Business - Automação Comercial

Bematech: Conhecendo a BIOS, BOOT, Segmentos de Memória, SDK e o VisualSDK Builder

Nesta edição, vamos abordar alguns assuntos que são importantes para o bom desenvolvimento da aplicação. Como é formado a BIOS, o BOOT e os segmentos de memória do micro-terminal SB2030 E. Em seguida, entraremos no kit de desenvolvimento (SDK) e no ambiente de desenvolvimento chamado VisualSDK Builder, onde estaremos desenvolvendo toda nossa aplicação.

por André Luiz R. Munhoz



No artigo anterior, pudemos conhecer um pouco sobre o novo modelo de micro-terminal programável Bematech - o SB2030 E (Ethernet). Vimos suas principais características e alguns conceitos importantes.

Nesta edição, vamos abordar alguns assuntos que são importantes para o bom desenvolvimento da aplicação. Como é formado a BIOS, o BOOT e os segmentos de memória do micro-terminal SB2030 E. Em seguida, entraremos no kit de desenvolvimento (SDK) e no ambiente de desenvolvimento chamado VisualSDK Builder, onde estaremos desenvolvendo toda nossa aplicação.

- BIOS

Por definição, temos "Sistema Básico de Entrada e Saída" (Basic Input Output System). Em outras palavras, a BIOS é responsável por controlar todo o hardware do micro-terminal envolvendo memória, processador, relógio e etc., que por sua vez, controlam os periféricos, como impressora, leitores, balanças e etc.

Quando terminamos de desenvolver nossa aplicação, através do SDK, a mesma é compilada, ou seja, é transformada em linguagem de máquina, na qual contém diversas instruções para acionamento do hardware do micro-terminal e os periféricos que nele estão conectados.

- BOOT

Esta área contém um conjunto mínimo de comandos, suficientes para controlar o micro-terminal, com a única função de executar a transferência de dados entre ele e o computador. Estas informações são gravadas internamente em uma memória não volátil, chamada de Flash (semelhante a um HD de computador, porém sem partes mecânicas). Através do VisualSDK Builder, vamos conhecer as opções de atualização de BIOS e/ou BOOT quando forem necessários ao nosso desenvolvimento.

- Segmentos de Memória


A área de memória do micro-terminal é dividida em 3:

• área de memória RAM;
• área de memória Flash para aplicação e;
• área de memória Flash para banco de dados.

Na área de memória RAM são processadas todas as rotinas do aplicativo e armazenadas as variáveis de ambiente (utilizadas durante a execução do aplicativo). Esta memória é volátil e possui um tamanho de 512 KB.

Toda a aplicação fica armazenada na área de memória flash não-volátil. Esta memória possui 512 KB e é dividida em 8 segmentos de 64 KB, onde:

• segmento 0 corresponde a área de BIOS do micro-terminal.
• segmentos 1 a 7 correspondem às áreas de memória para armazenamento do aplicativo.

Observação: A compilação gera um aplicativo bem compacto, onde um único segmento pode ser utilizado para o seu armazenamento, mas caso haja a necessidade de se usar mais de um segmento, é necessário que o aplicativo seja dividido em partes, onde o projeto principal poderá ocupar o primeiro segmento e as rotinas de funções poderão ocupar um outro segmento. Existe, também, uma área reservada ao BOOT do micro-terminal. Esta área possui um tamanho de 16 KB.

A área de memória disponível para banco de dados é reservada somente para o armazenamento de dados. Ela possui um tamanho de 512 KB, podendo ser expandida até 2 MB (conforme os modelos que vimos na edição anterior).

Iremos conhecer cada segmento de memória quando estivermos preparando nossa aplicação para compilação e transferência para o micro-terminal.

- SDK

O micro-terminal possui um kit de desenvolvimento (SDK) contendo funções de acesso ao hardware, como:

• Funções de Display;
• Funções de Teclado;
• Funções de Manipulação de Números e Strings;
• Funções de Acesso as Portas Seriais;
• Funções de RTC (Real Time Clock);
• Funções de Timer;
• Funções de Acesso ao MCR (Slot Reader);
• Funções de Banco de Dados e;
• Funções de Acesso ao MODEM.

Além do SDK, também encontramos funções de alto-nível para acessar os demais periféricos da automação, como leitor de código de barras, impressora fiscal e não fiscal.

- VisualSDK Builder

Com a finalidade de nos auxiliar na edição, compilação e transferência da aplicação para o micro-terminal, o utilitário VisualSDK Builder possui todas os recursos necessárias para o bom desenvolvimento da aplicação. O VisualSDK Builder é totalmente visual, sendo utilizado em ambiente Windows. Toda a edição de nosso código passa por uma análise de sintaxe, exibindo as funções do SDK em cores realçadas, com descrição de seus parâmetros e apresentando dicas de sintaxe na barra de status da tela, facilitando a implementação.

Para que possamos conhecer com detalhes o ambiente que estaremos usando, vamos baixar o VisualSDK Builder do site da Bematech, através do link:

http://www.bematech.com.br/suporte/downloads/cpus_win/SDKbuilder.zip (+/- 20MB)

A instalação é muito simples! Next, Next e Finish!

Após a instalação, teremos um ícone criado no Desktop ou um atalho no menu Iniciar do Windows, bastando agora, apenas executá-lo.

Ao executar o VisualSDK Builder, teremos a seguinte janela inicial.

A interface é semelhante àquelas que já conhecemos, como a do Delphi ou Visual Basic, e muito simples de utilizar. Temos uma barra de menus com opções variadas e barras de ferramentas com atalhos para as principais operações da interface. Ao posicionarmos o mouse sobre cada ferramenta, surge uma descrição resumida do que ela faz.

Podemos também, a qualquer momento de nossas implementações, consultar o arquivo de ajuda do VisualSDK Builder, através do menu "Help/Contents". Ele oferece detalhadamente, informações sobre toda interface (edição, ordenação, compilação, transferência e etc.) e sobre as funções do SDK, além de exemplos variados sobre o uso dos periféricos.

André Luiz R. Munhoz

André Luiz R. Munhoz - Bematech: DSP - Desenvolvimento de Software e Parcerias.
Visite o site: http://www.bematech.com.br.