Business - Automação Comercial
Bematech: Conhecendo a BIOS, BOOT, Segmentos de Memória, SDK e o VisualSDK Builder
Nesta edição, vamos abordar alguns assuntos que são importantes para o bom desenvolvimento da aplicação. Como é formado a BIOS, o BOOT e os segmentos de memória do micro-terminal SB2030 E. Em seguida, entraremos no kit de desenvolvimento (SDK) e no ambiente de desenvolvimento chamado VisualSDK Builder, onde estaremos desenvolvendo toda nossa aplicação.
por André Luiz R. MunhozNo artigo anterior, pudemos conhecer um pouco sobre o novo modelo de
micro-terminal programável Bematech - o SB2030 E (Ethernet). Vimos suas
principais características e alguns conceitos importantes.
Nesta edição,
vamos abordar alguns assuntos que são importantes para o bom desenvolvimento da
aplicação. Como é formado a BIOS, o BOOT e os segmentos de memória do
micro-terminal SB2030 E. Em seguida, entraremos no kit de desenvolvimento (SDK)
e no ambiente de desenvolvimento chamado VisualSDK Builder, onde estaremos
desenvolvendo toda nossa aplicação.
-
BIOS Por definição, temos "Sistema Básico de Entrada e Saída" (Basic Input Output System). Em outras palavras, a BIOS é responsável por controlar todo o hardware do micro-terminal envolvendo memória, processador, relógio e etc., que por sua vez, controlam os periféricos, como impressora, leitores, balanças e etc. Quando terminamos de desenvolver nossa aplicação, através do SDK, a mesma é compilada, ou seja, é transformada em linguagem de máquina, na qual contém diversas instruções para acionamento do hardware do micro-terminal e os periféricos que nele estão conectados. |
- BOOT
Esta área contém um conjunto mínimo de comandos,
suficientes para controlar o micro-terminal, com a única função de executar a
transferência de dados entre ele e o computador. Estas informações são gravadas
internamente em uma memória não volátil, chamada de Flash (semelhante a um HD de
computador, porém sem partes mecânicas). Através do VisualSDK Builder, vamos
conhecer as opções de atualização de BIOS e/ou BOOT quando forem necessários ao
nosso desenvolvimento.
- Segmentos de Memória
A área de
memória do micro-terminal é dividida em 3:
• área de memória RAM;
•
área de memória Flash para aplicação e;
• área de memória Flash para banco de
dados.
Na área de memória RAM são processadas todas as rotinas do
aplicativo e armazenadas as variáveis de ambiente (utilizadas durante a execução
do aplicativo). Esta memória é volátil e possui um tamanho de 512 KB.
Toda a aplicação fica armazenada na área de memória flash não-volátil.
Esta memória possui 512 KB e é dividida em 8 segmentos de 64 KB, onde:
•
segmento 0 corresponde a área de BIOS do micro-terminal.
• segmentos 1 a 7
correspondem às áreas de memória para armazenamento do
aplicativo.
Observação: A compilação gera um aplicativo bem
compacto, onde um único segmento pode ser utilizado para o seu armazenamento,
mas caso haja a necessidade de se usar mais de um segmento, é necessário que o
aplicativo seja dividido em partes, onde o projeto principal poderá ocupar o
primeiro segmento e as rotinas de funções poderão ocupar um outro segmento.
Existe, também, uma área reservada ao BOOT do micro-terminal. Esta área possui
um tamanho de 16 KB.
A área de memória disponível para banco de dados é
reservada somente para o armazenamento de dados. Ela possui um tamanho de 512
KB, podendo ser expandida até 2 MB (conforme os modelos que vimos na edição
anterior).
Iremos conhecer cada segmento de memória quando estivermos
preparando nossa aplicação para compilação e transferência para o
micro-terminal.
- SDK
O micro-terminal possui um kit de
desenvolvimento (SDK) contendo funções de acesso ao hardware, como:
•
Funções de Display;
• Funções de Teclado;
• Funções de Manipulação de
Números e Strings;
• Funções de Acesso as Portas Seriais;
• Funções de
RTC (Real Time Clock);
• Funções de Timer;
• Funções de Acesso ao MCR
(Slot Reader);
• Funções de Banco de Dados e;
• Funções de Acesso ao
MODEM.
Além do SDK, também encontramos funções de alto-nível para
acessar os demais periféricos da automação, como leitor de código de barras,
impressora fiscal e não fiscal.
- VisualSDK Builder
Com a
finalidade de nos auxiliar na edição, compilação e transferência da aplicação
para o micro-terminal, o utilitário VisualSDK Builder possui todas os recursos
necessárias para o bom desenvolvimento da aplicação. O VisualSDK Builder é
totalmente visual, sendo utilizado em ambiente Windows. Toda a edição de nosso
código passa por uma análise de sintaxe, exibindo as funções do SDK em cores
realçadas, com descrição de seus parâmetros e apresentando dicas de sintaxe na
barra de status da tela, facilitando a implementação.
Para que possamos
conhecer com detalhes o ambiente que estaremos usando, vamos baixar o VisualSDK
Builder do site da Bematech, através do link:
http://www.bematech.com.br/suporte/downloads/cpus_win/SDKbuilder.zip
(+/- 20MB)
A instalação é muito simples! Next, Next e Finish!
Após
a instalação, teremos um ícone criado no Desktop ou um atalho no menu Iniciar do
Windows, bastando agora, apenas executá-lo.
Ao executar o VisualSDK
Builder, teremos a seguinte janela inicial.
A interface é semelhante àquelas que já conhecemos, como a do Delphi ou
Visual Basic, e muito simples de utilizar. Temos uma barra de menus com opções
variadas e barras de ferramentas com atalhos para as principais operações da
interface. Ao posicionarmos o mouse sobre cada ferramenta, surge uma descrição
resumida do que ela faz.
Podemos também, a qualquer momento de nossas
implementações, consultar o arquivo de ajuda do VisualSDK Builder, através do
menu "Help/Contents". Ele oferece detalhadamente, informações sobre toda
interface (edição, ordenação, compilação, transferência e etc.) e sobre as
funções do SDK, além de exemplos variados sobre o uso dos periféricos.
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