Desenvolvimento - C#

Como usar os Delegados (delegates) e Eventos no C#

Este artigo dá uma breve explicação de como usar Delegados (delegates) e Eventos nas aplicações c#.

por Francke Peixoto



Tenho percebido que para muitas pessoas o uso de Delegados e Eventos não está muito claro.

Bom então vamos á uma breve explicação sobre este assunto.

Em C# os delegados são objetos de primeira classe, totalmente suportados pela linguagem, um delegado é um tipo de referência usado para encapsular um método como uma assinatura e um tipo de retorno específico. Você pode encapsular QUALQUER método usando um delegate, mas o método deve coincidir com o delegate usado.

Criamos um delegado com a palavra-chave delegate seguida de um tipo de retorno e a assinatura dos métodos que podem ser delegados a ela, conforme abaixo:

public delegate int delegateInteiro();

Está declaração define um delegado chamado delegateInteiro, que encapsulará quaisquer método que retorne um inteiro.

Uma vez definindo o delegado, você pode encapsular um método-membro com ele, instanciando-o e passando um método que coincida com o tipo de assinatura.

Acho que já deu para termos uma idéia de como um delegate funciona, agora vamos falar um pouco sobre os Eventos.

Os eventos em C# são introduzidos junto com os delegados. Por convenção, os manipuladores de eventos do .NET Framework retornam void e recebem dois parâmetros. O primeiro parâmetro é a ‘fonte’ do evento (ou seja, o objeto que faz a públicação). O segundo parâmetro é um objeto derivado do EventArgs. É recomendável que seus manipuladores de eventos sigam esse padrão.

O EventArgs é a classe que serve de base para todos os dados de evento. A assinatura de um evento é parecido com este abaixo:

public event delegateInteiro eventoInteiro;

Bom agora vamos criar um programa que simula uma passagem de tempo, Ao iniciar nosso exercício, adicione o namespace System.Threading, com ele iremos simular um intervalo de tempo e ver os dias passarem como se fosse em um passe de mágica.

A estrutura de nossa aplicação ficará assim:

Abaixo estamos criando nossa classe de eventos, para ser usado posteriormente em nossa aplicação.

public class MeuEventArgs : EventArgs

{

public readonly int _dia;

public readonly int _mes;

public readonly int _ano;

public MeuEventArgs(int dia, int mes, int ano)

{

this._dia = dia;

this._mes = mes;

this._ano = ano;

}

}

Iremos criar uma Estrutura com DIA MÊS E ANO.

struct structData {

public int dia;

public int mes;

public int ano;

}

Para podermos gerar nossa passagem de tempo, vamos implementar a classe que realmente fará isso.

public class PassagemDeTempo

{

// Note que estamos iniciando o mes com o valor 11 e o ano com o valor 1900.

private int _dia;

private int _mes = 11;

private int _ano = 1900;

private structData _data = new structData();

// Declaramos nosso delegado para encapsular os metodos.

public delegate void PassagemDeTempoHandler(object sender, MeuEventArgs e);

// Nosso evento, onde passaremos nosso delegado com seu método encapsulado.

public event PassagemDeTempoHandler OnPassagemDeTempo;

// Iniciando a passagem de tempo.

public void IniciarPassagem() {

for (;;)

{

// Aqui estamos dando um intervalo de ½ seg. para podermos ver essa passagem

Thread.Sleep(500);

// Gerando os dias,meses e anos e abastecendo nossa estrutura

_data.mes = gerarMes(_mes);

_data.dia = gerarDias(_dia);

_data.ano = gerarAno(_ano);

Sempre que passar um dia chamaremos nosso evento.

if (_data.dia != _dia)

{

MeuEventArgs eve = new MeuEventArgs(_data.dia, _data.mes, _data.ano);

if (OnPassagemDeTempo != null)

{

OnPassagemDeTempo(this, eve);

}

}

this._dia = _data.dia;

this._mes = _data.mes;

this._ano = _data.ano;

}

}

// os metodos abaixo são apenas tratamentos.

private int gerarDias(int dia){

if (dia >= 31) return 1;

return ++dia;

}

private int gerarMes(int mes){

if (_dia >= 31)

{

if (mes >= 12) return 1;

return ++mes;

}

else

return mes;

}

public int gerarAno(int ano) {

if (_mes == 12 && _dia == 31)

return ++ano;

else

return ano;

}

}

// Aqui em nossa classe MostrarPassagemDeTempo que exibimos os dias passando.

public class MostrarPassagemDeTempo

{

public void Subscribers(PassagemDeTempo _tempo)

{

//Arqui estamos encapsulando a funcao que mostra a passagem de tempo.

// note que estamos abastecendo um evento.

_tempo.OnPassagemDeTempo += new PassagemDeTempo.PassagemDeTempoHandler(Mostrar);

}

public void Mostrar(object sender,MeuEventArgs e)

{

Console.WriteLine("{0}/{1}/{2}", e._dia, e._mes, e._ano);

}

}

}

Para finalizar em nosso MAIN apenas escreveremos 4 linha de código:

PassagemDeTempo PassTmp = new PassagemDeTempo();

MostrarPassagemDeTempo MosPassTmp = new MostrarPassagemDeTempo();

MosPassTmp.Subscribers(PassTmp);

PassTmp.IniciarPassagem();

Ao executar está aplicação veremos o seguinte resultado.

Francke Peixoto

Francke Peixoto