Desenvolvimento - C#
Criando HELP usando NDOC
Aprenda a criar Helps usando o NDoc.
por Mauricio JuniorOlá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou disposto a publicar este artigo para ajudar todos os desenvolvedores que trabalham em equipe, fabrica de software ou mesmo distribui o código fonte. Hoje em dia, desenvolvo vários tipos de frameworks para empresas particulares e públicas que desejam uma documentação ou mesmo um help para ajudar a outros desenvolvedores quando ocorre alguma alteração. A idéia de documentar os códigos que desenvolvo é um costume muito bom para que depois de muito tempo, o mesmo código possa estar sendo usado ou alterado por outra pessoa que nem mesmo participou do projeto no começo do desenvolvimento.
Existe uma ferramenta que pode gerenciar e criar documentação de todo o projeto, ou seja, do código fonte que foi desenvolvido. O Visual Studio.Net 2003 possui também uma ferramenta que gera páginas html. É uma boa ferramenta, mas não mostrarei como usá-la. Outra ferramenta chamada NDOC pode gerar paginas html ou mesmo .chm que é a extensão de um help.
Para utilizar e instalar o NDOC, basta acessar o site http://ndoc.sourceforge.net/ ou http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=36057.
Depois de instalado, agora será com o desenvolvedor ou programador. Todo o código que for digitado dentro da ferramenta Visual Studio.Net 2003 será ótimo se for documentado; além disso é uma boa prática de programação.
Praticando
Antes de tudo, criei um projeto web no VS 2003 chamado NDoc2003. Criei uma classe chamada NDoc.cs para mostrar a todos como funciona a ferramenta NDOC. Desenvolvi apenas um método chamado VerificarStatus() que retorna uma String qualquer. A figura mostra como ficou o código digitado.
Apenas um for de zero a dez armazenando em uma variável string para retorná-la depois. Perceba que a classe está comentada dentro das tags summary. O código da classe é bem simples e de fácil entendimento.
using System;
namespace NDoc2003
{
/// <summary>
/// Classe NDOC para mostrar ao usuário as boas práticas para /// documentar
/// o código desenvolvido.
/// </summary>
public class NDoc
{
private String VerificarStatus()
{
string retorno = null;
for (int i=0; i > 10; i++)
{
retorno += "meu retorno " + i;
}
return retorno;
}
}
}
Esse comentário dentro da tag summary é muito importante para gerar depois o help com index e pesquisa. Depois de criado o método dentro da classe NDoc.cs, fui ao início do método ou uma linha antes, cliquei três vezes as barras ( /// ), que, a ferramenta Visual Studio.Net 2003 já coloca as tags necessárias para ser comentadas.
Pronto, o método foi comentado descrevendo o que ele faz, quais os métodos estão referenciando e o tipo de retorno. Depois de comentado, cliquei com o botão direito em cima do projeto e fui para a opção propriedades para definir um xml de comentário.
Logo depois, irá aparecer outra tela menor chamada Property Pages, existe uma pasta do lado direito com o nome Configuration Properties e por último, dentro dessa opção existe um campo chamado XML Documentation File, coloquei um nome na frente do campo para sair um arquivo xml depois do projeto compilado.
O nome que escolhi foi NDocXML.xml para a saída dos comentários feitos dentro do projeto. É bastante interessante isso no Visual Studio.NET; todas as saídas do projeto, estará dentro deste xml. Depois clique em APLICAR e depois em OK.
Compilei o projeto e o mesmo gerou um arquivo de acordo com o que foi solicitado na tela de properties. Segue o mesmo dentro da pasta do projeto.
Depois de instalado, o NDOC fica em seu menu iniciar. Vá até a opção 1.1 e clique para o programa começar a executar.
Cliquei no programa e abriu uma tela com algumas funcionalidades. É bem simples utilizar o mesmo.
Existe o botão ADD do lado direito, no começo do programa. Clicando, o mesmo abrirá uma outra tela menor que serve para indicar ou referenciar a dll do projeto.
Esse campo Assembly, é para referenciar a DLL do projeto. Clique no botão com três pontinhos do lado direito ( ... ) e indique a DLL do seu projeto depois de compilada. Depois disso clique apenas no Ok.
Depois de tudo isso, estamos quase lá para gerar o nosso help. É simples depois fazer uma configuração para saber se queremos um help ou apenas documentos web ou help e documentos web. Ainda na tela principal do NDOC, é necessário mudar alguns parâmetros ou configurações.
No meu caso, estou querendo que a aplicação crie apenas o help do código que desenvolvi dentro do projeto, com isso, na opção OUTPUTTARGET escolhi a o valor HTML HELP. É só clique no botão ao lado de salvar chamado BUILD.
Depois disso, o build foi completo gerando um arquivo .chm dentro do diretório indicado.
Prontinho, depois disso é só verificar o arquivo .chm.
Espero ter ajudado.