Desenvolvimento - Visual Basic .NET
Os Namespaces no .NET Framework
Conheça os namespaces existentes no .NET Framework.
por Equipe Linha de CódigoMicrosoft.JScript {} - Contém o runtime do JScript e classes que suportam compilação e geração de código com o uso da linguagem JScript.
Microsoft.VisualBasic {} - Contém o runtime do Visual Basic .NET e classes que suportam compilação e geração de código com o uso da linguagem Visual Basic.
Microsoft.VSA {} - Contém interfaces que permitem que o desenvolvedor integre scripts ao script engine do .NET Framework às aplicações, possibilitando também a compilação e execução de código durante o tempo de execução.
Microsoft.Win32 {} - Oferece dois tipos de classes: aquelas que processam eventos acionados pelo sistema operacional e as que manipulam o registro do sistema.
* System {} - Contém classes fundamentais e classes de base que definem os data types de valores e de referências, eventos e processadores de eventos, interfaces, atributos e exceções de processamento. Ele oferece serviços que suportam a conversão de data types, manipulação de parâmetros de métodos, matemática, invocação remota e local, gerenciamento do ambiente de aplicações e supervisão de aplicações gerenciadas e não-gerenciadas.
System.CodeDom {} - Contém classes que podem ser usadas para representar os elementos e a estrutura de um documento de código-fonte. Ele também contém classes que podem ser usadas no gerenciamento da geração e compilação de código-fonte nas linguagens de programação que são suportadas e que se baseiem na estrutura dos modelos de código-fonte CodeDOM (Code Document Object Model).
* System.Collections {} - Contém interfaces e classes que definem várias coleções de objetos tais como listas, filas, conjuntos, hash tables e dicionários. As System.Collections incluem namespaces especializados para coleções de tipagem forte.
System.ComponentModel {} - Este namespace apresenta as classes utilizadas na implementação do comportamento do run-time e do design-time de componentes e controles. Ele inclui as classes de base e as interfaces para a implementação de atributos, conversores de tipos, binding a fontes de dados e componentes de licenças.
System.Configuration {} - Oferece as classes e as interfaces que permitem que o desenvolvedor acesse, de forma pragmática, as definições de configuração do .NET Framework e controle os erros nos arquivos de configuração (arquivos .config).
System.Data {} - Contém as classes que constituem a arquitetura ADO.NET. A arquitetura ADO.NET permite que o desenvolvedor construa componentes que possam gerenciar, de forma eficiente, dados de múltiplas fontes de dados. Em um cenário não conectado (como o da Internet), a arquitetura ADO.NET proporciona as ferramentas para a solicitação, atualização e reconciliação de dados e sistemas de múltiplas camadas. A arquitetura ADO.NET também é implementada em aplicações de cliente tais com em Windows Forms ou páginas HTML criadas pelo ASP.NET.
* System.Diagnostics {} - Este namespace traz as classes que permitem ao desenvolvedor depurar suas aplicações e controlar a execução dês eu código. Este recurso permite também iniciar processos de sistema, ler e escrever sobre logs de eventos e monitorar a performance de um sistema com o uso de contadores de performance.
System.DirectoryServices {} - Permite fácil acesso ao Diretório Ativo a partir do código gerenciado.
* System.Drawing {} - Permite acesso aos gráficos e tipografia GDI+.
System.EnterpriseServices {} - Permite o acesso a serviços COM+ e a objetos .NET. Ele inclui classes com acesso a CRM (Compensation Resource Manager) em um código gerenciado. Um CRM é um serviço oferecido pelo COM+ que possibilita ao desenvolvedor incluir objetos não-transacionais em transações DTC (Microsoft Distributed Transaction Coordinator).
System.Globalization {} - Contém classes que definem informações relacionadas à determinada cultura, incluindo o idioma local, o país/região, os calendários utilizados, os padrões de formatos dos dados, as formatações dos números e moedas locais e a ordem de classificação adotada para os strings.
* System.IO {} - Contém tipos que permitem a leitura síncrona e assíncrona de streams de dados e arquivos, bem como a possibilidade de se escrever sobre eles.
System.Management {} - Possibilita o acesso s uma ampla gama de informações sobre o gerenciamento e os eventos de gerenciamento do sistema, e também sobre dispositivos e aplicações instrumentadas para a infra-estrutura WMI (Windows Management Instrumentation).
* System.Messaging {} - Oferece as classes que permitem que o desenvolvedor se conecte a filas de mensagens da rede, envie mensagens às filas, receba ou espreite (leia sem remover) mensagens dessas filas.
System.NET {} - Oferece uma interface simples de programação para muitos dos protocolos hoje disponíveis nas redes. As classes Web Request e Web Response constituem a base de protocolos conectáveis, uma implementação de serviços de rede que permite o desenvolvimento de aplicações que usam recursos da Internet sem que o desenvolvedor tenha que se preocupar com os detalhes particulares de cada um dos protocolos utilizados.
