atualmente, é raro alguém que usa Orkut (são milhões de pessoas) nunca ter ouvido falar no nome Gmail.
Como usar o Marketing Viral
O Marketing Viral nada mais é do que uma proposta semelhante a um vírus, onde se espalha como uma doença. É uma ótima alternativa para aqueles que não dispõem de recursos financeiros para publicidade.
Também conhecido como Buzz Marketing, não é novidade para muitos, entretanto o sucesso alcançado por grandes empresas tem levantado curiosidade na Web quanto à forma de uso do Marketing Viral. As grandes empresas que me refiro são Google, a Microsoft com seu Hotmail, Redbull, entre outras.
Exemplos de Marketing Viral
Um exemplo claro de Marketing Viral foi quando o trânsito em São Paulo foi interditado por 8km para um carro de F-1 da equipe Redbull passear pelas ruas da cidade a mais de 250Km/h e promover o Grande Prêmio do Brasil, em 2006. A repercussão foi muito maior do que a própria notícia e nome Redbull foi quem mais ganhou.
Outro grande exemplo é o Hotmail, da Microsoft. Ao enviar um email, no final do texto existe uma assinatura escrita "Use Hotmail, é grátis". Todas as pessoas gostam de tudo que é gratuito, portanto trazem novos amigos e assim a empresa ganha novos clientes. A técnica permite o nome da empresa espalhar-se rapidamente.
O Orkut, rede social mais visitada no Brasil, obrigava seus usuários a usarem o serviço de email Gmail, do próprio Google. Muito usuários nem usavam, mas visitavam um formulário de cadastro de email e o nome Gmail tornou-se conhecido. Atualmente, é raro alguém que usa Orkut (são milhões de pessoas) nunca ter ouvido falar no nome Gmail.
Como usar o Marketing Viral
O Marketing Viral nada mais é do que uma proposta semelhante a um vírus, onde se espalha como uma doença. É uma ótima alternativa para aqueles que não dispõem de recursos financeiros para publicidade.