Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Publicando uma WebApplication

Umas das grandes facilidades que o Visual Studio .NET nos trouxe foi a opção chamada “Copy Project” que permite publicarmos nossas Aplicações Web de forma rápida e fácil.

por Israel Aéce



Umas das grandes facilidades que o Visual Studio .NET nos trouxe foi a opção chamada "Copy Project" que permite publicarmos nossas Aplicações Web de forma rápida e fácil.

Em algumas etapas logo abaixo mostrarei como esse processo é realizado.

Primeiramente vamos criar uma Aplicação para nosso exemplo. Para cria-la vá até o Menu File » New » Project. Sinta-se à vontade para dar o nome à Aplicação que desejar.

Depois disso vamos criar um WebForm básico para nossa Aplicação.

Criei um simples formulário para a nossa página. Repare no círculo em vermelho que existe o arquivo WebForm1.aspx.vb onde fica o CodeBehind.

Adicione um código qualquer no evento "click" do botão OK.

Vale lembrar que a idéia aqui não é mostrar funcionalidades de código, por isso, opte por escrever algo bem básico.

Agora levando em consideração que o projeto está de acordo com as especificações é hora que enviar o mesmo para o servidor onde ele será acessado pelos usuários.

Devemos então compilar o projeto. Para isso vá até o Menu Build » Build Solution:

Depois do Projeto compilado agora vem a parte onde devemos copiar o Projeto para o servidor onde ele será acessado pelos usuários.

O interessante dessa opção que o Visual Studio .NET dispõe é que ela se encarrega de selecionar apenas os arquivos realmente necessários para que a aplicação rode no servidor.

Como o código fica compilado não há necessidade de deixar no servidor os arquivos *.vb e *.aspx.vb (se o Projeto fosse C# seria *.cs e *.aspx.cs), pois toda a funcionalidade está dentro da DLL dentro do diretório \bin, que também é gerada nessa processo.

Os arquivos *.sln e *.vbproj também não são necessários, logo, são também descartados.

Então para copiar o Projeto, vá até o Menu Project » Copy Project. Verá uma tela parecida com essa:

Logo após clicado, você informará qual será o caminho em que o Projeto deve ser salvo:

Depois disso basta acessar o endereço no browser que já está funcionando:

Agora vamos fazer uma comparação entre o diretório onde a aplicação se encontra em fase de desenvolvimento e o diretório onde ela foi publicada:

CONCLUSÃO: Como podemos ver, não há necessidade de enviar ao servidor todos os arquivos que contém na aplicação. Isso você também poderia fazer manualmente, mas o Visual Studio .NET faz isso por nós.

Israel Aéce

Israel Aéce - Especialista em tecnologias de desenvolvimento Microsoft, atua como desenvolvedor de aplicações para o mercado financeiro utilizando a plataforma .NET. Como instrutor Microsoft, leciona sobre o desenvolvimento de aplicações .NET. É palestrante em diversos eventos Microsoft no Brasil e autor de diversos artigos que podem ser lidos a partir de seu site http://www.israelaece.com/. Possui as seguintes credenciais: MVP (Connected System Developer), MCP, MCAD, MCTS (Web, Windows, Distributed, ASP.NET 3.5, ADO.NET 3.5, Windows Forms 3.5 e WCF), MCPD (Web, Windows, Enterprise, ASP.NET 3.5 e Windows 3.5) e MCT.