Gerência - Qualidade e Testes
Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas
Desenvolver software de qualidade não é mais um requinte para poucos, transformou-se num fator de competitividade num mercado cada vez mais exigente.
por Cristiano Caetanohttp://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1566
Desenvolver software de qualidade não é mais um requinte para poucos, transformou-se num fator de competitividade num mercado cada vez mais exigente. O filósofo Nietzsche, no século passado, alertava: "Com o aumento da competição, a qualidade se torna mera propaganda. Vence aquele que melhor engana". Essa receita é muito simples e fácil de seguir, todavia, quem tomar esse tipo de postura estará fadado ao fracasso. Nos dias de hoje, a qualidade tornou-se requisito imprescindível para garantir a sobrevida de um software no mercado.
Podemos concluir que as empresas mais competitivas são as empresas que trabalham sob a ótica da melhoria contínua dos processos para aumentar a qualidade do processo de desenvolvimento e, conseqüentemente, aumentar a qualidade do produto final. Neste contexto, devemos destacar adoção crescente de ferramentas para dar suporte ao processo de melhoria contínua. Estas ferramentas servem para dar suporte a todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software: da concepção à implantação.
Na tentativa de dar suporte as pessoas interessadas nesse assunto, eu escrevi o livro “Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas”. A proposta deste livro é apresentar as ferramentas Open Source e gratuitas essenciais para a gestão e automação de testes de software, sem no entanto, esgotar o assunto. O livro tem o propósito de apresentar um catálogo das melhores opções disponíveis atualmente e os seus principais recursos. O objetivo principal deste livro é fornecer informações e subsídios a fim de que o leitor seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para aprofundar-se no assunto e escolher a solução que melhor atenda a sua necessidade.
A organização das ferramentas do livro segue a filosofia apresentada pelo “Guide to the CSTE Common Body of Knowledge” do QAI que diz o seguinte: apesar de não existir uma categorização amplamente difundida das ferramentas de teste, a experiência tem mostrado que elas são normalmente agrupadas em 8 áreas distintas:
1. Ferramentas de automação de testes de regressão;
2. Ferramentas para gestão de defeitos;
3. Ferramentas para testes de Performance/Stress;
4. Ferramentas manuais;
5. Ferramentas de rastreabilidade;
6. Ferramentas de cobertura de código;
7. Ferramentas para gestão de testes;
8. Ferramentas de apoio à execução dos testes;
Dessa forma, a figura abaixo apresenta a relevância de cada tipo de ferramenta apresentada neste livro em relação às fases de um ciclo de vida de desenvolvimento de software:
Figura 1: Relevância de cada tipo de ferramenta apresentada neste livro em relação às fases de um ciclo de vida de desenvolvimento de software.
Além da apresentação das ferramentas agrupadas por áreas, o livro também aborda os seguintes temas:
§ Ferramentas Open Source Similares;
§ Ferramentas Comerciais Similares;
§ Repositórios de Ferramentas Open Source;
§ Ferramentas de Apoio;
§ Referências sobre Teste de Software;
§ Bibliografia Recomendada;
Por mais abrangente que sejam as categorias e ferramentas apresentadas neste livro, seria ingênuo pensar que ele ofereceria soluções que atendessem a necessidade de todos os leitores, afinal, muitos de vocês devem precisar de soluções específicas para a realização de testes de diversos tipos e nas mais diversas plataformas. Pensando neste cenário, fiz uma pesquisa extensa a fim de trazer para o leitor uma lista detalhada com os maiores e melhores repositórios de ferramentas Open Source do mundo. Assim, você poderá pesquisar a solução que se enquadre na sua necessidade no momento que você quiser.
O escopo do livro foi definido tendo em mente as ferramentas realmente essenciais; outro ponto que pesou muito foi o tamanho das comunidades apoiando e suportando estas ferramentas. Ferramentas com grandes comunidades e liberações freqüentes foram privilegiadas em relação às outras. De qualquer forma, me sinto na obrigação de compartilhar com o restante da comunidade de testes brasileira, a listagem das melhores ferramentas com base na pesquisa realizada para a criação do livro. As ferramentas são agrupadas por área e estão listadas na Tabela 1. Sinta-se à vontade para procurar uma ferramenta que atenda as suas necessidades. Não obstante, como o mundo Open Source evolui numa velocidade incrível, foi criado um MindMap dinâmico que será atualizado freqüentemente com as melhores opções disponíveis em cada área. O MindMap está disponível gratuitamente no seguinte endereço:
http://www.mindomo.com/view?m=d1535d37f8b0aa6df765a1db90bfa317
Você achou essas informações úteis? Suporte o autor, compre o livro. Este livro será unicamente comercializado por meio eletrônico (e-book). Esta foi uma decisão pessoal do autor para viabilizar a venda do livro por um preço justo a fim de permitir que todas as pessoas interessadas possam compra-lo. Para comprar o livro, ler a resenha, o sumário e um preview de várias páginas visite o seguinte endereço:
http://www.linhadecodigo.com.br/EBook.aspx?id=2951
:: Clique aqui para baixar um preview do e-book ::
Tabela 1. Melhores ferramentas Open Source para gestão e automação de testes.
- Entendendo o conceito por trás dos processos de Qualidade de SoftwareQualidade e Testes
- Entendendo Indicadores de Prazo e Custo de ProjetosQualidade e Testes
- Aplicação de QUALIDADE de processo de SoftwareQualidade e Testes
- Segurança: Item primordialQualidade e Testes
- Qualidade de Software: Oculte seu códigoQualidade e Testes