Banco de Dados - SQL Server
Business Intelligence - Um novo hábito, O problema do aculturamento das ferramentas e do processo de BI
Temos percebido no processo de pós-implantação de um projeto de BI que os usuários têm basicamente duas reações: A primeira de que como eles puderam sobreviver até hoje sem uma ferramenta adequada e sem um Data Warehouse...
por Patricia SodréTemos percebido no processo de pós-implantação de um projeto de BI que os usuários têm basicamente duas reações:
A primeira de que como eles puderam sobreviver até hoje sem uma ferramenta adequada e sem um Data Warehouse.
A segunda de que eles têm vontade de jogar tudo fora e voltar para as velhas fórmulas do Excel; Não tenho nada contra, gosto muito do aplicativo, porém é triste ouvir em um treinamento a famigerada pergunta: “A ferramenta exporta para Excel?”.
E a segunda reação não acontece apenas quando o projeto é mal elaborado ou quando a ferramenta é ruim, acontece quando tudo foi muito bem sucedido e as ferramentas
estão a todo vapor. O problema é A Nova Cultura.
Um relatório há cinco anos atrás era extraído da seguinte maneira: o solicitante pedia ao departamento de TI, que gerava uma query enorme, exportava para o Excel e compartilhava na rede com os usuários. Esse era o cenário mais comum nas empresas. Quando os usuários se apoderaram de uma ferramenta e por trás dela havia todo um DW desenvolvido a pedido do usuário ele perdeu a figura do Analista de TI que o auxiliava no processo de extração, ou seja, não havia necessidade do entendimento. Mas porque a dificuldade se os recursos são simples? Falta de mão de obra bi-lateral. Não temos analistas de negócios especializados em ferramentas e não temos pessoas especializadas na ferramenta que conheçam o negócio.
O problema nasce, mais uma vez, na concepção do projeto. Os Stakeholders do projeto fazem a escolha minuciosa de quais consultorias irão executar o projeto, mas se perdem no dever de casa: Quem irá no auxiliar no dia a dia?
Esse cenário aconteceu no Bomm! Dos ERP’s. Todos precisavam implementar, rápido, mas quem iria suportar? Hoje, as empresas amadureceram o conceito e tem mantido células ou departamentos inteiros para suportar suas aplicações integradas. Esperamos o mesmo para que os sistemas de BI venham cumprir o seu papel e a empresa possa ganhar uma nova cultura de utilização dos conceitos e das ferramentas de BI.
- Representando dados em XML no SQL ServerSQL Server
- Diferenças entre SEQUENCES x IDENTITY no Microsoft SQL Server 2012SQL
- Utilizando FILETABLE no SQL Server 2012SQL Server
- NHibernate com o Delphi Prism: Acessando um Banco de Dados SQL ServerVisual Studio
- Novidades no SQL Server Codinome DenaliSQL Server