Desenvolvimento - ActionScript
Trabalhando com o flash.filters.BevelFilter no AS3
Este artigo dará ênfase aos pacotes flash.display e flash.filters do AS3 trabalhando com as classes Sprite e BevelFilter.
por Jhonatan Rosa JacintoEste é o meu primeiro tutorial de ActionScript aqui no Linha de Código e resolvi falar neste artigo do AS3 já que toda a atenção dos últimos meses esteve voltada ao lançamento e as novidades da linguagem do flash elaborada pelos Masters da Adobe.
Darei ênfase neste artigo aos pacotes flash.display e flash.filters trabalhando com as classes Sprite e BevelFilter.
Antes de mais nada, um filtro Bevel, nada mais é do que um efeito meio 3D jogado em um objeto no stage.
Então vamos começar.
Desenharemos, primeiramente, um quadrado no stage usando a Classe Sprite. Depois atribuiremos os filtros.
Inicie o Flash CS3 e em ActionScript 3 no painel Actions digite:
//importamos as classes necessárias
import flash.display.Sprite;
import flash.filters.BevelFilter;
import flash.filters.BitmapFilterType;
import flash.filters.BitmapFilterQuality;
//criamos um novo objeto da classe Sprite
var image:Sprite = new Sprite();
//definimos a cor de preenchimento do objeto image
image.graphics.beginFill(0xff0000,100);
//definimos o estilo da linha
image.graphics.lineStyle(15,0xff0000,50);
//desenhamos a forma com o método drawRect() da classe Sprite
image.graphics.drawRect(10,10,500,100);
image.graphics.endFill();
/*A variável bevel do tipo BevelFilter conterá as propriedades da classe
bevel para ser feito o filtro no image*/
var bevel:BevelFilter = new BevelFilter();
//distance refere-se o quanto se afastará o efeito do image
bevel.distance = 5;
//O ângulo do efeito Bevel;
bevel.angle = 225;
//Cor clara máxima
bevel.highlightColor = 0xFFFF00;
//Alpha máximo
bevel.highlightAlpha = 0.8;
//Cor da sombra do objeto image
bevel.shadowColor = 0x666666;
//Alpha da sombra
bevel.shadowAlpha = 0.8;
//sombras laterais na escala X
bevel.blurX = 5;
//sombras laterais na escala Y
bevel.blurY = 5;
bevel.strength = 5;
bevel.quality = BitmapFilterQuality.HIGH;
//Tipo do filtro Bevel. No caso foi usado o Inner.
bevel.type = BitmapFilterType.INNER;
bevel.knockout = false;
//O image puxa as características do filtro.
image.filters = [bevel];
//Joga no stage as mudanças no objeto
return addChild(image)
Rode o SWF e verifique o resultado.
Espero que tenham gostado desse tutorial e até o próximo se Deus quiser!
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