Desenvolvimento - ASP. NET

Colocando um site ASP.NET em manutenção facilmente

Conhecer bem os recursos oferecidos pelo ASP.NET é um diferencial que pode poupar muito trabalho para um desenvolvedor e para um administrador de servidor Web.

por Cláudio Ralha



Conhecer bem os recursos oferecidos pelo ASP.NET é um diferencial que pode poupar muito trabalho para um desenvolvedor e para um administrador de servidor Web. Imagine que é véspera do feriadão e o seu gerente lhe pede no momento em que você se levanta para pegar a estrada, para colocar um dos sites da intranet em manutenção até segunda-feira... Em quanto tempo você acha que resolve o problema para fugir do congestionamento e das reclamações da esposa, sem que os usuários fiquem recebendo mensagens de "Page Not Found" ou outros tipos de erro?

A boa notícia para os pessimistas é que não precisa ser o Macgyver nem o Harry Potter para resolver este problema em segundos! Para comprovar esta afirmação, vamos abordar neste artigo um recurso muito simples e prático do ASP.NET 2.0. Veremos em poucos passos como se processa a mágica, criando uma aplicação ASP.NET que conterá a princípio apenas duas páginas.

Atenção: As capturas de tela que você verá a seguir foram feitas no Visual Studio 2008, mas a seqüência de passos é válida também para o Visual Studio 2005.

Criando uma aplicação de Testes

Para criar a nossa aplicação de teste, siga o roteiro abaixo:

1. Inicie o Visual Studio e crie um novo projeto do tipo ASP.NET Web Application, salvando-o como TestaAppOffline.

2. Aguarde enquanto o Visual Studio inclui um conjunto de arquivos e pastas fornecidos pelo template no Solution Explorer. Clique na guia Design para entrar com uma frase que usaremos para representar o conteúdo normal do arquivo Default.aspx.

3. Digite Esta é a sua página inicial no corpo da página.

4. O nosso próximo passo será criar uma segunda página de teste. Clique com o botão direto do mouse sobre o Solution Explorer e selecione Add e a seguir New Item.

5. A caixa de diálogos Add New Item será exibida. Selecione o template Web Form, informe o nome Pagina2.aspx e clique no botão Add para efetivar a criação da página.

6. Inclua uma mensagem indicando que se trata da Página 2, conforme a imagem a seguir:

7. Tecle Ctrl + F5 para executar no navegador. Veja que a página Default.aspx é carregada sem problemas. Faça o mesmo com a página Pagina2.aspx.

Neste ponto, nossa mini aplicação de teste já está pronta para ilustrar a mágica... Colocando o site em manutenção em segundos

O ASP.NET 2.0 incluiu um recurso desconhecido para a maioria dos desenvolvedores que permite chavear o funcionamento do site/aplicação com extrema facilidade. Para mudar o comportamento normal de processamento das páginas, basta incluir um arquivo especial chamado app_offline.htm. A simples presença deste arquivo no diretório raiz fará com que o IIS exiba o conteúdo do mesmo para cada solicitação efetuado pelo usuário. Para testar, siga estes passos:

1. Inclua o arquivo em nosso projeto de teste. Adicione um novo item no Solution Explorer, tomando o cuidado de selecionar o template HTML Page e informando o nome app_offline.htm para o arquivo.

2. Inclua uma mensagem indicando que o site ou a aplicação está em manutenção. Veja na imagem a seguir.

Feito isso, teste novamente o carregamento da sua página Default.aspx no browser. Confira o resultado na imagem a seguir:

E agora, está convencido de que dá para colocar o site em manutenção realmente em segundos? Note que para voltar ao funcionamento normal, bastará ao administrador mover o arquivo app_offline.htm para fora da pasta raiz ou simplesmente apagá-lo, no caso de tê-lo copiado a partir de outra pasta do sistema de arquivos.

Conclusão

Em um mercado em que "tempo é dinheiro" e em que "tudo é para ontem", conhecer bem a sua ferramenta de trabalho é um dos fatores que garantem tempo para os pequenos prazeres da vida e ajudam a reduzir as cobranças do dia a dia. Procure sempre verificar se não existe um jeito mais simples de resolver um problema. Na maioria das vezes, existirá e em alguns casos, a alternativa pode levá-lo ao seu objetivo em segundos ao invés de resolvê-lo da forma braçal!

Abraços e até a próxima!

Cláudio Ralha
MCP - MCAD - MCTS

Cláudio Ralha

Cláudio Ralha - http://linhadecodigo.com.br/cs2/blogs/ClaudioRalha/default.aspx
Autor dos livros Dominando o Second Life e Segredos do Visual Studio.NET, profissional certificado Microsoft (MCP,MCAD,MCTS e MCPD) e palestrante Microsoft Brasil e Culminis. Já atuou como colunista do Informática etc do Jornal O GLOBO, editor da Revista Infomania e colaborador de várias revistas e sites. No mercado corporativo já desenvolveu para grandes clientes como Petrobras, Shell, Esso, Rede Globo, Furnas, Brascan, ONS, Unibanco e Bolsa de Valores pelas consultorias Accenture, Stefanini, Arcon, ATT/PS, Informaker, Relacional, Value Team e Softtek.