* System.Reflection {} - Contém classes e interfaces que proporcionam uma visão gerenciada de tipos carregados, métodos e campos, com a capacidade de criar e invocar tipos, de forma dinâmica.
System.Resources {} - Traz classes e interfaces que permitem que o desenvolvedor crie, armazene e gerencie vários recursos de uma aplicação que sejam peculiares a determinada cultura.
System.Runtime {} - Este namespace oferece a funcionalidade necessária aos profissionais dedicados à compilação que utilizam código gerenciado para especificar os atributos dos metadados que possam afetar o comportamento de execução do common language runtime. Ele inclui o namespace InteropServices que traz uma coleção de classes muito úteis no acesso a objetos a objetos COM, além de APIs nativas da plataforma .NET. Os tipos no namespace InteropServices se aplicam às seguintes áreas de funcionalidade: atributos, exceções, definições gerenciadas de tipos COM, wrappers, conversores de tipos e a classe Marshall. Ele também inclui o namespace Remoting que traz as classes e as interfaces que permitem que os desenvolvedores criem e configurem tanto aplicações distribuídas fortemente integradas como aplicações de baixo grau de integração. Algumas das classes mais importantes do namespace Remoting do System.Runtime são a classe RemotingConfiguration, a classe RemotingServices e a classe ObjRef.
System.Secutity {} - Proporciona a estrutura de suporte do sistema de segurança do common language runtime, incluindo as classes de base para as permissões.
System.Text {} - Contém as classes que representam os códigos de caracteres ASCII, Unicode, UTF-7 e UTF8; são classes de base abstratas, voltadas à conversão de blocos de caracteres em blocos de bytes e vice-versa; inclui ainda uma classe de ajuda que manipula e formata objetos de String sem a necessidade de criação de Instâncias Intermediárias para o String.
* System.Threading {} - Apresenta as classes e as interfaces que possibilitam a programação em multicamadas. Este namespace inclui uma classe Thread Pool, que gerencia grupos de camadas, uma classe Timer que permite que um delegado seja invocado depois de transcorrido determinado tempo, e a classe Mutex que sincroniza camadas que sejam mutuamente exclusivas. O namespace System.Threading também traz classes para a notificação de espera da programação das camadas e a resolução de deadlocks.
System.Timers {} - Oferece o componente Timer, que permite que o desenvolvedor acione um evento em intervalos pré-especificados.
System.Web {} - Traz as classes e interfaces que possibilitam a comunicação entre o browser e o servidor. Este namesapce inclui a classe HTTPRequest que oferece ampla informação sobre o pedido HTTP em questão, a classe HTTPResponse que gerencia o output HTTP ao cliente HTTPSeverUtilitys que permite o acesso a utilitários e processos do lado do servidor. O namespace System.Web também inclui classes que permitem a manipulação de cookies, a transferência de arquivos, a informação de exceção e o controle dó cachê do output.
System.ServiceProcess {} - Este namespace traz as classes que permitem que o desenvolvedor instale e execute serviços. Serviços são executáveis de longa execução que rodam sem uma interface de usuário. Eles podem ser instalados para rodar sob uma conta do sistema que permita que eles sejam acionados mediante a reinicialização do computador.
System.Web.Services {} - Contém classes que possibilitam que o desenvolvedor construa e utilize Web Services. Um Web Service é uma entidade programável que reside em um servidor Web, exposta com o uso de protocolos-padrão Internet.
System.Web.UI {} - Este namespace oferece as classes e as interfaces que permite que o desenvolvedor crie controles e páginas que irão constituir a interface do usuário de sua aplicação Web. Ele inclui a classe Control, que confere a todos os controles - sejam eles controles HTML, Web ou controles de usuários - um conjunto de funcionalidades comuns. Ele inclui também o controle Page, automaticamente gerado sempre que é feita uma solicitação de uma página em uma aplicação Web. Este namespace traz também classes que oferecem o necessário controle de uma página, bem como a funcionalidade de parsing tanto para os controles programáveis como os controles literais.
System.Windows.Forms {} - Contém as classes voltadas à criação de aplicações baseadas em Windows que tiram total proveito das características dos poderosos recursos da interface de usuário disponível no sistema operacional Microsoft Windows.
* Consulte a visão expandida no Subset das Classes de Base do .NET Framework.
- Entity Framework 4: Repositório GenéricoVisual Basic .NET
- As edições 14 da Easy .net Magazine e 88 da .net Magazine já estão disponíveis.ADO.NET
- Postando no Twiiter com .NET e Migre.meC#
- Setup ApplicationsVisual Basic .NET
- Problemas na manipulação de arquivos do MS Excel com .NETVisual Basic .NET