Business - E-Learning

O avanço das ferramentas de e-learning

Este artigo se propõe a demonstrar o avanço da tecnologia "e-learning" existentes nas empresas/escolas.

por Adriana Rodrigues do Nascimento



1. INTRODUÇÃO

Atualmente o capital e tecnologia movem-se rapidamente com muita facilidade, com este avanço o ser humano tem um espaço de tempo pequeno para fazer todas as suas atividades do dia. A importância de aprender - rapidamente - como caminho para garantir a competitividade das empresas no longo prazo, faz com que o aprendizado seja feito em qualquer lugar e horário, usando a tecnologia "e-learning" (ferramenta de ensino á distância). Este artigo se propõe a demonstrar o avanço da tecnologia "e-learning" existentes nas empresas/escolas.

2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Um dos desenvolvimentos técnicos mais interessantes deste século é o casamento da informática e educação, o qual tem trazido uma gama de novas tecnologias de informação e comunicação, que a cada dia nos surpreendem com suas potenciais aplicações na vida moderna. O problema então reside em mostrar para empresa/escola o quanto a tecnologia e-learning é uma boa solução.

Com o surgimento de novas tecnologias, como a multimídia os sistemas de ensino vêm possibilitando a exploração do uso educacional das tecnologias de rede e das diversas aplicações Internet onde podem apoiar-se em diferentes vertentes de pesquisa e desenvolvimento.

3. DIÁLOGO COM OS AUTORES

A tecnologia e-learning é algo que está crescendo na educação, o texto de Dieuzeide (1994), nos situa na formação desta ferramenta dizendo que: "a abordagem "pela ferramenta" nos levará a examinar essencialmente como estas técnicas são suscetíveis de serem postas a serviço dos objetivos maiores estabelecidos pela instituição educativa."

Esta abordagem considera o uso das tecnologias de informação e comunicação em diferentes situações de aprendizagem e busca estabelecer critérios de escolha das técnicas mais apropriadas a cada situação, numa perspectiva pedagógica e não de invenção técnica.

Dieuzeide adverte contra os modismos, lembrando que a introdução de uma inovação técnica na educação deve estar orientada para uma melhoria da qualidade e da eficácia do sistema e priorizar os objetivos educacionais, e não as características técnicas.

A crescente utilização das tecnologias da Internet no campo da educação e treinamento terão um profundo efeito no modo como as pessoas aprendem e no modo como serão instruídas. Koonce (1998) coloca que: "da Instrução Baseada na Web e do aprendizado à distância para a realidade virtual e para as comunidades online, o treinamento e a tecnologia estão convergindo de um modo rápido e radical. Essa convergência, acelerada pela Internet e pelo crescimento do emprego das Intranets nas empresas, estão tendo um impacto revolucionário tanto na natureza do treinamento quanto nas habilidades que os instrutores precisarão para executar seu trabalho no próximo século." (p.1) Atualmente a Web pode ser muito útil para atender as diversas necessidades de treinamento dentro das empresas/escolas onde o avanço ao ensino pode ser estruturado numa Intranet/internet.

4. SÍNTESE CRÍTICA

Desde a integração de equipamento audiovisual, como slides e cassetes audio há vários anos atrás, até à utilização mais recente de cassetes video e computadores, podemos ver exemplos de tentativas passadas de melhorar a educação através das tecnologias de informação.

O mais recente software pode ser utilizado como uma ajuda à formação em conjunto com as aulas em classe. E a formação baseada na Web tem o potencial de permitir aos alunos receber educação sem sequer entrar numa sala de aula.

5. CONCLUSÃO

O uso de softwares educacionais como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem vem crescendo ao longo dos anos e sua aplicação pode ser observada em todas as áreas de trabalho. Acredito que toda sociedade futuramente necessitará fazer um curso on-line ou implementar uma ferramenta na empresa ou escola, e este artigo mostra que o avanço da tecnologia e-learning está cada vez mais forte nas escolas/empresas.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AKKER, J.V.; Keursten, P. & Plomp, T. The integration of computer use in education. International Journal of Educational Research, v.16, pp.65-76, 1992.

ALMEIDA, Fernando J. Educação e Informática: Os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1987.

ANDRADE, Pedro F. & Albuquerque Lima, Mª Candida. Projeto EDUCOM. Brasília, MEC/OEA,1993.

Adriana Rodrigues do Nascimento

Adriana Rodrigues do Nascimento